skip to Main Content

Sementeiras, um berçário de plantas em seu apartamento

Você já comeu uma fruta muito gostosa e desejou que todas as outras que comprou no mesmo pacote tivessem o mesmo sabor? Você pode comprar no supermercado, feira ou frutaria uma duzia de laranjas, mas cada uma que comer terá um gosto diferente, porque elas são compradas de vários fornecedores, de várias árvores diferentes.

Agora, se você guardar a semente da mais gostosa e plantar, certamente após poucos anos, estará comendo as frutas com o mesmo sabor que você gostou e queria sentir novamente.

Daí você pode dizer que é difícil, que você não sabe fazer isso, que não vai dar certo… tudo porque as pessoas quebraram a ligação que tinham com a terra, com o planeta. Mas está na hora de dar um passo atrás e se livrar da total dependência que temos com o mercado para nos alimentar.

Cada um de nós que tem uma janela ou sacada, ou um quintal de um metro quadrado pode plantar comida. Não precisa ser um campo de mandioca, mas pode ser alface, cebolinha, salsinha, morango… ou se tiver um pouco mais de espaço, fazer um mini pomar e assim sempre se lembrar da ligação entre plantar, colher e comer. Afinal, quem já não precisou de uma salsinha no domingo à noite e não tinha um local aberto para comprar?

Clique na imagem acima para ampliar e veja nossas 3 sementeiras, na janela da área de serviço. Caso você tenha TOC – transtorno obsessivo compulsivo, como nossa amiga Priscila – não clique, pois terá um treco, porque não existe organização, é apenas uma sementeira.

Lá tem 10 abacates e avocados, os menores são avocados, aqueles de fazer guacamole, os maiores são abacates pescoçudos e abacates de casca preta e ainda abacates manteiga, aqueles que compramos e amamos o gosto e portanto, queríamos saborear novamente no futuro. Temos mais alguns caroços de abacates e avocados, que serão plantados assim que chover e os que estão na floreira forem replantados dentro do nosso projeto Bosque Sensorial.

Os cítricos de vários tamanhos são de limão rosa, também chamado de limão cravo, mexerica fedidinha, aquela pequena, que todo mundo sabe que você comeu, porque o cheiro da casca é muito forte, temos também tangerinas e todas elas irão para vasos feitos de reaproveitamento de PET de coca cola.

Os cítricos depois de plantados, irão para a casa do Ayrton, que é o membro da FUNVERDE com dedo verde para crescer até o início da primavera, quando serão distribuídos nas palestras que faremos até o final do ano.

você pode ver também que temos nas floreiras algumas cebolinhas que compramos na feira com raízes, daí aproveitamos as folhas e plantamos o talo, assim temos pelo menos algumas colheitas a mais para aqueles finais de semana em que você sempre lembra de fazer alguma receita que leva cebolinha e não tem mercado aberto.

À Direita ainda dá para ver só um pedaço do vaso de salsa crespa e uma orquídea que está florescendo.

Aproveite a nossa ideia em sua casa, é fácil, é desestressante e ocupa seu tempo livre. Como recompensa, você terá uma alimentação mais saudável.

Abaixo, algumas imagens ilustrativas do futuro destas mudas que plantamos.

Mexerica fedidinha.

Abacate pescoçudo. Foto de Marcos De Faveri

Avocado. Foto de ollesvensson

Abacate manteiga. Foto de moitas61

Limão rosa ou limão cravo. Foto de Ma_sayuri

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top