skip to Main Content

Uso de sacolas plásticas será debatido em sessão da Câmara nesta quarta (26)

Uso de sacolas plásticas será debatido em sessão da Câmara nesta quarta (26)

O assunto será debatido na última sessão do mês de outubro (Foto: SetorReciclagem)

O presidente do Sindicato Varejista (Sincovar), Edson Marció, esteve em entrevista na Rádio princesa na manhã desta quarta-feira (26) explanando sobre o projeto do uso das sacolas retornáveis nos supermercados e comércio em geral. O projeto foi implantado no dia 1° de abril de 2009 e permanece até hoje. Entretanto, com o passar do tempo a ideologia do projeto perdeu a sua força inicial, que é conscientizar as pessoas.

Por conta de o projeto estar se extinguindo, visto que poucas empresas o adotaram em seu comércio, Edson participará da sessão da Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (26) para apresentar dados sobre o projeto, mostrar o nível de aceitação e o índice de redução do uso de sacolas plásticas.

– Funcionou de uma forma extraordinária porque sabemos da quantidade que reduziu o uso de sacolas plásticas em 90%. Com o tempo foi se perdendo um pouco. No momento que eu falei com o presidente da Câmara e também com outros vereadores da importância de discutirmos isso no Executivo, no Legislativo, para que realmente se faça um avanço e não um retrocesso. Nós, quando implantamos o projeto, a ideia não era que ficasse apenas nas empresas que resolveram participar de forma voluntária e sim que isso fosse disseminando e fosse ampliando o projeto. A situação foi de forma muito devagar e até foi desmotivando. A ideia hoje é levar junto ao Legislativo uma explanação do que ocorreu nesses sete anos, como Xanxerê foi visto, aonde repercutiu e a responsabilidade. Nós xanxerenses temos uma grande responsabilidade, porque é um projeto que não houve uma imposição por lei e sim um convencimento por diálogo, um envolvimento da comunidade xanxerense. Precisou apenas trazer a informação às pessoas, mostrar que isso era bom, que ia ter um impacto positivo e a ideia aconteceu – destaca.

Durante a sessão da Câmara, será apresentado um balanço geral do projeto e após será discutido qual o seu futuro sobre o assunto. Edson acredita que a comunidade em geral deve participar dessa discussão, pois o projeto envolve todos os xanxerenses. Uma possibilidade é que o projeto implantado passe a ter embasamento legal, tornando-se um projeto de lei municipal.

– A minha expectativa é demonstrar e distribuir a responsabilidade para todos nós avaliarmos e vermos o que é melhor para o nosso município. Vale a ideia da grande maioria, no que sentirmos que é melhor para Xanxerê – finaliza.

Fonte – Tudo sobre Xanxerê de 26 outubro de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top