skip to Main Content

Situação da balsa no rio Ivaí

A VIAPAR está construindo uma nova ponte sobre o Rio Ivaí entre os municípios de Floresta e Engenheiro Beltrão. A previsão é que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2018.

Na madrugada da última segunda-feira (5/6), as fortes chuvas e a correnteza do rio romperam com os cabos de aço que seguravam a balsa com o guindaste utilizado na construção da ponte.  A balsa pesa cerca de 100 toneladas e mede aproximadamente 18 x 36 metros.

A balsa percorreu oito quilômetros do Rio Ivaí e ficou presa nos pilares da ponte existente próxima ao município de Dr. Camargo.  Não houve avarias tanto na balsa como na ponte. O equipamento pertence a uma empresa terceirizada.

Desde então, técnicos e engenheiros da empresa, junto com profissionais da Marinha e da Defesa Civil de Dr Camargo, passaram a estudar um plano de manejo para a retirada do guindaste e desmonte da bolsa.

A solução encontrada foi a de rebocar a bolsa até as proximidades do município de São Carlos do Ivaí. No local será feito o desmonte do equipamento que posteriormente será transportado pela rodovia até o local de origem, onde a nova ponte está sendo concluída.

Mesmo com o incidente, as obras para construção da nova ponte sobre o Rio Ivaí, não param. Outro guindaste já está no local.  O custo total da obra foi orçado em R$ 35 milhões. A nova ponte terá 33 metros de altura, o equivalente a um prédio de 11 andares.

Depois de inaugurada, a nova ponte vai atender unicamente aos veículos que transitarem no sentido Maringá – Campo Mourão.  Os que trafegarem no sentido inverso, terão acesso à antiga ponte já existente.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 09 de junho de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top