Porque plástico oxi-biodegradável

 

Recebemos muitas mensagens solicitando informação de porque a FUNVERDE criou o projeto sacolas ecológicas e apoia a tecnologia de plástico oxi-biodegradável.

 

Por que mudar algo que está funcionando?

As sacolas plásticas estão fazendo sua parte na sociedade, levando e acondicionando o que o que o consumidor coloca dentro delas.

O problema maior é a educação das pessoas que as utilizam.

Educação demanda tempo para ser conseguida, algumas vezes, demora gerações e a humanidade não tem mais todo esse tempo para poder reverter o quadro de destruição do planeta.

A FUNVERDE faz, aos sábados, desde 2004, o replantio de mata ciliar nos córregos de Maringá. Junto, faz a limpeza dos córregos.

O que mais se encontra na limpeza são sacos e sacolas plásticas.

Proporcionalmente, 80% do lixo recolhido são sacos de supermercados com suas logomarcas aparecendo claramente e restos de sacos de lixo que são jogados neste local, 10% garrafas PET de água, refrigerantes, xampu etc., 2% de tecidos em geral (restos de tecido), 1% de vidros em geral, 1% de pneus de bicicletas, carros e caminhões, 5% de outros matériais, inclusive material utilizados em clinicas e hospitais como seringas, agulhas, pacotes de sangue etc. e 1% de metais em geral.

Então o que fazer?

Educar? Sim, é o mais importante. Pedir para que não se jogue sujeira nas ruas, pelas janelas dos carros, depois de consumir uma cerveja ou refrigerante, dar o destino apropriado para todo o lixo.

Em 2005, iniciamos a procura de alguma tecnologia emergencial para degradação do plástico. Encontramos várias, desde a tecnologia biodegradável até a oxi-biodegradavel.

Optamos pela oxi-biodegradel pelo seu preço e por já estar disponível no mercado europeu há alguns anos.

Pesquisando, descobrimos que a tecnologia biodegradável necessitava de ambiente biologicamente ativo, ou seja, precisa de muitas bactérias para poder consumir este plástico, e isso não se encontra nos plásticos presos às raízes ou galhos de árvores, nas beiras de córregos, nas ruas e estradas, isso só é encontrado nos lixões ou aterros sanitários.

Os plásticos que estavam sendo acondicionados nestes locais não nos preocupava, pois já tinham tido destinação correta.

Por esta razão, optamos pela tecnologia oxi-biodegradável, que sempre se degrada, em qualquer condição, pois primeiro se oxida e após este processo, é consumida pelos microorganismos.

Procuramos os laudos que haviam sobre processos de degradação dos plásticos aditivados, onde mostrava os efeitos causados ao ambiente.

Descobrimos que os plásticos BIODEGRADÁVEIS, em sua degradação, emitem gás metano, que é 21 vez mais prejudicial ao planeta do que o carbono que é emitido pelo plástico aditivado.

Por que plástico oxi-biodegradável?

O plástico oxi-biodegradável tem o preço bem próximo do plástico convencional, é menos poluente, não contém metais pesados e se degrada em qualquer situação.

O plástico oxi-biodegradável é reciclável, devendo ter este destino quando coletado, assim como o plástico convencional.

O plástico oxi-biodegradável não contamina os processos de reciclagem, nem precisa de coleta separada como é o caso do plástico biodegradável.

O plástico oxi-biodegradável pode ser feito de material reciclado.

O plástico oxi-biodegradável é compatível com compostagem se este for seu destino, ou seja, podemos colocar os resíduos orgânicos em saco de lixo oxi-biodegradavel e imediatamente colocar para compostagem.

Os motivos acima foram o suficiente para que a FUNVERDE se declarasse a favor desta tecnologia.

Na produção de gasolina, diesel e outros subprodutos do petróleo, a nafta – material do qual o plástico é produzido – é gerada. Se não for aproveitada, será queimada gerando CO2, sem ter tido utilidade para a humanidade.

Por isso, enquanto dependermos do petróleo como matriz energética, somos a favor de plásticos derivados do petróleo.

A FUNVERDE não consegue conceber a idéia de utilizar terra fértil tão preciosa e escassa, para utilizar no plantio de milho, cana e outros alimentos para matéria prima do plástico biodegradável.

A terra deve ser utilizada para plantar alimento para os seres humanos.

Nós sabemos que o ideal, quando se trata de supermercados, é o uso de sacolas retornáveis, movimento crescente nos paises europeus. O mal menor, hoje, na nossa sociedade, é a sacola oxi-biodegradável.

Qual o BEM ou o MAL do plástico OXI-BIODEGRADÁVEL depois de consumido.

SE FOR devidamente destinado para os aterros ou lixões, em pouco tempo irá se decompor, evitando, como no caso dos plásticos convencionais, que se crie camadas de plásticos que impermeabilizam os aterros, impedindo a decomposição do lixo e gerando gases (metano por exemplo).

SE FOR jogado em local impróprio, como ruas, fundo de vale etc, irá para o local mais baixo, como os rios e lagos, finalmente o mar, ficando muito menos tempo exposto, pois em 18 meses no máximo, irá se degradar e posteriormente se biodegradar.

Para acabar com as dúvidas das pessoas que estão comentando que este plástico irá se fragmentar, aumentando a poluição, vamos dar o exemplo da melancia. Ninguém consegue comer uma melancia inteira, apenas se for fatiada.

Pois com os microorganismos é a mesma coisa, por isso o plástico demora até 500 anos para se degradar.

A cadeia molecular do plástico é muito longa, sendo quase impossível de ser consumida pelos microorganismos, mas a partir da degradação, o plástico está fatiado e pronto para ser consumido pelos microorganismos, isto é, biodegradado.

O MAL

As pessoas que são contra o uso desta tecnologia dizem que contém metais pesados, mas sabemos que o metal pesado esta presente no pigmento (cor) do plástico no Brasil.

Os laudos que nos foi passado pela tecnologia D2W da Symphony comprova que não existe risco de contaminação dos produtos acondicionados diretamente ou não nas sacolas produzidas com este aditivo. Não existe risco de contaminação na natureza quando o processo de oxi-biodegradação finaliza.

Não interessa se o aditivo que degrada o plástico está presente ou não, a pigmentação é um contaminante.

Então qual o mal de se degradar em 18 meses ou em 100 anos? O metal pesado esta presente na tinta e não no plástico. Só estaremos deixando um problema para as futuras gerações resolverem.

COMO RESOLVER ISSO?

Para poder sanar este problema, estamos incentivando o uso de sacolas plásticas transparentes, com o mínimo de cor, evitando o uso de pigmentação, preservando assim recursos naturais.

Estamos também incentivando a utilização de pigmentos ecologicamente corretos.

A MÉDIO E LONGO PRAZO

Estamos recriando a sacola retornável – que nossas avós já usavam há muito tempo -, com conforto e facilidade para quem está sempre fazendo pequenas compras nos supermercados, feiras, padarias, açougues etc. Veja neste link http://www.funverde.org.br/blog/sacolas/projeto-sacolas-ecologicas

Não temos a intenção de resolver o problema em um toque de mágica, mas sabemos que são as pequenas ações que farão a diferença na preservação ambiental, deixando um planeta melhor para as futuras gerações, os seres do amanhã.

159 pensamentos em “Porque plástico oxi-biodegradável”

  1. Bom Dia Srs.

    Gostaria de obter mais informações sobre plástico oxi-biodegradável e onde posso encontrá-lo aqui na região sul do país.

    Aguardo retorno

    Att.

  2. bom dia,parabéns por esta pesquiza tão proveitosa p/ todos.
    sou proprietário de uma pequena empresa de sacolas
    gostaria de saber como posso contribuir neste progeto e também onde posso encontrar o plástico oxi-biodegradavél p/poder fazer
    minha parte em proteger o nosso planeta.

  3. Bom dia !

    Sou aluna do curso de Tecnologia e Gestão Ambiental da Faculdade Anchieta em São Bernardo do Campo, onde estamos trabalhando para expor a idéia das sacolas de pano e sacolas de plástico oxi-biodegradáveis, como projeto para conclusão de curso.

    Ficaríamos imensamente gratos em receber amostras, materiais, panfletos e até mesmo palestras na faculdade sobre o processo de fabricação do plástico oxi-biodegradável, participando assim do processo de divulgação e conscientização ambiental.

    Grata
    Patrícia Ribeiro

  4. bom dia,parabéns por esta pesquiza tão proveitosa p/ todos.
    sou proprietário de uma pequena empresa de sacolas
    gostaria de saber como posso contribuir neste progeto e também onde posso encontrar o plástico oxi-biodegradavél p/poder fazer
    minha parte em proteger o nosso planeta.

    me enquadro na mesma situação que meu colega eduardo espero mais informações obrigado

  5. Parabéns pelo exemplo de ação social para todos que querem que a vida continue em mais gerações.
    Fico feliz em saber destas atividades em prol da humanidade.

    Parabéns

  6. BOA TARDE …. TENHO UMA PEQUENA FABRICA DE PRODUZIR SACOLAS , GOSTARIA DE FAZER CONTATO COM FORNECEDORES DE MATERIA PRIMA PARA SACOLAS OXI-BIODEGRADAVEIS
    gRATA

    pAULA C

  7. Olá, boa tarde!!
    Sou estágiario da secretaria de meio ambiente e fiquei encarregado de levantar a maximo de informações sobre sacolas biodegradáveis em função do interesse da secretaria do município de iniciar o método.
    Caso possuam modos operacionais, ficariamos grato em recebelos. A natureza agradece!!
    Parabéns…

  8. Gostaria de detales contábeis e de custo de fabricação,
    as máquinas utilizadas, quantidade de funcionários, processo de fabricação, a contabilidade de fabricação, a parte de legalização, ou seja tudo sobe.
    Eu estou elaborando um trabalho da Universidade Estácio de Sá, fabricação de um produto e eu escolhi as sacolas oxi-biodegradável e eu tenho que convencer que a minha linha de fabricação e útel e com custo de fabricação baixo.

    obrigada

  9. estou interssada em juntar vasilhame plastico para ser reciclado. gostaria de saber com que fabríca entro em contato, de preferencia em goiás, pois moro em Ipameri. URGENTE>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>URGENTE.

  10. Bom dia!

    Estou envolvido em um projeto de conscientização para uma rede de supermercados e sugeri a sacola biodegradável, mas estou tendo dificuldade de encontrar fornecedores. Essa campanha envolve várias ações entre elas a divulgação da reciclagem doméstica (primária), Já estou com projeto concluido , apenas me falta concluir custos da sacola oxibiodegradável e sacolas de pano. Por favor , gostaria de informações a respeito. Dedsde já agradeço. José Alberto.

  11. gostaria de receber mais informações sobre sacolas feitas apartir do oxibiodegradavel pois estou fazendo um trabalho para a faculdade que diz respeito a este tipo de produto faço engenharia ambiental e desde ja agradeço a atenção esperando uma resposta

  12. Boa Tarde!!!!

    Poderia me dar o contato dos fornecedores da sacola plastica oxi-biodegradável.
    Preciso fazer o orçamento com a maior urgêcia
    Desde ja´agradeço.

    Cristiana Chinelli

  13. Boa Tarde,

    Estamos pesquisando sobre plásticos biodegradáveis não somente para sacolas, mas para peças de injeção e extrusão, gostaria de receber mais detalhes sobre o plástico-oxi-biodegradavel e como podemos adquirir esse material (fornecedor).

    Att.,
    Vanessa

  14. Bom Dia!

    Estou em fase de TCC no curso de gestão de marketing, pela FUNDETEC – Fundação de Desenvolvimento Tecnológico, e nosso grupo escolheu como tema de apresentação: Marketing Ambiental, uma forma de concientização para toda população a nível Nacional quanto ao uso das sacolas plásticas. Por gentileza qualquer novidade, como leis, e tudo que julgarem importante peço mais detalhes, e quanto ao plástico oxi-biodegradaveltambém se possível. E desde já parabenizo a ação de vocês que é tão importante para todos nós e nosso planeta.

    Grata,
    Andrezza Favetta.

  15. estou a procura de materiais ou ideias que possam ajudar o meu Projeto de Conclusão de Curso (TCC).
    Poderiam me ajudar com alguma forma de materia ou algo parecido com que eu possa tirar algum aproveito sobre o msm
    o tema elaborado é coleta seletiva do plastico
    desde ja muito grata.

  16. Boa tarde, sou estudante de Marketing, desenvolvo um Programa de Inclusão social, o qual desejo implementar com projetos voltados a administração adequada de resíduos e estou iniciando um projeto na Faculdade.

    Gostaria de solicitar maiores informações sobre o plástico oxi-biodegradável, pois meu projeto na faculdade visa a exclusão das embalagens plásticas que tanto agridem o meio ambiente, porém gostaria de um material não agressivo à natureza e ao mesmo tempo que oferecesse custos mais acessíveis, do contrário que empresa vai adquirí-lo?

    Aguardo retorno.

  17. Tenho uma pequena empresa e gostaria de saber preços e modelos (tamanhos) de sacolas, como fazer para encomendá-las e se existe fornecedores aqui no Rio de Janeiro.

    Aguardo retorno

  18. Quero parabenizá-los pela preocupação com a humanidade e principalmente por esclarecer tantos pontos a respeito do oxi-biodegradável, porque a maioria somente pensa em encontrar defeitos no produto, não vendo o bem maior. Parabéns pela observação do pigmento. Eu particularmente acredito que não se deva proibir o uso de sacolas, até porque elas adquiriram ao longo do tempo outra finalidade “a de acondicionar o lixo doméstico” e com isso as pessoas deixaram de comprar sacos de lixo (que geravam o mesmo problema), então novamente pergunto, porque não comprar sacolas oxi-biodegradáveis ? Penso que deva existir educação geral das pessoas para destinarem corretamente as sacolas e reciclá-las, bem como os SUPERMERCADISTAS comprarem sacolas com espessura mais grossa que oferecerá maior resistência para acondicionamente de produtos, principalmente daqueles que ofereçam características de rasgos na sacola (cantos vivos) e PAGUEM um preço mais justo pela sacola, porque no final eles ganharão com isso, comprando menos sacolas mas com mais qualidadade. Hoje, usam-se na prática, duas, três e até quatro sacolas para acondicionamento de uma caixa de leite longa vida, quando poderiam comprar um sacola mais grossa e acondionarem quatro caixas de leite em uma única sacola, pergunto, QUE ECONOMIA É ESSA QUE O MERCADISTA FEZ ? PAGOU MENOS NO MILHEIRO, MAS GASTOU MAIS EM SACOLAS E POLUIU O MEIO-AMBIENTE E FICOU INSEGURO COM O PRODUTO.

  19. Olá,
    Gostaria de saber onde encontrar o plástico oxi-biodegradável.
    Pois estou fazendo um trabalho e gostaria de amostras de sacola que ajudam o planeta,reduzindo o número de materiais não reciclaveis.

    Otimo site,
    Aguardo retorno.

  20. Gostaria de saber onde encontrar o plástico oxi-biodegradável para produção de sacolas e de mais informações sobre o plastico oxi-biodegradavel e como pooso fabrica-lo ..
    E saber qual o preço das sacolas oxi-biodegradavel!!

    Obrigado.

  21. tenho uma pequena empresa de sacola plastica e gostaria de saber como produzir o sacola oxibiodegradavel, com relaçao a compra da materia prima
    muito obrigada

  22. Parabenizo toda equipe Fun verde, pelo esclarecimento e comparativos feito entre pontos possitivos e negativos do plástico oxi-biodegradável.

    Uma evolução fantástica e altamente positiva para toda humanidade.
    Precisamos de mais pessoas preocupadas e comprometidades em ajudar nosso PLANETA TERRA, usando sacolas,sacos, do plásticos oxi-biodegradável.

    Que beneficio as pessoas contra as alternativas positivas, estão trazendo para nossa HUMANIDADE???
    Só criticar?
    Ou interesses?

    Concordo também com comentário de INACIR sobre saco de lixo.Diminui sacolas aumenta sacos para lixo.

    OTIMA MATÉRIA.

  23. Primeiro de tudo, parabenizo todos do Fun Verde pelos esclarecimentos sobre a sacola oxi biodegradável.

    Segundo, trabalho no setor de marketing de um shopping aqui de curitiba, e nós estamos querendom produzir um evento sobre o meio ambiente, no sentido das sacolas de plasticas e as oxi-biodegradáveis, justamente porque os shopping foram intimados a regularizarem suas sacolas.
    Assim se vocês puderem nos ajudar com alguns informativos, exemplos de sacolas, algum material que nos possamos utilizar nesse evento.
    Nos agradecemos desde já.

    Ótima matéria.

  24. Pingback: Supermercados multados novamente por irresponsabilidade ambiental « FUNVERDE - FUNDAÇÃO VERDE
  25. A loja onde eu adquiria as sacolas biodegradáveis encerrou suas atividades. Gostaria de receber um endereço eletrônico para aquisição das mesmas.

    Desde já agradeço essa brilhante iniciativa!

    Cordialmente,
    Elizabeth Wandeck

  26. Bom Dia Srs.

    Gostaria de obter mais informações sobre plástico oxi-biodegradável e onde posso encontrá-lo aqui na região SC,sul do país.

    Aguardo retorno

  27. Olá! Gostaria de saber se vcs poderiam me mandar via correio uma dessas sacolas oxi-degradaveis!
    Sou aluna de um curso Técnico em meio ambiente, RS, estou realizando um projeto na escola que tem o objetivo de verificar a viabilidade da sacola ecológica em nossa cidade!
    Daqui ha alguns meses será nossa apresentação do projeto e gostaria de ter uma amostra da sacola oxi-degradável! Ou se puderem me informar onde posso conseguir!?
    Obrigada!
    Joice

  28. Olá, gostaria de saber como faço para adquirir as sacolas oxidegradável, não tenho firma, mas conheço alguns comerciantes que também querem adotar as sacolas.

    Grata, Franci

  29. Bom dia!!

    Gostaria de parabenisar a todos que fizeram
    essa matéria.Só tenho 10 aos,mas já me preocupo
    muito com a natueza.Gostaria que no Brasil
    todos usassem plásticos oxi biodegradável

    parabéns!!!

  30. temos o interesse de saber a composição do plástico da sacola comum e da oxi-biodegrádavel, para podermos entender melhor e assim passar o nosso conhecimento para as pessoas, para que elas possam apartir daí ajudar o meio ambiente.
    vale declarar que adoramos essa idéia, foi sensacional, são de idéias assim que o meio ambiente precisa para continuar vivendo.
    agradecidos.

  31. Olá, estou fazendo um projeto de criação de uma empresa fictícia no meu curso técnico de administração e ele se encaixa na produção de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis. Sei que a produção é feita a partir de bobinas com o plástico; porém preciso saber o preço das bobinas deste plástico.
    Se possível gostaria que me informassem sobre o custo dessas bobinas.

    Grata desde já

  32. Estou fazendo um projeto que envolve copos oxi-biodegradáveis e gostaria de saber qual seria o preço unitário de copos de 200ml com tampa.

    Att.

  33. fabrico sacolas plastica e gostaria de saber onde posso encotra plástico oxi-biodegradável na região de piracicaba interior de são paulo espero resposta grato.

  34. Trabalho em uma convertedora e sou palestrante na area de embalagens flexíveis.
    Gostaria de mais informações sobre este assunto que é tão importante.
    Ainda existe muita discursão sobre o oxi-biodegradvel não havendo uma unanimidade sobre este assunto, sendo assim gostaria de ter mais esclarecimentos.

    Obrigado

  35. Sou representante de uma fabrica de sacolas plástica, e já tem cliente perguntando sobre sacolas de plástico biodegradável, gostaria que me tirasse essa dúvida, se já existe alguma lei sobre esse assunto.

  36. Ola,eu e 4 amigos estamos fazendo um trabalho na faculdade sobre a redução de plásticos e optamos pela redução de sacolas plásticas,e gostamos muito do plásticos oxi-biodegradavel,porem achamos que ainda não é a solução,mas é necessario que se mude…estamos fazendo um abaixo assinado para a redução de sacolas plasticas e gostaria de contar com a vossa ajuda.

  37. Parabéns pela iniciativa e Projeto! Também quero me engajar nesta luta. Quero produzir sacolas oxi-biodegradáveis e retornáveis. Por onde devo começar? Onde adquirir informações e orientações?

  38. Gostaria de saber se a diferença entra sacolas biodegadáveis e oxi-biodegradáveis.
    Se é só o fato da oxi se dividir antes de ser degradada?
    obrigado
    e parabéns pelo projeto

  39. Gostaria de saber como posso produzir as sacolas e caixas oxi-biodegradáveis em uma indústria, ou onde posso buscar informações sobre todo o processo, desde matéria prima, até equipamentos.

    Aguardo retorno,

    Lúcia

  40. Boa noite. Gostaria de saber qual a materia prima do plastico oxi-degradavel e tempo de degradaçao no ambiente comparado ao plastico comum. Comparação de preço em relaçao ao copo descartavel comum. Desde ja agradeço.
    Aguardo retorno.

  41. Boa Tarde,

    Estamos fazendo um trabalho sobre a produção de sacola oxi-biodegradável e gostaríamos de receber detalhes sobre amostras, materiais, panfletos sobre o processo de fabricação do plástico oxi-biodegradável, vocês poderiam fornecer detalhes contábeis e de custo de fabricação, as máquinas utilizadas, quantidade de funcionários, processo de fabricação, a contabilidade de fabricação, a parte de legalização, etc. gostaríamos também de saber se há outros produtos de plástico que também é utilizado a oxbiodegradação.

    Agradecemos a atenção.

  42. Gostaria de saber se é possivel fabricar sacos para lixo 100 e 200 lt resistente e como conseguir matéria prima para fabricaçao dos mesmo .

    Att,

    Marcia.

  43. Também quero me engajar nesta luta. Quero produzir sacolas oxi-biodegradáveis e retornáveis. Por onde devo começar? Onde adquirir informações e orientações?
    Se é possivel fabricar sacos para lixo 100 e 200 lt resistente e como conseguir matéria prima para fabricaçao dos mesmo .
    Parabéns pela iniciativa e Projeto!

  44. Olá,

    Tenho uma pequena empresa de reciclagem de plasticos. Quero produzir sacolas oxi- biodegradáveis gostaria de informações e orientações sobre informações sobre todo o processo, desde matéria prima, até equipamentos.

    Desde já agradeço

  45. Boa tarde,

    possuímos interesse em trabalhar com as sacolas oxi-biodegradáveis. Como adquirir estas para nossa região de Vitória ES.

    grato

    Anderson Bastos

  46. Gostaria primeiramente cumprimentá-los pelo trabalho em prol de um planeta mais limpo!!!!
    Precisaria de maiores informações sobre fornecedores de plástico oxi-biodegradável, matéria-prima e equipamentos para fabricação.
    Aguardo retorno.

  47. Bom Dia,

    Me chamo julio cesar sou do bairro do Jd Tremembé – SP, tenho uma pequena fabrica de sacolas plasticas e gostaria de saber como faço para adquirir bobinas de Plasticos biodegradável para a fabricação de sacolas aqui em SP. seria possivel voces me fornecerem o endereço ou telefones dos fabricantes, fico no aguardo e muito obrigado,

    Julio/SP

  48. Parabéns pela iniciativa. Sou estudante de biologia e realmente é muito difícil mudar conceitos e acredito que todas as tentativas são válidas.
    Tenho lido bastante artigos internacionais sobre os plásticos oxi-bio em razão de uma monografia que estou fazendo…
    Você afirma que depois de decompostos eles são consumidos por microorganismos o que comprovaria sua degradação orgânica. Poderia informar a literatura ou estudo que comprove essa arfimação, pois até o momento não consegui encontrar nenhum estudo comprovando exatamente esse ponto. Sua experiência será muito válida. Muito Obrigado.

    Luiz Felipe Teixeira

  49. Estou desenvolvendo um projeto de novas oportunidades de negocios que estao surgindo no mercado,meu grupo esta trabalhando encima das sacolas oxi-biodegradaveis,portanto,necessito de obter informaçoes sobre preços de maquinario,estrutura fisica e pessoal relacionadas a produçao das sacolas para aplicarmos em nosso projeto.
    Por favor,me enviem essas informaçoes.

    Obrigado.

  50. Srs.

    No texto acima foi mencionado que os pigmentos contém metal pesado. isso não necessáriamente é verdade, pois hoje temos tecnologia suficente no Brasil e no mundo para fazer qualquer cor sem a utilização deste tipo de material.

    Eu mesmo já trabalhei por muito tempo no desenvolvimento de pigmentos para uma grande empresa de utilidades domésticas, e desenvolviamos todas as cores completamente atóxicas.

    O mesmo vale para os aditivos em questão.

    Sendo assim, concordo com o argumento de que o Plástico oxi-biodegradável é uma saída rápida e barata e ecoogicamente mais correta para as sacolas de mercado por exemplo.

    grato.

  51. ÓTIMA informação!

    Estamos fazendo um levantamentoo sobre a produção de sacola oxi-biodegradável e gostaríamos de receber detalhes sobre amostras, materiais, panfletos sobre o processo de fabricação do plástico oxi-biodegradável, vocês poderiam fornecer detalhes contábeis e de custo de fabricação, as máquinas utilizadas, quantidade de funcionários, processo de fabricação, a contabilidade de fabricação, a parte de legalização, etc. gostaríamos também de saber se há outros produtos de plástico que também é utilizado a oxbiodegradação.

    Agradecemos a atenção.

  52. Boa tarde !!!

    Gostaria de saber o custo da sacola oxi biodegradavel e onde posso comprar , pois trabalho atualmente só com sacolas de polietileno, e alguns estados já foi proíbido o uso das mesmas.

    Se possível me mandar: fornecedor, quantidade, preço, modelos e prazo de entrega.

    Obrigado
    Nádia…

  53. Maravilhosa reportagem, parabéns!!!
    Preciso saber onde acho fabricante de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis??
    Moro no estado de são paulo.
    Fico no aguardo.

    Grata

    Fernanda Campos

  54. Ola parabens pela pesquisa, tenho uma fabrica de sacolas na minha cidade eu pracisava de fornecedores de materia prima Oxi biodegradavel
    Obrigado

  55. Ola parabens pela pesquisa, tenho uma fabrica de sacolas na minha cidade eu pracisava de fornecedores de materia prima Oxi biodegradavel moro em ivaiporã no paraná perto de maringá e londrina
    Obrigado

  56. Gostaria de saber se podes enviarme detalhes contábeis con custos de fabricação, tambem infraestrutura e materias primas posiveis e máquinaria necesaria, quantidade de funcionários, processo de fabricação e contabilidade de todo o proceso ou parcial desde antes, durante ate a saida do produto terminado.
    e quem sao os atuais donos da tecnologia desenvolvida no brasil e no mundo, aquuelas que voce tenha identificado.
    ja tenho algo adiantado porem me falta muita informacao e sinto que o Sr. poderia ajudarme consideravelmente.
    Estou elaborando um trabalho para Universidade federal de santa catarina sobre o tema; sacolas oxi-biodegradável e necesito convencer que o meu produto e rentavel.

    obrigado pela sua ajuda
    e muitas felicidades pelo seu tarbalho e por compartirlo

    osvaldo amaral

  57. PEÇO INFORMAÇAO SOBRE QUANDO A LEI DE SACOLAS OXI BIODEGRADAVEL SERA FINALMENTE OBRIGATORIO O USO EM
    SUPER MERCADOS E LOJAS EM GERAL.
    EU SOU DA CIDADE DE TIETE INTERIOR DE SAO PAULO
    ACEITO REPRESENTAÇÃO DO PRODUTO SOLICITADO, PORQUE
    TENHO LOJA DE PLASTICOS NA CIDADE DE TIETE.,

    ATT. AGUARDO RESPOSTA.

    ANGELO NIVALDO.

  58. Estou pretendendo montar uma pequena empresa de sacolas e já gostaria de trabalhar com oxi-biodegradável, mas não tenho nenhum conhecimento sobre onde adquirir os equipamentos necessários.
    Seria possível vcs. me ajudarem nesse sentido?

  59. Faço pesquisas com os oxidegradaveis.
    Queria saber onde ficam disponiveis para consultas, tais laudos que comprovam a eficacia dos oxidegradaveis.

  60. Estudo na FASB, estamos preparando um trabalho sobre plásticos biodegradaveis, gostaria de saber como e onde conseguiria amostras deste material.

  61. Olá,
    Em minha escola, em Araguari(MG), faremos uma feira de ciências e eu gostaria de saber o processo de fabricação, quais as matérias primas e qual o custo da sacola oxi-biodegradável. Gostaria também, se possível, que me mandassem amostras dessa sacola ou, informassem me onde as encontrar.

    Grata,
    Aline Cardoso Borges.

  62. Estou fazendo uma pesquisa para a empresa em que trabalho sobre copos oxi-biodegradáveis e gostaria de saber qual seria o preço unitário de copos de 200ml e onde podem ser adquiridos na região de Belo Horizonte – Minas Gerais.
    Agradeço a atenção.

    Maria José

  63. Prezados,
    Pretendo iniciar uma pequena fábrica de sacolas e sacos de lixo, entre outros e pretendo utilizar o plástico oxi-biodegradável e sacolas retornáveis. Por isso, gostaria de receber maiores informações sobre equipamentos, fornecedores, custos de produção, processos de fabricação, enfim tudo o que envolver a produção e comercialização de sacos e sacolas.

    Grato.

    Jean

  64. Bom dia !

    Meu nome é André Fabiano e estou concluíndo neste final de ano o Curso Técnicom em Meio Ambiente, onde terei que a presentar um Projeto Final, no qual o tema escolhido pela minha equipe é SACOLAS BIODEGRADÁVEIS.
    Vendo este site pude concluir que o conteúdo ao qual vocês possuiem é muito amplo nesta questão, com isso gostaria de saber se vocês possam me enviar pessquisa sobre o assunto para eu e minha equipe trabalharmos junto perante ao nosso Projeto Final.

    Desde já sou grato pela atenção ao qual em nome da equipe eu agradeço.

    Atenciosamente;


    André Fabiano e Equipe

  65. ola , como vai , tudo bem , tenho uma pergunta a fazer ?
    estou com um projeto para este proximo verao ,vamos fazer uma operacao praia limpa e estamos querendo usar as sacolas oxi biodegradaveis
    queremos saber onde conseguir comprar , se consigo comprar em sao paulo , e parabens pelos trabalhos realizados . grato desde ja ,e vamos construir um mundo melhor , henrique almeida

  66. Ola, parabens pela iniciativa.

    Gostaria de poder receber mais informações qto as sacolas oxi-biodegradaveis, sua composição, custo, fabricantes, bem como se psosivel ter acesso a um modelo.

    grato

  67. Boa Noite

    Gostaria de maiores informações sobre este tipo de sacolas , como fornecedores , máquinas a serem utilizadas para fabricação etc… . estamos fazendo um trabalho para faculdade.

    Grata

  68. Bom dia, trabalho numa Indústria de plástico e me estou muito interessada em saber tudo sobre o aditivo oxi-biodegradável. Já estamos introduzindo este componente em nossos produtos, mas não temos informações o suficiente sobre tal. Estou desenvolvendo um projeto para conclusão de curso e quero abordar como de que forma esse produto pode contribuir p/ amenizar os impactos causados pela degradação do plástico. Preciso de material, por favor me envie.

    Obrigada,

    Zélia

  69. São iniciativas como estas que fazem a diferença, não só por apresentarem novas opções mas por fazerem pensar, por divulgarem a necessidade de redução do consumo, sou a favor do corte do uso das sacolinhas, não seriamos o primeiro pais a fazer isto, mas temos muitas ouras atitudes que temos que repensar.
    Nós temos que entender que não estamos lutando para defender a natureza mas sim a qualidade e a condição de vida da espécie humana, a natureza já passou por eras glaciais, espécies maiores que o ser humano deixaram de existir, ou seja, a natureza vai continuar, nós é que não estaremos aqui pra vela retomar as rédeas.

    Abraço
    Anderson de Freitas

  70. BOA NOITE!!!

    Sou estudante do curso de Química. Estou preparando a minha monografia e o tema irá abranger os plásticos no meio ambiente. Gostaria de mais informações a respeito do plástico oxi-biodegradável.
    Certa do retorno de vocês, agradeço!!!

  71. Gostaria de detales de custo de fabricação,
    as máquinas utilizadas, processo de fabricação, a contabilidade de fabricação, a parte de legalização, impostos que uma fábrica e uma empresa autonoma pagam ou seja tudoque puderem me dizer sobre.
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade onde compraramos os custos da fabricação e a reciclagem do plástico.

    Desde já, obrigada!

  72. Bom Dia Srs.

    Gostaria de obter mais informações sobre plástico oxi-biodegradável e onde posso encontrá-lo aqui na região sul do país.

    Aguardo retorno

  73. Gostaria de obter mais informações sobre plástico oxi-biodegradável e onde posso encontrá-lo aqui na região sul do país, mais especificamente em Porto Alegre.

    Aguardo retorno

    Att.

  74. Olá
    Gostaria de saber onde encontrar essas sacos de lixo oxibiodegradáveis, pois já estou utilizando sacolas de pano e tenho dificuldades em acondicionar meu lixo doméstico(ou uso as sacolas convencionais de supermercado, ou compro sacos de lixo, que parecem ser feitos do mesmo material) ainda não encontrei sacos de lixo biodegradáveis pra comprar, e agora com essa informação passarei a procurar somente os oxibiodegradáveis, do contrário o esforço de usar sacolas de pano, vai ser em vão.
    Se alguém souber onde comprar no Rio de Janeiro ou pela internet favor me contatar.
    Obrigada

  75. Boa tarde,
    Por favor gostaria de obter mais informações sobre a fabricação de sacolas de plástico oxibiodegradável, como por exemplo maquinário, custo e tudo mais que possa me ser informado.

  76. olá sou proprietário de uma industria de sacolas plásticas
    fabrico de 10 a 15 toneladas de sacolas plasticas personalizadas por mes so que minhas sacolas tem uma diferenca todas são feitas de material coletados em centro de reciclagens ou seja (material 100% reciclado, retirado da natureza). estamos tambem atras do material biodegradavel so que não estamos encontrado.
    porque alem de minhas sacolas serem de materia prima 100% recicladas quero faze-las que se tornem RECICLADAS BIODEGRADAVEIS…

  77. Sou proprietária de uma industria de sacos de lixo, minha produção gira em torno de 30 ton mês, meus fornecedores de matéria prima retiram o material em centros de reciclagem e estes retiram da natureza o equivalente a isso e muito mais, porque fornecem também para outras empresas e estas são muitas, acreditem! Podemos assim imaginar o que representa a industria do plástico reciclável para a natureza e o que elas representam. O que deve ser questionado é a necessidade de “educar a população para o uso correto destes materiais”. Não podemos deixar de citar que esse tipo de plástico faz parte do nosso dia a dia. Mesmo assim para contribuir e me adequar, pretendo iniciar dentro de minha empresa, a produção de material biodegradável. Para isso gostaria de obter informações a respeito. Onde posso encontrar estas informações? Existe algum curso para especialização neste tipo de produção aqui em São Paulo?
    Obrigada e parabéns pelo artigo.

  78. Bom, primeiro parabenizo-os pelo ótimo site (não é tão bom graficamente, mas o conteúdo é 200% melhor que qualquer outro).
    Gostaria de saber onde posso comprar essas sacolas e se as empresas possuem sites.
    Grato pela atenção.

  79. olá, em primiero lugar parabéns pela iniciativa, gostaria de saber um pouco mais sobre as sacolas oxi-biodegradáveis, onde poderia comprá-las, quais empresas fabricam, e custo delas.
    Obrigada
    Gabriella

  80. Boa tarde.
    Tenho interesse em montar uma empresa de sacolas e sacos de lixo biodegradável, peço por gentileza que me enviem contatos de empresas que vendam maquinário e materia prima para esta atividade.Desde ja antecipo agradecimentos.
    Saudações.

  81. Boa tarde, gostaria de informações sobre onde encontrar fabricantes de sacolas oxi-biodegradáveis para que eu possa trabalhar com esse produto nas minhas lojas.
    Parabéns !
    Obrigada pela preocupação.

  82. Estou fazendo um projeto e necessito saber onde encontro o plastico biodegradavel para comprar e o preço. É um produto inovador e a matéria prima é o plastico biodegravel.
    Agradeço qualquer informação.

  83. Estou fazendo meu projeto final de curso sobre sacolas plásticas e gostaria de saber mais sobre as sacolas oxi-biodegradáveis,seu custo,quais supermercados já estão usando no estado de Goiás e se realmente a nova lei foi aprovada aqui no estado.Obrigado e parabéns pela preocupação com o meio ambiente.

  84. XANXERÊ 1º CIDADE DO BRASIL A ABOLIR AS SACOLAS PLASTICAS GRATUITAS EM SUPERMERCADOS .
    A idéia é que a partir de 01/04/09 todos os supermercados de Xanxerê não forneçam mais sacolas plásticas gratuitas , vai ter sacolas dentro das empresas , mas as mesmas serão cobradas , elas já estão sendo vendidas em embalagens de 5 unidades a um custo de R$ 0,50 .Queremos ser o :
    ” PRIMEIRO MUNICIPIO DO BRASIL A ABOLIR AS SACOLAS PLASTICAS GRATUITAS EM SUPERMERCADOS ”
    A idéia surgiu de um grupo de supermercadistas aqui de Xanxerê em outubro de 2008 e colocamos a data limite para fornecer sacolas plasticas gratuitas até o dia 31/03/2009.
    Lançamos a sacola ecológica idêntica para todos os supermercados e através de reuniões conseguimos a adesão de praticamente 100% dos supermercados daqui .
    Temos uma população de aproximadamente 40 mil habitantes e já vendemos aproximadamente 5 mil sacolas .
    Disponibilizamos 2 tipos de sacolas retornaveis 1 normal a um custo de 5,99 e sentimos a necessidade de fazermos uma com uma divisão interna que o custo é de 6,99 .
    A partir do início do mes de março de 2009 começamos a veincular propagandas em rádio , TV e jornais tudo pago pelos supermercados envolvidos. Estamos tendo uma ótima aceitação , tanto é que a Prefeitura Municipal através da secretaria do meio ambiente e educação bancou a nossa idéia e vai fazer um trabalho junto aos alunos da rede municipal de ensino , tambem a secretaria do estado abraçou a idéia e vai fazer um trabalho junto aos alunos da rede estadual . Para nossa surpresa a idéia tomou um tamanho muito maior que o esperado , agora algumas locadoras , livrarias , lojas , farmacias querem tambem participar do projeto .
    Sabemos que não iria ser nada fácil , mas estamos satisfeitos com a repercussão positiva da idéia , muita gente já utilizando as sacolas e elogiando a iniciativa .
    Gostaria se possivel que vcs divulgassem a nossa campanha .
    Obrigado pela atenção.
    Alessandro Marcus Badotti
    Xanxerê , Santa e Bela Catarina

  85. Bom dia.
    Sou Síndico de um edificio com 60 apartamentos no Rio de Janeiro, e gostaria de saber quais as diferentes capacidades em litros que existem? Eles são resistentes? Qual a carga que eles aguentam? Aonde adquirir essas sacolas? Há representantes no Rio? pretendo não só utilizá-los para o uso no prédio mas também fazer uma campanha para substituição dos sacos plásticos dos apartamentos.

  86. Olá,estou cursando técnico em química em Montenegro no RS,e queremos fazer o nosso projeto em cima dos plásticos oxi-biodegrdáveis,especificamente sobre eles,gostaria se fosse possível vocês mandarem para nós,talvez a composição dos pláticos,preço de custo, como é produzido por qual meio de produção,peço de processo,ou seja dados gerais que possam nos apoiar em nosso projeto de Expotec da Escola Técnica São joão Batista em |Montenegro. Agradeço a atençao de vocês e aguardo retorno Muito Obrigado!!

  87. Oi!
    Gostaria muito de saber onde, na cidade do Rio de Janeiro, posso comprar os sacos oxi-biodegradáveis para utilizar na minha casa. Eu já separo todo o lixo reciclável e entrego na cooperativa de catadores, mas em sacos plásticos comuns. Inclusive o lixo orgânico também vai nesses sacos… Gostaria de mudar isso…
    Obrigada!

  88. A exemplo da Daniela Miranda, gostaria de detalhes de custo de fabricação, as máquinas utilizadas, processo de fabricação, a contabilidade de fabricação, a parte de legalização, impostos que uma fábrica e uma empresa autonoma pagam ou seja tudo que puderem fornecer sobre o tema.

  89. Olá boa tarde

    Vcs conhecem algum fornecedor de bobinas deste tipo aqui no rio de Janeiro, se tiver algum mais proximo, me ajudem, pois gostei muito.
    Obrigado

  90. Excelente trabalho realizado pela Funverde, temos que divulgar este produto nas escolas e principalmente nos supermercados e empresas, e gostaria saber se temos fabricante em Minas, pois trabalho em uma multinacional que utiliza saco plastico para embalar seu produtos durante um prazo de aproximadamente 48 horas ele já esta sendo discartado, cosumimos +/- 3500 unidades de sacos plasticos 600mm x 500mm

  91. Voces conhecem algum fornecedor deste tipo de produto aqui em minas ou ate mesmo se tiver algum mais proximo, pois gostaria de implementar este produto na empressa que trabalho.

    Obrigado

  92. Como XANXERÊ, também quero abolir as embalagens plasticas não retornaveis da empresa que trabalho.
    A idéia iniciou com substituição dos palet de madeira por plástico reciclado, agora vejo uma excelente oportunidade de utilzar a embalagem plástica ecológica oxi-biodegradáveis.
    Parabéns pela preocupação com o meio ambiente.

  93. qual é o “lado”negativo e positivo desse projeto?
    ate pode ser mais barato, mais quando vamos começar a ver nos mercados, lojas….entre outros lugares.
    sim por que ate chegar na cidades deve demorar muito?
    mas adoreii….espero que de tudo certo!
    obrigada….

  94. Gostaria de saber, se qualquer produto pode ser acondicionado com o plástico oxi-biodegradável e qual o período que pode ficar acondicionado.

  95. Nossa a cada leirura que eu faço me apaixono mais por este projeto!sou aluna do curso de licenciatura de geografia e nosso prof nos incetivou a fazer este projeto em nossa cidade(Jaguaretama,CE),mas nunca imaginei que seria tão gostoso propocionar a outras pessoas informações que até então eu mesma não sabia a dimensão!Vamos começar saindo nos comercio fazendo a concientização e nosso 2 passo é criar um projeto de lei levar a câmara e esperar ser sancionada!Obg e sempre estarei por aqui buscando novas informações!

  96. Boa tarde. Gostaria de saber o preço das sacolas de plástico oxi-biodegradável comparativamente ao preço das comuns e os nomes das empresas que as produzem.
    Obrigado.

  97. Temos um projeto de coletar lama (mistura de cal, granalha, água e pó de granito) de marmorarias diretamente nas sacolas oxi-biodegradáveis. Onde poderia compra-las no atacado, e comportassem pelo menos 30 kg de carga?

  98. Boa tarde,
    Tenho uma loja cirúrgica na cidade de Piracicaba-SP e gostaria de saber sobre a quantidade mínima, os valores e prazos de entrega das sacolas de plástico oxi-biodegradáveis. Usamos os tamanhos: 30X40, 40X50, 50X70 e 60X80.
    Ouvi dizer que elas são mais finas e suportam menos peso que as de plástico recicláveis e também que só podem ser produzidas em quantidade muito grande, é verdade?!
    Aguardo retorno,
    Grata,
    Beatriz

  99. Boa tarde
    Vou montar uma empresa de sacolas oxi-biodegrádavel, na minha cidade.
    Gostaria de saber quais fornecedores que trabalha com a fabricação de bobina oxi-biográdavel.
    Desde de já agradeço a atenção
    Att
    Cristiane

  100. Bom dia,
    pretendo montar uma pequena fábrica para produção de sacolas e gostaria de informações sobre esse produto e fornecedores da matéria prima.
    Agradeço a atenção,
    José Barros

  101. Olá,

    Tenho interesse em saber onde encontro fornecedores para essas sacolas oxi biodegradáveis. Tenho um projeto para coleta de cocô de cachorro das ruas e quero adequar a este tipo de sacola. Preciso saber tamanhos, quantidades disponíveis e preços para viabilizar o projeto.

    Agradeço a atenção,
    Abraços,

    Rafaela Dias

  102. Olá!!
    Eu sou estudante de Design de Moda e estou fazendo meu TCC reutilizando as sacolas do meio ambiente e as transformando e vestidos, achei as imagens que vocês tem muito interessante, gostaria de saber se vocês teriam as fontes delas?
    Obrigada

    Priscila Kovalski

  103. Olá, boa tarde!
    Somos de Avaré, interior do Estado de SP. Primeiramente, queremos parabenizá-los pelo lindo projeto e pela iniciativa do mesmo.

    Em segundo lugar, meu marido e eu estamos estudando a possibilidade de montarmos uma empresa de sacos de lixo e sacolas oxi-biodegrádavel em nossa cidade. Sendo assim, necessitamos de algumas informações:

    * Detalhes de custo de fabricação; custo inicial
    * Se as máquinas utilizadas são as mesmas de sacolas convencionais;
    * Processo de fabricação;
    * A questão legalização – os impostos – custos
    * Fornecedores de matéria prima
    …enfim, tudo o que puderem nos informar sobre o assunto.

    Por enquanto é só…
    Que Deus vos abençoe grandemente
    No aguardo e certos da atenção
    Agradecemos

    Att,
    Simone e André Calamita

  104. Sou estudante do curso Tecnólogo em Gestão ambiental, e estou preocupado como a quantidade de sacolinhas plasticas distribuídas em minha cidade, por todo tipo de comércio. E o pior de tudo, e que apesar de existir uma cooperativa de recicragem na cidade, estas sacolinhas são usadas para receber os lixos domésticos, e daí vão para o aterro sanitário aumentando o prazo de degradação do lixo orgânico. Eu gostaria de saber se um pequeno fabricante de sacolas de plasticos convencionais desejasse a fabricar sacolinhas oxi-biodegradáveis. Seria possivel com alterações em suas máquinas ou as mesmas teriam que ser substituídas. E se o custo desta mudança, está dentro de um orçamento de um pequeno fabricante.
    Obrigado

    Nivaldo fortunato

    Ituiutaba – MG

  105. Li com interesse as suas colocações sobre as sacolas biodegradáveis, mais no entanto elas foram feitas em 2007 e estou acabando de ler uma reportagem da revista Reciclagem Moderna edição de nº 17
    julho -agosto de 2009, que em uma reportagem muito bem feita assim como o trabalho de vocês, aponta sérios problemas ambientais causados tanto pelo elementos do grupo oxi quanto pelo D2W da Symphony que é a maior interessada neste segmento de sacolas e segundo a sua pesquisa apresentou um laudo dela sobre problemas ambientais e não de um instituto independente.
    Gostaria de saber a opinião de vocês sobre estas colocações.

  106. boa noite! sou vereador e consegui aprovar um projeto de lei em minha cidade que entra em vigor, em março de 2010. preciso agora orientar o comercio onde comprar as sacolas oxi-biodegradável, se vocês puderem me ajudar ficarei grato pois estou trndo dificuldades, e se eu não conseguir coremos o risco da lei ficar na gaveta o que seria muito ruim!

  107. Olá, tenho uma pequena fabrica de sacolas plasticas e gostaria de receber relação de fornecedores em SP, de bobinas de plasticos biodegradável para fabricação de sacolas.

    Grato.

  108. oi!
    Tenho 15 anos e uma enorme vontade de reverter essa situação complexa que o homem deixou o meio ambiente,por isso vsitei o site para ter uma noção do que pode ajudar ,eu apoio totalmente a ideia de sacolas oxi biodegradáveis !
    se todas as escolas pudessem passar isso para os alunos e organizar projetos ,daria um grande passo!Abraços!

  109. Parabéns pela pesquisa. Poderia por favor me iformar os dados de um fornecedor de plástico oxi biodegradável ?
    Desde já agradeco pela atençao.
    Evaldo

  110. Boa tarde, gostaria de informações sobre onde encontrar fabricantes de sacolas oxi-biodegradáveis para que eu possa trabalhar grato…

  111. Olá,

    Prestamos serviço para o Metro de SP e eles querem produzir sacolinhas oxibiodegradáveis. Existe uma lista de fornecedores para esse produto?

    Aguardo retorno.
    Att.
    Juliana

  112. Boa tarde.
    Tenho interesse em montar uma empresa de sacolas e sacos de lixo biodegradável, peço por gentileza que me enviem contatos de empresas que vendam maquinário e materia prima para esta atividade.Desde ja antecipo agradecimentos.
    Saudações.

  113. Olá, boa noite!
    Sou da cidade de Campinas – SP e estou estudando a possibilidade de montar uma empresa de sacolas oxi-biodegrádavel e sacos de lixo em minha cidade. Sendo assim, necessito de algumas informações:

    * Detalhes de custo de fabricação; custo inicial
    * Se as máquinas utilizadas são as mesmas de sacolas convencionais;
    * Processo de fabricação;
    * A questão legalização – os impostos – custos
    * Fornecedores de matéria prima
    …enfim, tudo o que puderem informar sobre o assunto.

    Por enquanto é só…
    Que Deus vos abençoe grandemente
    No aguardo e certos da atenção
    Agradecemos

    Att,
    Eduardo Verissimo

  114. Olá, tenho uma pequena fabrica de sacolas plasticas e gostaria de receber relação de fornecedores em SP, de bobinas de plasticos oxibiodegradável para fabricação de sacolas.Valmir – Santos – SP

  115. Estou vereador em meu município, estou às voltas com a apresentação do projeto sobre sacolas oxi, no entanto, ao visitar o site, li as palavras abaixo e essa leitura suscitou algumas dúvidas em meu ser; peço ajuda para esclarecimento, vez que meu conhecimento sobre o assunto é parco…

    “Alguém colocaria uma sacola oxi-biodegradável na sua plantinha na mesa do escritório, ou na samamabaia na sua casa, esperando que ela cresce mais bonita e forte (isso se chama compostabilidade)? E se algum animal comer os fragmentos que são gerados pela degradação deste plástico, quais as consequências? A Symphony/Res já lhes passou o laudo da ANVISA liberando a utilização deste produto? Quais os microorganismos (enzimas ou bactérias) que completam o ciclo da oxibiodegradação? Se a produtora do aditivo é européia, porque as vendas naquele continente não são expressivas e, parece, todo o esforço comercial deles se voltou para países de terceiro mundo, como Brasil e México? Por que países como Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, não utilizam este tipo de solução para as sacolas plásticas, mas são favoráveis as sacolas reutilizáveis, estimulando os comerciantes a cobrarem dos consumidores uma taxa por sacola fornecida, o que ajudou a reduzir o consumo em 95% em 5 anos nestes países? Liberar o consumo desenfreado das sacolas, limpando a consciência ambiental da população através de uma medida paliativa e que só desfarça (em pequenos pedaços!) o grande problema da disposição do nossos resíduos é a melhor solução? Se a produção de sacolas não será proibida ou mesmo desestimulada ou reduzida isso não interessará mais ainda as indústrias petroquímicas (aquelas que produzem a matéria-prima), que poderão vender mais de suas resinas, sem o estigma de poluidoras? (parece um bom negócio!) Utilizamos recursos naturais (matéria-prima e energia) para a produção dos produtos plásticos, será que não estamos desvalorizando demais estes recursos ao deixá-los, já como produto final, se decompondo no meio ambiente ao invés de reutilizá-los, considerando que a durabilidade do plástico é de mais de 500anos, o que do ponto de vista da utilização é extremamente positivo? Achei muito legal as sacolas retornáveis que vocês estão oferecendo, pretendo adquirir uma! Aguardo suas respostas!”

  116. Olá,gostaria de parabenizá-los pela iniciativa. Uma coisa que mais preocupa nos últimos anos é o destino do lixo. A população do Mundo já chega a 7 bilhões de habitantes o consumo e plantio de alimentos também aumenta. Como descartar o que é consumido ? A consciência ecológica é muito importante e isso se faz com Educação Ambiental. O desenvolvimento desta Bio-tecnologia é muito importante para o Planeta e a preservação da Vida. Parabéns,parabéns mesmo!!! Gostaria também de fazer um pouco pelo Planeta e pela vida. Como posso adquirir matéria prima e fazer um pequeno negócio,fabricando sacolas Biodegradáveis ?

  117. Muito bom ….aos responsáveis pelas materia parabéns ….foi muito instrutivo para min e minha familia eu desconhecia a palavra oxiobiodegradavel agora sei oq significa ..parabéns novamente e não parem vcs são necessários para nos ……

  118. Olá, tenho uma empresa de sacos de lixo, gostaria de saber se já temos empresas praticando em sacos de lixo e se vocês já solicitaram alguma consulta/revisão na ABNT/NBR 9191:2008.
    Obrigado

Deixe uma resposta