skip to Main Content

Prefeitura utilizará sacos de lixo oxi-biodegradáveis

Assessoria de Comunicação – Ariana ZahdiNa próxima segunda-feira (5), a partir das 9 horas, o prefeito Silvio Barros assina decreto que determina que a Prefeitura de Maringá passe a utilizar sacos de lixo oxi-biodegradáveis. Na ocasião, será lançado o projeto Sacolas Ecológicas, em parceria com a FUNVERDE, que incentiva que supermercadistas e comerciantes utilizem sacolas oxi-biodegradáveis para embalar seus produtos.As empresas que já utilizam o material receberão um selo de empresa amiga do planeta.

De acordo com a integrante da Funverde, Ana Domingues, o uso de plástico oxi-biodegradável é um grande avanço e demonstra a preocupação do município com o meio ambiente: “A administração pública de Maringá está dando o bom exemplo. O normal é que o poder público apenas cobre as ações, mas aqui é diferente, pois primeiro se faz para depois cobrar”. A Prefeitura utiliza cerca de 500 mil sacos de lixo por ano.

EMPRESAS

Ana destaca que cerca de 20 empresas receberão o selo por usarem as sacolas ecológicas. Ressalta que durante a cerimônia, representantes da Feira do Produtor, Feira Verde, Feira Pôr-do-Sol e Feira Livre receberão, simbolicamente, cinco mil sacolas oxi-biodegradáveis. De acordo com o presidente das feiras Livre e do Pôr-do-Sol, Mario Mituo, as duas feiras iniciarão o uso das sacolas oxi-biodegradáveis: “Além das que receberemos da Funverde, já estamos fazendo cotação para adquirir mais embalagens”.

Cada feira de Maringá gasta, em média, 100 mil sacolas mensais.

Os supermercados da cidade utilizam, mensalmente, 15 milhões de sacolas plásticas.

Com as embalagens ecológicas, o tempo de deterioração do plástico especial beneficia o meio ambiente. O plástico tradicional demora cerca de 500 anos para se degradar. O oxi-biodegradável se deteriora em 18 meses, evitando a poluição nos fundos de vales, córregos, rios, lagos e finalmente nos oceanos. A degradação acontece mesmo que o plástico seja descartado indevidamente e abandonado ao ar livre.

No Brasil, cerca de 50 indústrias estão fabricando sacolas oxi-biodegradáveis, sendo uma delas em Maringá.

PLÁSTICO

Para fabricar as sacolas oxi-biodegradáveis, além da matéria-prima já utilizada normalmente, é utilizada, também, uma pequena quantidade de um adidivo inglês que faz com que o plástico se deteriore em pouco tempo.

Os plásticos são utilizados desde da década de 1930 e menos de 5% de todo este plástico foi queimado, o resto está no ambiente até hoje e por pelo menos mais alguns séculos. De acordo com a Funverde, “existem comprovações dos efeitos letais deste material quando disposto no meio ambiente sem retorno ao processo de reaproveitamento, ameaçando tanto a existência humana do planeta”.

A degradação acontecerá mesmo que o plástico seja descartado indevidamente e abandonado ao ar livre.

CURIOSIDADES

Aproximadamente 56% do lixo plástico é composto por embalagens usadas. Três quartos disto é proveniente do uso doméstico.

O mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. É o resíduo que mais polui as cidades e campos. Prejudica a vida animal, entope a drenagem urbana e rios, contribuindo para inundações.

Hoje se produz e usa 20 vezes mais plásticos que há 50 anos.

Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano.

Mais de 80% de todos os plásticos são usados apenas uma vez e depois descartados.

Cerca de 90% das embalagens plásticas viram lixo 6 meses depois de compradas.

A cada mês, 1 bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil. Isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano. Ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês.

Em Maringá, 15 milhões de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados por mês. Isto significa 180 milhões por ano. Ou ainda, 43 sacos plásticos para cada maringaense por mês.

Quinze por cento dos resíduos da coleta seletiva no Brasil são compostos por plásticos.

Cerca de 2,2 mil toneladas de resíduos plásticos pós consumo foram gerados no Brasil em 2004. Deste total apenas 360 toneladas foram reciclados.

Cerca de 1,9 mil toneladas de resíduos plásticos pós consumo viraram lixo no Brasil em 2004. Foram parar nos lixões, nos aterros e no meio ambiente.

Somente 16,5% dos resíduos plásticos pós consumo são reciclados no Brasil, ou seja, 83,5% destes resíduos não são reciclados.

Mais de 60% dos resíduos encontrados nas praias são plásticos.

Animais morrem sufocados ao ingerir embalagens plásticas ao confundi-las com alimento.

Plásticos contaminam os rios e mares, criando zonas mortas nos mares, matando animais, provocando enchentes e o efeito estufa.

Oitenta por cento do 1 bilhão de sacolas de compras produzidas e distribuídas por mês, no Brasil, viram sacos para lixo doméstico. (Prefeitura Municipal de Maringá)

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top