skip to Main Content

1º seminário sobre gerenciamento de resíduos sólidos da região norte

Muito obrigada por todos que participaram do seminário, é sempre muito importante estes eventos comparecerem muitas pessoas para mostrar aos prefeitos que nós queremos que eles trabalhem sério em cima deste problema tão grave, que toma terra fértil para jogar lixo, que desperdiça recursos naturais ao jogar no lixo produtos que poderiam ser reciclados e não ter que retirar da natureza matéria prima para fazer novos produtos, ao impedir que restos de comida fertilizem nosso solo.

Vou pinçar algumas pessoas da foto abaixo. Tem o Lorenso Cassaro, da SANEPAR – companhia de água, Rogeo Barbosa, presidente do COMDEMA – conselho de defesa do meio ambiente de Maringá. A letícia Kochepki e esposo, que tem uma consultoria ambiental que faz plano de gerenciamento de resíduos, o Noboru Hioka, da FUNVERDE.

Em Maringá, onde jogamos no aterro 320 toneladas de lixo por dia, 40% poderia ser reciclado – nem 10% disso chega a ser reciclado – 50% poderia ser compostado, virar terra fértil – 0% é compostado – e só 10% é rejeito, que realmente é lixo.

Abaixo, o lixão de Sarandi, que pertence a região metropolitana de Maringá.

Para os crédulos, que dizem que os catadores pegam sacolas de mercado, é só olhar os catadores sentados, esperando o lixo que dá dinheiro chegar e as sacolas de plástico continuam no lixão, não tem valor.

Se os prefeitos fizessem seu dever de casa, nosso aterro aumentaria sua vida útil em 90%, isto é, não precisaríamos tão cedo pegar outra porção de terra fértil, que deve ser reservada para cultivo de alimentos, para se transformar em um cemitério de lixo.

Parece brincadeira, mas, desde 2004 o ministério público do Paraná vem cobrando dos prefeitos compostagem, reciclagem e plano diretor de arborização.

Abaixo o nosso maravilhoso procurador do meio ambiente, Dr Saint Clair Honorato, que está fazendo muito prefeito tremer de medo por não usar nossos impostos para melhorar o planeta.

Pois bem, hoje só 2 prefeitos do Paraná, dos 399, tomaram vergonha em suas caras e pararam de utilizar terra fértil para lixões ou aterros.

Esta é a última ação antes de 23 de fevereiro, quando os prefeitos poderão ser processados administrativamente e criminalmente por não terem gerenciamento de resíduos em suas cidades – compostagem, reciclagem, aterro sanitário – e será cobrado também o plano diretor de arborização das cidades.

Político só age na pressão e quem sabe agora, com a ameaça de perderem seus direitos políticos eles saiam de seus gabinetes para a vida real.

Bem que eu gostaria de ver uma pá de prefeitos sairem algemados da prefeitura, com policiais de metralhadoras os escoltando.

Sonhar não paga imposto.

O secretário de meio ambiente de Maringá, Diniz Afonso, falou sobre seus projetos de reciclagem compostagem e plano diretor de arborização.

Dia 12 de novembro em Maringá compareceram aproximadamente 250 pessoas e 30 representantes da AMUSEP – Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.

Dia 13 de novembro em Londrina compareceram aproximadamente 150 pessoas e 30 representantes da região metropolitana.

Vários setores palestraram.

O Supermercado Canção – primeira rede de supermercados do Brasil a utilizar sacolas oxi-biodegradáveis – falou sobre seus projetos ambientais em parceria com a FUNVERDE, sacolas oxi-biodegradáveis, ecocaixas, ecoponto, entrega de óleo e sobreembalagens e outros projetos a serem lançados em 2008.

Este é o Celio Kuratani Hata, gerente de marketing do Supermercado Cidade Canção.

Observem um senhor de camisa amarela e cabelos claros no canto direito, é nosso competentíssimo e estimado promotor de meio ambiente de Maringá, Dr Manoel Ilecir Heckert.

A UEM – Universidade Estadual de Maringá – falou também de seus projetos com alguém do pró-resíduo.

O presidente da FUNVERDE, Cláudio José Jorge. A FUNVERDE ajudou na organização do evento.

O chefe regional do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, Paulino Mexia, explicando como o IAP vem atuando em conjunto com o ministério público para cobrar plano de resíduos das empresas.

Cá comigo traduzo como, o IAP está usando o chicote, o pé na bunda das empresas, porque empresário normalmente só se adequa às regras ambientais na base da multa.

O hospital Santa Rita falou do seu plano de gerenciamento de resíduos.

E finalmente – coca cola é isso aí – a coca cola veio falar que empresa maravilhosa ela é, uma empresa 100% ambientalmente adequada, que não polui nosso país, enfim, que exemplo de empresa, a ser seguido.

Brincadeirinha.

A coca cola é uma empresa safada, sem compromisso com o país que explora. Parece uma locusta, destruindo tudo por onde passa, sem dar um retorno ao país de quem espreme todo o dinheiro.

Isso não lembra a época do descobrimento, quando os portugueses vieram para cá, escravizaram, pilharam … olha só, somos escravos das corporações internacionais que em seus países tem consumidores atentos e aqui deitam e rolam, muito lucro sem responsabilidade ambiental.

É isso aí, coca cola é isso aí.

Porque eles não dão conta das embalagens pós consumo, as pet, latas de alumínio? Existe lei para isso mas parece que eles estão acima da lei, pois toda empresa tem que dar conta do ciclo do seu produto, assim como quem vende lâmpadas, baterias, pneus tem que dar conta do produto após ter sido descartado e mesmo assim parece que não é com eles.

É só ver as pet emporcalhando nosso planeta, entupindo bueiros, causando enchentes, Dá até vontade de encher um caminhão com as embalagens da coca cola e jogar em frente a uma fábrica deles.

Porque eles não voltam a utilizar garrafas de vidro retornáveis? Melhor, porque nós, quando vamos a um restaurante, boteco, qualquer lugar, não exigimos que a embalagem da coca seja de vidro?

Simples assim, quer ver? – Quero uma coca cola em garrafa de vidro. – Não tem. – Então tá, vou procurar onde tenha.

Ou então … – então hoje eu tomo pepsi, desde que tenha em garrafa de vidro. Não tem. – Então tá, vou procurar onde tenha e se da próxima vez que eu vier aqui ainda não tiver coca em garrafa de vidro, não volto mais, perdeu um freguês e ainda vou falar para a família e os amigos boicotarem seu estabelecimento. Afinal uma propaganda negativa atinge um público muito maior do que uma propaganda positiva.

Deu risada? Acha que não funciona? Pois bem, nós da FUNVERDE já fizemos muitos restaurantes pararem com a história de cerveja long neck, lata de alumínio. Dá trabalho, mas também é divertido. Exercitar a cidadania nunca fez mal para ninguém – exceto na época da ditadura, hahaha.

Garanto que se bancarmos os cidadãos eles mudam a produção rapidinho para garrafa retornável.

Gente, pelamordedeus, nós regulamos o mercado, nós podemos fazer uma fábrica prosperar ou quebrar, nós podemos tudo, como consumidores, mas temos que sair da frente da tv, parar de assistir novela e tomarmos conta do país, porque senão não dá, isso aqui já virou a casa da mãe joana. E alguém vai me dizer que está esperando o molusco bêbado fazer alguma coisa? Faz-me rir.

Esse cara da coca cola me irritou profundamente, porque o questionei sobre as pet e ele não teve competência para responder. Pior, disse que só vão voltar ao vidro se houver pressao por parte do ministério público, do governo … é isso aí.

Terminado o desabafo contra a coca cola – é isso aí – voltemos ao evento, que foi um sucesso total, nas duas cidades.

Abaixo, fotos do evento em Londrina.

Clique aqui para ouvir a matéria na CBN.

Sairam também materias no SBT, Globo, Rede TV e Record e mais outros rádios, jornais e tv, mas nem a todos temos acesso. Assim que conseguir os vídeos, posto aqui.

Então ficamos assim, vamos esperar 23 de fevereiro, porque o ministério está fazendo sua parte e nós temos que cobrar nossos direitos, mas com o dever de fiscalizar, atazanar a vida de nossos prefeitos para eles pararem de roubar nosso dinheiro sem fazer nada.

Este Post tem 4 Comentários

  1. boa noite ,

    estamos em fase de curso tecnico de meio ambiente ,
    estamos elaborando um projeto sobre a coleta e reciclagem do oleo de soja(oleo de cozinha), caso voces possam me ajudarem com alguma solução ficaria muito grato e feliz , mais feliz ficará o meio ambiente como um todo.

    grato

    wilson da penha

  2. Boa noite.
    Gostaria de se possivel receber mais informações sobre a reutilização do oleo de sozinha(soja), alem de sabao e biodisel.
    francy
    obridad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top