skip to Main Content

Projeto ambiental ajuda empresa a reduzir em 36% a emissão de CO2

A concessionária também promove o plantio de árvores na sede da empresa

Carbono zero

Projeto ambiental ajuda empresa a reduzir em 36% a emissão de CO2

Para neutralizar a poluição a concessionária VIAPAR realiza o plantio de árvores

Nos últimos anos, para as empresas responsáveis, preservar o meio ambiente passou a ser tão importante quanto desempenhar as atividades diárias. Em alguns casos, os cuidados com a natureza passaram a fazer parte da rotina das corporações. Este é o caso VIAPAR, que administra estradas no Paraná. Em 2007, a concessionária de rodovias deu início ao “Carbono Zero”, um projeto de caráter ambiental que mapeia todo o dióxido de carbono (CO2) emitido. Uma vez identificado, esse CO2 passou a ser neutralizado com o plantio de árvores. Além disso, várias outras iniciativas foram implantadas para diminuir os níveis de poluição, que foi reduzida em 36% conforme o mais recente levantamento.

A VIAPAR também adotou diversas outras medidas, dentre elas, a troca dos monitores dos computadores (por equipamentos que consomem menos energia elétrica), utilização de álcool combustível pela frota, além das campanhas internas no sentido de reduzir o consumo de papel sulfite (reciclado) e energia elétrica. No levantamento constam os gastos de combustível da frota de caminhões e veículos leves, energia elétrica das 14 unidades operacionais, utilização de papel e as viagens aéreas dos colaboradores. “Para neutralizar as 1.306 toneladas de CO2 emitidas em 2013, neste ano, a concessionária já programou o plantio de 2.183 árvores”, numerou o coordenador do departamento ambiental da VIAPAR, Guilherme Giandon.

E essas não vão ser as únicas árvores plantadas neste ano. O contorno de Mandaguari já ganhou 3.751 mudas de árvores nativas, assim como a duplicação da BR-376, entre Jandaia de Sul à Apucarana, onde foram plantadas mais 3.090. E as ações ambientais não param por ai. A VIAPAR investiu mais de R$ 100 mil na recuperação de erosões com paliçadas ao longo das faixas de domínio das rodovias administradas – 95 pontos passíveis de erosão e sete pontos em Áreas de Preservação Permanente (APP) estão sendo monitorados. Igualmente a empresa realiza o monitoramento dos viadutos e pontes, sem contar a remoção rotineira de galhos e entulhos das fundações das pontes após as enchentes.

Em paralelo a tudo isso, anualmente, a empresa apoia a “Semana do Meio Ambiente”. “A VIAPAR, no seu lote de concessão, assegura que tem como compromisso constante a busca de melhoria contínua e a realização de suas atividades com foco nos objetivos de prevenir os impactos da poluição, conservar os recursos naturais, desenvolver a consciência ambiental dos seus colaboradores, fornecedores e comunidade e atuar em conformidade com as leis e normas ambientais aplicáveis. Tudo isso acreditando que preservar é sempre o melhor caminho”, finalizou Giandon.

Contagem – Lembrando que metodologia do cálculo de CO2 segue as definições e requisitos propostos pelo Greenhouse Gás Protocol (GHG Protocol), fundação idealizadora da metodologia de neutralização.

Fonte – Cleber França, Flamma Comunicação Empresarial / Assessoria de Comunicação da VIAPAR de 30 de junho de 2014

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top