skip to Main Content

Sacolas ecológicas

Essas notícias já estão velhinhas mas vou publicar mesmo assim, porque faz parte da história da FUNVERDE.

Informe virtual do Ministério Público do Estado do Paraná – 08/02/2007

Da esquerda para a direita – Chefe Regional do IAP – Instituto Ambiental do Paraná Paulino Mexia, Procurador de Justiça do Meio Ambiente Saint Clair Honorato, Prefeito de Maringá Silvio Barros II, Presidente da FUNVERDE Claudio José Jorge, Promotor do Meio Ambiente Manoel Ilecir Heckert

Sacolas ecológicas

O CAOP do Meio Ambiente, por meio de seu coordenador, procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, participou na última segunda-feira, 5, em Maringá, do lançamento do projeto “Sacolas Ecológicas”, da FUNVERDE. A Funverde é uma organização não governamental do terceiro setor, fundação particular de meio ambiente, criada em 1999, em Maringá, com o objetivo de incentivar práticas de preservação, recuperação e educação ambiental. A meta do projeto, que deve se estender para outras cidades do País, é propiciar a troca de sacos e sacolas plásticas por sacos oxi-biodegradáveis (material que se decompõe sem a necessidade de ser enterrado, apenas pela atuação da temperatura, sol, vento e outras variáveis naturais. Sua desintegração ocorre muito mais rápido do que os plásticos comuns: no máximo em 18 meses, sendo que o convencional pode levar até 500 anos). O projeto tem como parceiros a Prefeitura de Maringá, o Ministério Público, IAP, Polícia Ambiental, Associação Comercial e Associação dos Supermercadistas do Norte do Paraná.

Sacolas ecológicas 2

Cerca de 150 pessoas participaram do lançamento, inclusive o prefeito municipal, Silvio Barros II, que, na ocasião, assinou o decreto 122/2007. Esse dispositivo determina a todos os órgãos municipais, diretos e indiretos, que utilizem, a partir de 180 dias, apenas sacos de lixo oxi-biodegradáveis. A prefeitura utiliza 500 mil sacos de lixo por ano. A Funverde disponibilizou em seu site www.funverde.org.br a íntegra do decreto, que pode inspirar a boa prática em outros municípios.

Sacolas ecológicas 3

Na mesma solenidade, 21 empresas que já usam as sacolas ecológicas receberam o selo “Empresa Amiga do Planeta”, título da Funverde que visa incentivar as empresas que têm boas práticas ecológicas. A fundadora da ONG, Ana Domingues, conta que só os supermercados de Maringá utilizam cerca de 15 milhões de sacolas por mês. Cada uma das quatro feiras da cidade gasta cerca de 100 mil sacolas por mês. A ONG distribuiu alguns exemplares da sacola ecológica para os feirantes, para que eles conheçam o produto, que é fabricado em todo o país por mais de 50 empresas. Segundo Ana, o custo da sacola varia de 10% a menos a 10% a mais do que as sacolas comuns, dependendo da negociação, e que a qualidade é a mesma do produto tradicional: “É exatamente igual, só tem a mais o aditivo que quebra as moléculas do plástico, para que se decomponha mais rápido”, afirma.

Sacolas ecológicas 4

A Funverde começou a desenvolver este projeto das sacolas ecológicas, a partir de um grande trabalho de revegetação dos rios de Maringá, que desenvolve com a ajuda de voluntários e de pessoas que cumprem penas alternativas por cometimento de crimes ambientais. De 2004 a 2006, foram plantadas 30 mil árvores, resultado de um trabalho desenvolvido todo sábado, entre os meses de fevereiro e novembro. Durante o desenvolvimento do projeto, percebeu-se que havia muitas sacolas de mercado jogadas nos rios da cidade. Assim, a ONG buscou uma nova tecnologia, dando início ao projeto.

Sacolas ecológicas 5

O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos afirma que a intenção final do projeto é incentivar as pessoas a utilizarem preferencialmente sacolas de tecido, que podem ser reaproveitadas infinitas vezes, para levar compras, por exemplo. Ele ressalta que a iniciativa das sacolas oxi-biodegradáveis é o primeiro passo para a conscientização dos consumidores e que os promotores podem auxiliar nesse processo recomendando seu uso em todo o estado.

Este Post tem 17 Comentários

  1. Olá
    Sou designer gráfico e gostaria de saber como encontrar fabricantes desse tipo de sacolas oxi-biodegradáveis, pois tenho alguns clientes supermercadistas e ortfrutigrangeiros. E gostaria de incentivar o uso dessas sacolas.

  2. Olá
    Sou designer gráfico e gostaria de saber como encontrar fabricantes desse tipo de sacolas oxi-biodegradáveis, pois tenho alguns clientes supermercadistas e HORTIFRUTIGRANJEIROS. E gostaria de incentivar o uso dessas sacolas.

  3. Trabalho com itens promocionais para diversas empresas e participando em São Paulo de uma palestra sobre o tema, apresentei a alguns clientes que se interessaram pelo produto.
    Solicito a gentileza de me fornecer alguns fabricantes de sacolas oxi-biodegradáveis.

  4. Tenho confecção de roupas, principalmente de camisetas,
    sendo que o mercado não está propicio para esse tipo de
    confecção, pois enfrento vários concorrentes, estou querendo iniciar um negocio de fábrica de sacolas permanentes
    Havendo alguem interessado favor entrar em contato comigo
    desde já agradeço
    jorge

  5. gostaria de saber alguns fabricantes de sacolas ecológicas, pois estou interessada nesse mercado. Talvez revender ou até mesmo fabricar.

  6. Bom dia- Sou da cidade de Montenegro/RS e estou começando no ramo da fabricação de sacolas ecológicas, caso haja interesse.
    !Vamos todos juntos ajudar o nosso meio ambiente” Abraço

  7. ola
    sou estudante de economia e quero me especializar em economia ambiental amo essa causa , estou pesquisando sobre sacolas retornaveis ,gostaria d mais informaçoes sobre o assunto, e gostaria d ajuda pra mudar o costume da minha cidade e fazer todos usarem sacolas retornaveis, moro em sinop-mt 500 km de cuiaba

  8. Gostaria de fabricar sacolas biodegradáveis, mas não encontro informação sobre fornecedores de materias-primas e maquinas.

    Obrigado.

  9. Gostaria de ser representante das sacolas biodegradávveisn a região Ocânica em Niterói, RJ.
    Como entrar em contato?
    Parabéns pela iniciativa!
    obrigado.

  10. tenho confecção e gostaria de saber se estão interessados em mandar sacolas pra serem tercerizadas. Garantimos uma boa produção e levamos e buscamos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top