skip to Main Content

Remédios no ambiente afetam vida selvagem e ecossistemas

Estudo busca avaliar impacto

Substâncias farmacêuticas levadas ao ambiente pelo esgoto podem ser uma causa oculta da crise global da vida selvagem, de acordo com novo estudo. Cientistas advertem que o uso global de drogas, projetadas para serem biologicamente ativas em baixas concentrações, está aumentando rapidamente, embora saiba-se pouco sobre seu efeito no mundo natural.

São raros os estudos da contaminação destes produtos, mas um novo trabalho publicado ontem revela que um antidepressivo reduz a alimentação de estorninhos, e que um anticoncepcional devasta populações de peixes em lagos.

“As milhares de drogas hoje em uso têm o potencial de provocar efeitos na vida selvagem e nos ecossistemas,” disse Kathryn Arnold, da Universidade de York, na Inglaterra, editora de um número especial do Philosophical Transactions of the Royal Society B.

“Dado que as populações de muitos animais que vivem em paisagens alteradas pelo homem estejam em declínio por razões não plenamente explicadas, acreditamos estar na hora de explorar desafios emergentes,” afirmou ela.

A ingestão de drogas de forma irresponsável pode ter sérias repercussões já bem documentadas para as populações humanas. Estima-se que, no caso da Inglaterra, 6.5% das internações hospitalares se devam a isto, ao custo de U$ 3 bilhões por ano.

Voltando à natureza, alguns fatos produzem espanto. Em partes da Índia, abutres foram virtualmente extintos por drogas anti-inflamatórias dadas ao gado de cujas carcaças se alimentavam. Estrogênios sintéticos usados em anticoncepcionais quase mataram toda a população de vairões em um lago em Ontário, no Canadá.

Uma pesquisa publicada no mês passado revelou que metade das espécies do planeta foram eliminadas nos últimos 40 anos. O trabalho mostrou que, em águas doces, onde são encontrados mais comumente resíduos de drogas, foram perdidos 75% dos peixes e anfíbios, lembra o MoneyLife.

Fonte – José Eduardo Mendonça, Planeta Sustentável de 15 de outubro de 2014

Imagem – Destinys Agent

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top