skip to Main Content

Projeto mata ciliar FUNVERDE – 05 de julho de 2008

 Hoje levamos os voluntários e estagiários para visitar os locais em que a viapar está fazendo roçada de manutenção – desde o dia 27 de junho, é muito terreno para roçar – do plantio das árvores do PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE

Todas as árvores das fotos foram plantadas no segundo semestre de 2007.

Oba, encontramos goiabas, enormes e maduras.

E encontramos também mixiricas, daquelas minúsculas e azedinhas.

O Córrego Maringá.

Só para relembrar poque criamos o projeto de desplastificação do planeta, porque por onde quer que olhemos tem plástico, principalmente sacolas e PET, um dia um extraterrestre chegará aqui e contestará o nome que demos para o planeta, que deveria se chamar planeta plástico e não planeta terra.

Um dos motivos de plantarmos árvores grandes é para as pessoas não terem que esperar 10 anos para ver o resultado do seu trabalho, em um ano já da para ver o desenvolvimento das plantas e dá até para pegar uma sombra. Neste mundo em que tudo é instantâneo, não temos tempo de plantar um pé de jabuticaba de 20 centímetros e esperar 10 anos para ele frutificar.

Claro que a árvore também sofrerá menos concorrência com o mato, sobreviverá melhor à seca porque o torrão de sua raiz é grande, fornecendo nutrientes até a árvore se adaptar no campo e mais um rol de motivos, mas o psicológico também faz parte.

Atravessando o rio para ver o plantio na outra margem.

Agora fomos para outro local de plantio, em outro córrego, o Nazaré.

Leia a placa, veja o lixo e chore.

Estas árvores grandes são leucenas, uma praga.

Quanto ao lixo, vamos fazer o que? Pedimos para a prefeitura fazer a limpeza até a próxima vez que os porcos resolverem jogar lixo no local do plantio, infelizmente as pessoas não tem noção, educação, não tem nada, só querem assistir novela, jogar futebol e fococar.

Muito raramente aparece um vizinho do local onde estamos plantando mas não para ajudar e sim para pedir árvores, pooode?

Bom, por hoje é só, a maior parte das árvores está maravilhosa, menos nos locais com leucena, em que esta árvore do inferno não deixa muita coisa sobreviver.

No início do ano de 2009 a VIAPAR fará outra roçada e voltaremos para mostrar o desenvolvimento das árvores

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top