skip to Main Content

Rastreabilidade de produtos evita o comércio ilegal de plásticos falsificados

Você tem certeza que aquele plástico biodegradável que sua empresa produziu, ou que recebeu do seu fornecedor, ou que sua empresa está distribuindo para o consumidor cumpre o que promete?

Você tem certeza que o seu fornecedor da matéria prima entrega o que você comprou? Você tem certeza que aquela sacola ou embalagem plástica que recebeu do seu fornecedor é realmente biodegradável? Sua empresa está recebendo gato por lebre, ou seja, pagou por um plástico biodegradável e recebeu um plástico convencional? Sua empresa está distribuindo para o consumidor embalagens plásticas biodegradáveis verdadeiras ou falsas?

A cada quatro sacolas biodegradáveis não rastreadas apenas uma é verdadeira e atende normas e certificações*.

Por outro lado, 100% de todas as sacolas biodegradáveis fabricadas por algumas empresas são legítimas. O que estas empresas tem de diferente daquelas que produzem fraudes? Elas tem como rotina enviar amostras para testes no IDEAIS, manter sistemas de rastreabilidade e uso de produtos certificados pela ABNT.

A rastreabilidade é um processo no qual é possível conhecer todo o caminho que um produto percorreu na cadeia de suprimentos. Da indústria até o consumidor. A recente certificação ecológica da ABNT para plásticos oxibiodegradáveis leva em conta em seu processo normas e ferramentas que analisam todo o caminho que os insumos biodegradáveis percorrem. A importância do sistema de rastreabilidade, quando bem orientado, é permitir que todos os elos envolvidos em uma cadeia de abastecimento tenham conhecimento da origem de produtos. Só aquilo que está identificado pode ser rastreado.

As informações sobre a procedência e a idoneidade dos produtos começam a ser inseridas já na origem. Tudo se inicia com a identificação do produto. Portanto, empresas que enviam e recebem produtos plásticos biodegradáveis certificados pela ABNT, e que também são rastreáveis com o uso de equipamentos especiais de alta tecnologia, têm informações precisas da sua procedência, desde a matéria-prima até a chegada ao seu estoque ou ao consumidor. O Instituto IDEAIS possui equipamento de última geração capacitado para rastrear as sustâncias promotoras de oxibiodegradação de plásticos.

A identificação destes elementos serve como referência para o princípio do processo de rastreabilidade. O que os seus olhos não veem nosso equipamento identifica para você não ser enganado.

Estas substâncias são como impressões digitais que identificam se um plástico é biodegradável por processo de oxidação (ASTM D6954-04). Diferem o verdadeiro do falso.

E o que é melhor? Os testes são gratuitos para os consumidores e empresas que distribuem embalagens plásticas biodegradáveis!

Rastreabilidade é a sua segurança. É o que sua empresa deve fazer para proteger seu consumidor.

*Índice apurado nos testes realizados pelo Instituto IDEAIS nos últimos 3 anos.

Fonte – Boletim do Instituto IDEAIS de 20 de maio de 2015

Instituto Ideais

www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top