skip to Main Content

Primavera Silenciosa

“Quarenta anos atrás, esta obra aplicou um choque galvânico na consciência pública e, como resultado, infundiu ao movimento ambientalista uma nova substância e significado”, segundo Edward O. Wilson.

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, o planeta Terra deve muito a Rachel Carson, uma cientista norte-americana que, no início da década de 1960, publicou Primavera silenciosa, obra que, mesmo tendo no título uma expressão poética, foi o estopim que deu forma a um novo e poderoso movimento social que alterou o curso da História.

Carson, pesquisadora rigorosa com talento de romancista, causou uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente a partir do lançamento de seu livro, em 1962. A obra, escrita em pouco mais de quatro anos, apresenta inúmeros documentos científicos de diferentes fontes, comprovando as afirmações da autora que desencadearam uma investigação no governo Kennedy. De imediato, inspirou a rede de tevê CBS a produzir um documentário, assistido por 15 milhões de telespectadores, que mostrava os efeitos nocivos do DDT à saúde, fato que poderia, inclusive, alcançar mais de uma geração, uma vez que resíduos dessa substância tóxica podem ser encontrados no leite humano.

O clamor que se seguiu à publicação de Primavera silenciosa forçou o governo a proibir o uso de DDT e instigou mudanças revolucionárias nas leis que preservam o ar, a terra e a água, com a criação, em 1970, da Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana. A paixão de Rachel Carson pela questão do futuro do planeta refletiu poderosamente por todo mundo e seu livro foi determinante para o lançamento do movimento ambientalista.

Esta é uma ótima leitura para quem começou a perceber que tem alguma coisa errada com o planeta e que quer mudar para garantir a sobrevivência da raça humana, ou, que seja, a própria sobrevivência. Aproveite o fim de semana, as madrugadas ou o tempo livre e leia, aprenda, veja como há muito tempo tem gente tentando alertar a humanidade para as consequências da falta de responsabilidade das corporações com e dos governos.

Desligue a TV, pare de ler notícias de “celebridades”, pare de sonhar e pior, comprar marcas, esqueça o consumismo, esqueça os dramas dos outros nas novelas. Isso é só uma cortina de fumaça para você não perceber que a humanidade está caminhando a passos largos para a extinção.

As corporações e o governo querem que você pense em ter para parecer e não precisar ser. Pense nisso, não é apenas uma frase vazia, mas como a mídia faz você não pensar, mas apenas consumir o que seus mestres mandam.

Se você não acordar agora, será muito tarde, não haverá um amanhã para os humanos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top