skip to Main Content

São Paulo e Brasília “comem veneno” acima do permitido

Consumidor escolhe legumes em um supermercado de São Paulo.Consumidor escolhe legumes em um supermercado de São Paulo. PAULO WHITAKER REUTERS

Testes feitos a pedido da ONG apontam resíduos de agrotóxicos e irregularidades no uso de pesticidas

Na Câmara, tramita projeto para tirar Anvisa e Meio Ambiente da aprovação das substâncias

Uma análise realizada pelo Laboratório de Resíduos de Pesticidas do Instituto Biológico de São Paulo mostrou que diversos alimentos à venda em São Paulo e Brasília contêm resíduos de agrotóxicos acima do limite máximo permitido. Muitos chegam ao consumidor com a presença de mais de um tipo de pesticida, levando ao chamado efeito coquetel das substâncias químicas. E em outros tantos, foi detectada a presença de resíduos de substâncias não permitidas para aquele alimento e até de agrotóxicos que são proibidos no Brasil.

A avaliação foi feita à pedido da ONG Greenpeace com mais de 100 quilos de alimentos como arroz, feijão, frutas, verduras e legumes. Os resultados compõem um dossiê da organização sobre agrotóxicos divulgado nesta terça-feira. “Percebemos que o problema dos agrotóxicos está em todos os lugares”, diz Marina Lacôrte, especialista do Greenpeace em agricultura e alimentação. “Ou seja, não é uma questão geográfica. E para mostrarmos isso escolhemos alimentos de São Paulo e Brasília”. Para ela, não há níveis seguros para o consumo de agrotóxicos a longo prazo. “Estamos comendo veneno. Os agrotóxicos estão na nossa rotina”.

Detalhando as informações, o dossiê mostra que das 50 amostras testadas, 30 continham resíduos tóxicos. Dessas, 13 apresentavam agrotóxicos não permitidos no Brasil. Duas amostras de pimentão – uma de cada cidade – apresentaram sete tipos de substâncias diferentes, incluindo agrotóxicos proibidos para este alimento. Este efeito coquetel foi detectado em outras 15 amostras. De acordo com Amir Bertoni Gebara, pesquisador do Instituto Biológico e doutor em saúde pública, esta mistura de substâncias adiciona mais uma preocupação. “O chamado efeito coquetel é quando você mistura diferentes moléculas. Mas o problema é que ninguém sabe o que elas todas juntas podem fazer no organismo”, diz. “Bem não faz”.

Segundo o documento, três das quatro amostras de mamão pesquisadas apresentaram o efeito coquetel, com quatro tipos diferentes de resíduos. Em uma delas havia um pesticida que não é permitido para o uso neste tipo de fruta. Em outra, também foi encontrado uma substância com valores muito acima do permitido: nove vezes a mais. Ainda, duas amostras desta fruta continham um pesticida que é proibido no Brasil desde fevereiro do ano passado, o procloraz.

Além disso, banana e laranja vieram com níveis de agrotóxicos acima do limite máximo permitido pela Anvisa. Amir Gebara explica que, teoricamente, existem margens de segurança para o consumo destas substâncias, mas na prática estes níveis são questionáveis. “Depende da frequência com que você se alimenta daquele produto”, diz. “Mas isso é uma roupagem, a verdade do quanto pode fazer mal para o consumidor é desconhecido”. Para ele, as regras que giram em torno dos pesticidas no Brasil são flexíveis demais.

“Já encontramos, inclusive, agrotóxicos em alimentos orgânicos”, diz Amir Bertoni Gebara, pesquisador do Instituto Biológico

O laboratório onde Gebara trabalha realiza este tipo de análise para verificar a quantidade de resíduos de agrotóxicos rotineiramente. E ele explica que os níveis encontrados não estão diminuindo com o passar do tempo. “Já encontramos, inclusive, agrotóxicos em alimentos orgânicos”, diz. “Não é comum. A cada cinco amostras, uma apresenta [alguma substância]. Mas via de regra são produtos permitidos e em dosagem bem baixa”.

Ainda assim, Marina Lacôrte recomenda que quem tem acesso ao alimento orgânico compre estes produtos. “É um pedido que não dá para fazer a todo mundo”, reconhece. Isso porque os alimentos orgânicos costumam custar em torno de 30% a 40% a mais que os convencionais. Quem não puder comprar orgânicos, a dica é lavar muito bem os alimentos e esfregar com uma escova quando possível, inclusive as cascas das frutas que são consumidas sem casca, como a melancia e a laranja. Pimentão, alface, tomate, mamão, pêssego, figo, couve, goiaba e laranja são, de acordo com Gebara, os alimentos que normalmente apresentam mais resíduos de agrotóxicos.

O Greenpeace enviou para o laboratório 113 quilos de alimentos adquiridos em diferentes estabelecimentos comerciais de São Paulo e Brasília em setembro. Os alimentos analisados foram: arroz branco e integral, feijão preto e carioca, mamão formosa, tomate, couve, pimentão verde, laranja, banana nanica e prata e o café. De todos os alimentos, as amostras de café foram as únicas que não apresentaram nenhum resíduo. As demais, em ao menos um tipo ou espécie em pelo menos uma das duas cidades estavam contaminadas.

“Comer comida no Brasil hoje é uma loteria, mas ninguém quer ganhar, porque o prêmio não é bom”, diz Marina Lacôrte, do Greenpeace

Gebara lembra, porém, que o laboratório não tem função fiscal. “Não temos o que fazer com os desdobramentos destas conclusões”, diz ele. “Normalmente não acontece nada [com os produtores de alimentos fora do padrão permitido]”. Para ele, é importante que a sociedade cobre medidas e que existam mais programas de monitoramento. “O nosso laboratório é o único que faz este tipo de trabalho em todo o Estado de São Paulo”, lembra ele.

“Pacote do veneno”

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. E as políticas em torno deste tema neste momento devem ajudar a manter o país no pódio. Tramita na Câmara um projeto de lei (PL 6299/2002) de autoria do atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que altera as regras da lei do uso, pesquisa, produção e comercialização dos agrotóxicos. Chamado pelos ambientalistas de “pacote do veneno”, o projeto propõe, por exemplo, tirar o ministério do Meio Ambiente e a Anvisa do processo de aprovação das substâncias que podem ser usadas, deixando somente o ministério da Agricultura responsável por isso. Também propõe que os agrotóxicos passem a ser denominados “defensivos fitossanitários”, dentre outras mudanças. O projeto já foi aprovado pelo Senado. “Se hoje já somos o maior consumidor de agrotóxico do mundo, [se esta lei for aprovada] o país vai virar um mar de veneno”, diz Marina Lacôrte.

Por outro lado, aguarda aprovação da Câmara o projeto de lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara). O texto propõe, basicamente, reduzir gradualmente o uso de agrotóxicos na agricultura e estimular e promover a agricultura agroecológica. “É preciso pressionar para que a Pnara seja aprovada”, diz Lacôrte. Ela reconhece que o atual momento político não favorece a aprovação deste tipo de lei, e lembra que existe uma petição online para tentar pressionar o Congresso, a plataforma Chega de agrotóxico. “O cenário é o pior possível. A nossa saúde e outras agendas estão virando moeda de troca barata”, diz ela. “Comer comida no Brasil hoje é uma loteria, mas ninguém quer ganhar, porque o prêmio não é bom”.

Fonte – Marina Rossi, El País de 31 de outubro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top