skip to Main Content

Terra contaminada é limpa com aquecedor solar

Um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores é a contaminação da terra em que vêm as mudas plantadas em viveiros, que geralmente estão contaminadas por fungos. Os métodos tradicionais de “esterilização” da terra são caros e anti-ecológicos.

Um deles é o uso de um tipo de forno que aquece a terra a uma temperatura que mata os fungos. Além de cara, tal medida acarreta na queima de madeira para aquecer o forno, poluindo o ar. A segunda opção é pulverizar sobre a terra o gás brometo de metila, que além de altamente tóxico (sua manipulação incorreta pode levar à morte) apresenta um grave efeito colateral: mata os microorganismos benéficos além dos maléficos, causando o chamado “vácuo ecológico”.

Uma solução alternativa e ecologicamente correta é o tratamento do solo com energia solar, usando um coletor desenvolvido pela engenheira agrônoma Raquel Ghini, do Centro de Meio Ambiente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O coletor solar pode ser construído por qualquer um, a custo acessível. Aprenda:

– Construa uma caixa de madeira com o tampo aberto (podem ser usadas ripas de sucata) e pinte-a de branco por fora e preto por dentro com tinta a óleo de boa qualidade.

– Apóie a caixa sobre duas ripas, uma de cada lado no seguinte ângulo: calcule a latitude do local onde a caixa será instalada e some dez graus.

– Acomode 6 tubos de ferro galvanizado também pintados de preto na caixa. Eles podem ser obtidos por meio do corte de tubos de chapa galvanizada, geralmente utilizados para fazer calhas em residências.

– No topo da caixa coloque como se fosse uma “tampa aberta” uma chapa de alumínio (sem cobrir os tubos).

– Cubra a caixa com uma película de plástico transparente resistente à chuva e ao vento.

Está pronto. A terra a ser desinfestada deve ser depositada nos tubos galvanizados, que aquecerão com o calor do sol e matarão os principais fungos contaminadores em algumas horas, sem nenhum impacto ambiental. (EMBRAPA)

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top