skip to Main Content

Um rótulo sem OGM para Portugal

A Plataforma Transgénicos Fora está a criar o selo “Sem OGM”, que irá garantir ao consumidor que os produtos com este rótulo não usam OGM

A Plataforma Transgénicos Fora defende uma agricultura sustentável orientada para a proteção da biodiversidade e do direito dos povos à soberania sobre o seu património genético comum. Neste momento, esta plataforma encontra-se a criar a certificação “Sem OGM” um sistema ambicioso que irá garantir ao consumidor que os produtos identificados com o Rótulo SEM OGM não usam transgénicos.

O UniPlanet falou com Ricardo Marques, da Plataforma Transgénicos Fora, para ficar a conhecer melhor este projeto.

UniPlanet (UP): A Plataforma Transgénicos Fora está a criar a certificação “Sem OGM”. Podem explicar-nos como irá funcionar?

Funcionará de forma idêntica à certificação biológica, a rotulagem Sem OGM pode ser requisitada por qualquer produtor de géneros alimentícios a nível nacional. A iniciativa e o referencial Sem OGM são supervisionados pela Plataforma Transgénicos Fora, mas a implementação no terreno cabe às empresas de certificação. Os produtos que solicitarem e que se comprove que não foram produzidos com OGM poderão usar o rótulo Sem OGM.

UP: Existem muitos produtos fabricados com recurso a OGM e que não estão rotulados como tal. Podem dar-nos alguns exemplos?

A maioria dos ovos, carnes, peixes e lacticínios são produzidos com soja e milho transgénico, no entanto, essa informação não está disponível para o consumidor. Também produtos com uma percentagem de OGM até 0,9% não necessitam de ser rotulados. Este rótulo irá ajudar o consumidor a diferenciar os produtos.

UP: Como podemos ajudar a que o Rótulo sem OGM se torne realidade?

O mais importante é, sem dúvida, apoiar o crowdfunding.
Visite também o nosso facebook, a página SEM OGM e partilhe a informação.

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Plataforma Transgénicos Fora?

Para saber mais sobre a Plataforma Transgénicos Fora e as suas intervenções consulte o nosso site e em especial o nosso dossier de atividades.

Fonte – The UniPlanet de 13 de junho de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top