skip to Main Content

Repensar, recusar, reduzir, consertar para reutilizar, compartilhar e finalmente, reciclar

Lâmpadas led recuperadas

Há alguns meses, um amigo nosso encerrou as atividades da empresa de importação de lâmpadas LED, que gerou uma quantidade grande de lâmpadas que foram trocadas em garantia e estavam queimadas. Essas lâmpadas teriam como destino final o aterro sanitário. Vendo aquela grande quantidade de lâmpadas, pensamos que deveríamos criar alguma maneira de consertar estas lâmpadas para reusá-las.

Procuramos na internet e não havia nada a respeito. Desmontamos e estragamos algumas até aprender como funcionavam, assim conseguimos recuperar algumas delas. Com isso, conseguimos recuperar aproximadamente 300 lâmpadas LED de aproximadamente 900 lâmpadas queimadas.

Com esta iniciativa da FUNVERDE, elas foram consertadas e poderão cumprir novamente sua finalidade, preservando o meio ambiente da extração de novos recursos naturais finitos no planeta. Lâmpadas LED tem alguns minerais que estão acabando no planeta: cobre em aproximadamente 30 anos, índio em aproximadamente 10 anos.

Sabemos que para se comprar uma lâmpada LED nova, o valor pode variar entre doze reais a vinte e cinco reais. Como estamos junto com as cooperativas de reciclagem desde 2010 e sabendo da situação financeira dos cooperados, resolvemos doar um lote de cinco lâmpadas para cada família de reciclador das cooperativas.

Além de gerar uma qualidade de luz confortável, as lâmpadas LED são até 90% mais econômicas que as incandescentes e proporcionam uma redução de cerca de 30% na fatura de energia elétrica. Outra vantagem é a sua durabilidade, muito maior do que as outras lâmpadas.

Não temos ideia de quanto tempo ainda irão durar estas lâmpadas recuperadas, mas com certeza, neste tempo, irão reduzir o valor da conta de energia elétrica, gerando economia para estas pessoas e ao mesmo tempo, gerar economia de energia para o sistema elétrico brasileiro, evitando que se construam novas usinas e assim impactando menos o ambiente.

Repensar, recusar, reduzir, consertar para reutilizar, compartilhar e finalmente, reciclar. Essas e outras ideias opostas ao consumismo inconsequentemente e a exploração desenfreada dos recursos naturais são ações e valores defendidos e praticados pela FUNVERDE para que as próximas gerações encontrem um planeta habitável.

Fonte – Instituto FUNVERDE

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top