skip to Main Content

Rondônia – Projeto do deputado Ribamar obriga comércio a usar sacolas plásticas biodegradáveis

O comércio em Rondônia será obrigado a usar sacolinhas plásticas oxi-biodegradáveis para empacotar as compras dos consumidores. Isso caso projeto de lei do deputado Ribamar Araújo (PT) seja transformado em lei. A matéria deve ir a votação na Assembléia Legislativa na próxima semana. A intenção, de acordo com o parlamentar, é evitar a continuação de danos ao meio ambiente em larga escala. 

Ribamar disse que algumas embalagens plásticas – “muito comuns em Rondônia” – levam até 300 anos para se decompor. Ele destaca que a lei em vigor será um passo importante também para o despertar da consciência de cada um para o problema. “Onde não há coleta seletiva, todo esse material, nocivo ao meio ambiente, acaba em aterros sanitários e lixões a céu aberto.” 

Ainda conforme dados apresentados pelo deputado, o Brasil produz 210 mil toneladas de plástico filme por ano, que é a matéria prima dos sacos. “E isso” – ilustrou – “representa cerca de 10% de todo o lixo do país.” O plástico convencional, segundo ele, é poluente até durante a produção. Os estabelecimentos comerciais terão prazo de um ano, após a data da possível publicação da lei, para substituir as sacolas comuns pelas biodegradáveis.

Fonte – Rondonoticias de 31 de março de 2010

Parabéns ao deputado Ribamar, por se preocupar com este problema tão grave, que é a plastificação do nosso planeta. Se preocupar e dar o passo seguinte, que é redigir o projeto de lei que bane a sacola de uso único de plástico eterno.

O plástico está se acumulando desde o século passado e ficará por pelo menos mais cinco séculos anos poluindo o planeta e se não houver lei para proibir esta plastificação, os habitantes daqui a 500 anos não encontrarão mais solo para pisar, estarão caminhando sobre plastico.

Não podemos esquecer jamais que o plástico corresponde a 20% de todo o lixo gerado diariamente e as sacolas plásticas de uso único correspondem a metade disso, isto é, a 10% de todo o lixo gerado diariamente no Brasil.

Tomara que no projeto de lei também esteja permitido o uso de sacolas de plástico biodegradável, de papel e o incentivo ao uso das sacolas retornáveis.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top