skip to Main Content

Vem aí a mineração de calor para geração de eletricidade

by Wolfgang Staudt

A universidade norte-americana MIT acaba de divulgar um estudo exaustivo sobre o potencial da energia geotermal – uma forma de energia alternativa que explora o calor do interior da Terra para gerar energia elétrica ou até mesmo para ser utilizado diretamente na indústria.

Já existem várias usinas ao redor do mundo que exploram a energia termal, mas sempre ligadas a fontes naturais de calor acessíveis da superfície. O que os cientistas estão propondo agora é a criação de uma nova forma de mineração, a mineração de calor para geração de eletricidade.

O estudo analisa os aspectos práticos, os possíveis impactos ambientais e a viabilidade econômica de se utilizar tecnologias de exploração geotermal para a geração de energia.

“Nós estamos convictos de que a mineração de calor pode ser economicamente viável a curto prazo, com base em uma análise global dos sistemas geotermais existentes, em uma avaliação dos recursos totais dos Estados Unidos e nos contínuos melhoramentos na perfuração profunda e na tecnologia de estimulação de reservatórios,” afirma o pesquisador

O estudo mostra que a perfuração de vários poços que alcancem rochas quentes em grandes profundidades e sua conexão com regiões de rochas fraturadas que possam receber um fluxo de água, irá criar um trocador de calor gigantesco que poderá produzir grandes quantidades de água quente ou vapor. O vapor poderá então ser utilizado para girar turbinas e geradores.

Embora analise o caso específico dos Estados Unidos, o trabalho “O Futuro da Energia Geotermal” serve de subsídio para estudiosos do mundo todo. (Inovação tecnológica)

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top