skip to Main Content

Supermercado adota sacola ecológica


Eli Araujo

A rede de supermercados Cidade Canção, de Maringá, adotou uma sacola ecológica com o objetivo de reduzir os danos ao meio ambiente. A idéia da nova sacola foi apresentada à direção do supermercado pela FUNVERDE, uma organização não-governamental (ONG) que atua na cidade há quase 8 anos. Segundo o presidente da ONG, Cláudio José Jorge, a rede de supermercados de Maringá é a primeira do Brasil a usar a sacola em larga escala.

Só para se ter idéia, a sacola tradicional usada nos supermercados demora quase um século para se decompor, enquanto as sacolas ecológicas demoram um ano e meio quando mantidas dentro de casa ou no máximo meio ano quando em contato com a terra. Aparentemente, os dois tipos de sacolas não apresentam nenhuma diferença.

A fase de testes para a implantação da sacola ecológica começou no final de outubro do ano passado, com a compra de um lote de dois milhões de unidades. E ainda não foi feita nenhuma campanha para informar os consumidores. Por isso, a professora Juliana Rigolin Fraguas não sabia da novidade. ”Eu achava que fossem sacolas normais mesmo, não sabia que eram diferenciadas. Isso é muito bacana”.

Segundo ela, a preocupação com o meio ambiente deve começar o mais cedo possível. ”Hoje esse tipo de cuidado é muito necessário e em casa a gente já procura reciclar as coisas”. Para ela, a decisão do supermercado vai atrair mais clientes. ”A idéia é muito interessante e acho que vai atrair principalmente as pessoas preocupadas com a natureza”.

O corretor de imóveis José Carlos Druzian aprovou a iniciativa. ”Tudo aquilo que vem em benefício do meio ambiente é ótimo. Todas as empresas deveriam ter essa preocupação. Isto deveria ser adotado não apenas pelos supermercados, mas por todos os estabelecimentos que usam sacolas”.

Druzian acha que o mercado deveria aproveitar a oportunidade para informar melhor os consumidores sobre o assunto. ”Essa é uma informação relevante, que deve ser levada a todas as pessoas”.

Para a bióloga e pesquisadora, Clarice Gravena, da Universidade Estadual de Maringá, as pessoas devem saber que o ato de descartar uma sacola de maneira errada pode causar muitos danos ao meio ambiente. ”Parece que não, mas se você joga uma, o outro joga outra, isso vira um volume muito grande porque são milhões de pessoas que consomem isso todos os dias. Nós corremos o risco de ter tanto acúmulo de lixo que daqui a pouco não temos onde ficar”, afirma.

A pesquisadora já tinha conhecimento que o supermercado usa a sacola ecológica e avalia que a medida é positiva. Ela fez pós graduação na Inglaterra, onde os supermercados restrigem o uso de sacolas. ”Lá, eles só dão a sacola se você pedir; eles recomendam para a pessoa reaproveitar a sacola que tem em casa para evitar desperdício. Com esse uso racional, a gente tem redução de custos e principalmente de danos ao meio ambiente”.

Iniciativa gera boa imagem

A idéia de adotar as sacolas plásticas ecológicas nasceu na organização FUNVERDE, criada em Maringá em 1999, com o objetivo de revitalizar as matas ciliares do município. A ONG já efetuou o plantio de mais de 30 mil árvores às margens de córregos e rios.

Ao fazer o trabalho de limpeza dos rios, os integrantes da ONG encontraram grande quantidade de garrafas pet e sacolas plásticas dos supermercados. A partir desta constatação, o presidente da Funverde, Cláudio José Jorge iniciou uma pesquisa para reduzir o impacto causado pelos plásticos ao meio ambiente. Ele descobriu que alguns países da Europa usavam sacolas com adição de 1% de uma resina que permite a decomposição do material no máximo em um ano e meio. O nome técnico é sacola oxibiodegradável.

Jorge apresentou a idéia a vários supermercados de Maringá e a rede Cidade Canção resolveu fazer um teste de qualidade, resistência e aceitação junto aos consumidores. Segundo o gerente de marketing do supermercado, Célio Kuratani Hata, o consumidor está recebendo a medida com simpatia. ‘‘Há uma grande preocupação com o lixo e outros poluentes. E as pessoas sabem reconhecer as empresas que agem com responsabilidade social. Isto cria uma boa imagem’’, reconhece.

O presidente da Funverde informa que o lançamento oficial da sacola será no próximo dia 5 de fevereiro. Segundo ele, as sacolas serão adotadas também nas feiras de Maringá em ‘‘caráter experimental’’. Existe a possibilidade de que outros supermercados da cidade também passem a usar as sacolas ecológicas. (Folha de Londrina)

 

Este Post tem 28 Comentários

  1. GOSTARIA DE COMEÇAR A PRODUZIR SACOLAS PARA MERCADO, MAS PENSANDO NO AQUECIMENTO GLOBAL, GOSTARIA DE FAZER SACOLAS ECÓLOGICAMENTE CORRETAS.
    MAS NÃO SEI ONDE COMPRAR A MATÉRIA PRIMA, GOSTARIA DE RECEBER NOMES DE FORNECEDORES.

    SEM MAIS

    SILVIO .A. DE SOUSA

  2. silvio disse,
    Julho 18, 2007 @ 10:37 am

    GOSTARIA DE COMEÇAR A PRODUZIR SACOLAS PARA MERCADO, MAS PENSANDO NO AQUECIMENTO GLOBAL, GOSTARIA DE FAZER SACOLAS ECÓLOGICAMENTE CORRETAS.
    MAS NÃO SEI ONDE COMPRAR A MATÉRIA PRIMA, GOSTARIA DE RECEBER NOMES DE FORNECEDORES.

    SEM MAIS

    SILVIO .A. DE SOUSA

  3. TRABALHO NA CONFECÇÃO DE SACOS PARA LIXO, E GOSTARIA DE REPRESENTAR JUNTO AS SACOLAS ECOLÓGICA, FAVOR NOS CONTATAR.

    ANTONIO FERREIRA SARMENTO

  4. boa tarde,
    gostaria de produzir sacolas ecologicamente corretas para um ateliê de moda. em vários materiais diferentes. se possível, favor enviar email.

  5. Olá!
    Bom dia!
    Tenho uma industria de camisetas e gostaria de começar a confeccionar as sacolas ecológias só que não sei aonde encontrar os fornecedores do tecido.
    Agradeço se puderes me fornecer alguns.
    Atenciosamente!!
    ADRIANA

  6. Olá, gostaria de saber qual o tecido utilizado na confecção e também o tipo de máquina de costura para que a sacola seja mais resistente.
    Obrigada, atenciosamente
    Luciana

  7. Boa noite

    gostaria de informação para produzir essas sacolas se possivel estou abrindo uma empresa de recilagem e gostaria de muito de produzir sacola ecologica, e para amenizar o impacto que a sacola de plastico vem causando no mundo

    fabiano menezes estudante de enganharia ambiental

    no aguardo de uma resposta.

  8. Olá!!
    Estamos lançando o projetos das sacolas ecologicamente corretas, mas temos uma dúvida. Como faríamos com carnes? A embalagem mais útil para o cliente levar carnes para casa seria qual, já que vamos acabar com as sacolas plasticas?
    Grato,
    Leonardo Fernandes

  9. Olá!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre as sacolas ecológicas e precisava de algumas informações sobre como iniciar a produção destas, quais as máquinas necessárias, matéria prima, etc. Alguém pode me dar uma força?
    Também não encontrei alguma empresa aqui em Curitiba para visitar para conhecer como funciona, se alguém se interessar, o trabalho vai servir tanto de propaganda como forma de conscientização.
    Agradeço a atenção e aguardo resposta.

  10. Olá,
    Represento uma fabrica que produz sacolas ecológicas, de fio 100% reciclado.
    Gostaria de saber se há a possibilidade de divulga-la através desse site.
    aguardo um retorno..
    grata.

  11. olá,gostaria saber como é a produção desta sacola,como ela é iniciada ate´o fim,é para um trabalho do meu colégio…muito obrigada..Débora

  12. olá,gostaria saber como é a produção desta sacola,como ela é iniciada ate´o fim,é para um trabalho do meu colégio…muito obrigada..Débora

  13. olá,gostaria saber como é a produção desta sacola,como ela é iniciada ate´o fim,é para um trabalho do meu colégio…muito obrigada..Débora

  14. Olá,
    Estou precisando de informações de empresas que revenda sacolas retornáveis para compras de supermercados, meu plano de negócio na Faculdade é conscientizar a população na necessidade de utilizar estas sacolas,ajudando assim a desenvolver uma nova postura da sociedade diante do meio ambiente, permitindo aos nosso filhos um mundo melhor. Tudo que vocês estiverem para me ajudar por favor enviem para o meu e-mail.

  15. Sou professora e penso que é obrigação de todos nós, fazermos algo para mudar a situação triste que se encontra o planeta. Meu filho está estudando com sua turma na escola, um projeto sobre sacolas plásticas e o que ela causa ao meio ambiente. Gostaria de saber algo mais sobre o projeto que o FUNVERDE realiza e como podemos participar deste, fazendo nossa parte nesta luta.
    Falo da cidade de Itajaí – SC.

  16. Pensando como um dono de rede supermercado, crie em trinta linhas um informativo ressaltando a importância desse fato para o mercado e o meio ambiente, de modo que alerte o cliente com esta mesma importância.

  17. GOSTARIA DE CONFECCIONAR SACOLAS DE TNT OU ALGODAO CRU PARA AJUDAR NA RENDA FAMILIAR, TENHO A MAQUINA E $1000 REAIS PARA INVESTIR. QUERIA SABER ONDE COMPRAR O TNT OU O ALGODÃO CRU.

  18. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR A MATERIA PRIMA P|CONFECCIONAR SACOLAS ACOLÓGICAS.QUERO FABRICAR EM GRANDES QUANTIDADES.SE POSIVEL ME MANDE POR E-MAIL OBIGADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top