skip to Main Content

Supermercados pagam a clientes que não usem sacos de plástico

jeedyjeed

Lusa / AO online 29 de fevereiro de 2008

Numa medida sem precedentes, uma rede de supermercados de Barcelona, Espanha, está a fazer descontos de dois cêntimos por cada 10 euros de compras a clientes que prescindam dos sacos de plástico.

A campanha “Melhor que um saco de plástico” partiu da rede de supermercados catalã “Bon Preu” (Bom preço em português) e tem como objectivo consciencializar os clientes para a necessidade de uma redução drástica do número de sacos de plásticos utilizados.

“O custo do saco é simbólico em comparação com os benefícios que traz ao impacto ambiental a poupança de sacos de plástico”, pode ler-se num panfleto informativo da cadeia de supermercados que implementou a iniciativa inovadora em Espanha.

Esta acção pretende chamar a atenção para o facto de o plástico ser um material impermeável e não degradável que provoca a morte de numerosos animais marinhos.

Diversos estudos efectuados demonstram, entre outros exemplos, o caso das tartarugas que morrem lentamente por ingerir sacos de plástico por serem facilmente confundíveis com as medusas de que se alimentam e que lhes obstruem o estômago.

Os catalães usam em média seis sacos de plástico por compra, o que equivale a mais de 11 milhões de sacos de um só uso, por semana.

A organização traçou como meta reduzir os sacos de plástico utilizados em dez milhões de unidades em 2008.

Em declarações à Lusa, uma responsável do supermercado Esclat de Valls (Tarragona) confirmou o êxito da campanha. Assegurou que os próprios clientes tomam a iniciativa de se fazer acompanhar de outro tipo de recipientes para transportar as compras.

Apesar do sucesso da campanha, a direcção desta rede de supermercados ainda não dispõe de números concretos, já que a acção decorre apenas há 10 dias.

O Governo Regional da Catalunha está a tentar encontrar formas de reduzir o número de sacos plástico em 30 por cento até 2009 e em 50 por cento até 2012.

A nível nacional em Espanha, o Ministério do Meio Ambiente decidiu substituir 70 por cento dos sacos de plásticos pelos de papel até 2015.

Xiii, conhece a história do cara que importou cobras para acabar com ratos, daí teve que importar tigres para comer as cobras e assim por diante? Então, sacola de papel é tiro no pé, usar terra fértil para plantar sacola não dá né pessoal …

Uma das alternativas para pôr de lado o plástico é o uso de um carrinho com rodas que cada vez mais as pessoas guardam em sua casa para irem às compras, os sacos de papel que custam cinco cêntimos e as caixas de cartão.

A rede de supermercados “Bon preu” decidiu implementar esta campanha inovadora numa época em que diversas cadeias de hipermercados cobram pelos sacos de plástico solicitados pelo cliente.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top