skip to Main Content

VIAPAR divulga a programação do Maringá Jazz Festival

As atrações do Maringá Jazz Festival foram divulgadas hoje pela manhã na sede da Viapar, patrocinadora master do evento.

No mesmo dia entrou no ar o site do festival http://maringajazz.com.br/2014/

Abaixo, as atrações e a biografia dos artistas convidados para a versão 2014.

O MARINGÁ JAZZ FESTIVAL entra em sua terceira edição este ano e contará, como sempre, com atrações de renome nacional e internacional. Novamente com o apoio irrestrito da empresa VIAPAR – RODOVIAS
INTEGRADAS DO PARANÁ S/A, e de empresas como a concessionária MA MÁQUINAS – JOHNN DEERE, pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, além de outros apoios importantes, será possível realizar mais este festival para toda a comunidade de Maringá e região.

A cidade receberá durante os dias 24 e 25 de outubro quatro shows no teatro Marista a partir das 20h, também a exemplo das edições anteriores com o acesso gratuito, devendo o público interessado retirar os seus convites individuais somente no mesmo dia dos shows, sempre a partir das 10h até as 18h no próprio local.

Os convidados para esta edição são os seguintes artistas: Trazemos o grupo TRÊS DE PAUS, onde os músicos paulistanos Douglas “ShakerHand” Las Casas (bateria), Ximba Uchyama (baixo) e Bruno Alves (piano, teclados e Synths), apresentam o seu show baseado em sua sólida trajetória no cenário da música instrumental brasileira nos últimos anos. Teremos o Violonista MARCEL POWELL, cuja hereditariedade familiar e musical é do mestre BADEN POWELL, mas com uma carreira independente e consolidada no Brasil e no exterior que vem ao festival acompanhado por bateria e baixo. Teremos um dos maiores bateristas brasileiros da atualidade – CUCA TEIXEIRA, que estará aproveitando o festival para divulgar o seu CD solo “Cuca Teixeira”, comemorando seus 25 anos de carreira, onde além de acompanhar outros importantes nomes da música popular brasileira e da música instrumental, recentemente realizou trabalhos com a cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, virá acompanhado de Sandro Haick no Baixo Elétrico e Pepe Cisneros nos Teclados. Finalizamos com um dos mais talentosos pianistas de sua geração – KIKO CONTINENTINO, que além de acompanhar e gravar com a maioria dos grandes nomes da MPB, atua a mais de dezessete anos com um dos ícones da música nacional e internacional – Milton Nascimento. KIKO CONTINENTINO estará no Maringá Jazz Festival com o seu Trio chamado MAKIMA, composto por alguns dos mais respeitados músicos brasileiros com experiência internacional, tendo na bateria RENATO MASSA que trabalhou com Ed Motta, Fagner, Robertinho do Recife e muitos artistas importantes, e no baixo o brasiliense MARCELO MAIA, músico e compositor.

Ainda haverá a participação especial do músico dos sopros – MARCELO MARTINS, no trio MAKIMA. MARCELO é multinstrumentista, compositor, arranjador, educador e produtor. Participará a convite do próprio KIKO
CONTINENTINO, com quem tem uma relação musical de muita cumplicidade. Sua carreira é bastante ativa com participações especiais em gravações e shows dos artistas: Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos Cidade Negra, Titãs, Leila Pinheiro, Roberto Carlos, Beto Guedes, Flávio Venturini, Francis Hime, Jaques Morelembaum, Djavan, entre outros.

Novamente a música instrumental brasileira estará muito bem representada, sendo dois dias de grandes performances no MARINGÁ JAZZ FESTIVAL. O palco do teatro Marista estará em destaque no ambiente musical regional. Será especial para o público presente.

Esperamos você!

O “TRÊS DE PAUS” formado por: Bruno Alves (teclados, piano & Sinth), Ximba Uchyama (baixo de 4 e 6 cordas, Vertical e Fretless) e Douglas “ShakerHand” Las Casas (bateria e percussão) se orgulham profundamente em fazer e representar a obra de um dos maiores percussionistas e compositores brasileiros: “AIRTO MOREIRA”.

Resolvemos gravar o Cd/Dvd e fazer esta homenagem ao Airto, pois percebemos que ele era mais conhecido fora do Brasil, do que dentro do seu próprio país. Não queremos fazer “cover” de suas músicas, fazemos uma homenagem em releituras e re-arranjos com a cara do Três de Paus.

Airto mora nos EUA a mais de 40 anos e já tocou com todos os grandes nomes da música mundial, tais como: Miles Davis, Chick Corea, Harbie Hancock, Flora Purin, Hermeto Paschoal, Elis Regina, Al Di Meola, Carlos Santana, Tom Jobim, César Camargo Mariano, Dizzy Gillespie, Edu Lobo, George Benson, Geraldo Vandré, James Taylor, Paul Simon, Milton Nascimento,entre muitos outros.

“Não tocamos apenas Jazz, Funk, Latin ou Música Brasileira, não gostamos de rótulos, por isso o que tocamos deve ser chamado de MÚSICA INSTRUMENTAL. Mas sempre trazendo tudo do “BRASUCA”, como o tempero
do Samba, Baião, Maracatu, Ijexá, Partido Alto, entre muitos outros ritmos, pois desta forma podemos tocar Música Instrumental Brasileira, conhecida como MIB e mostrar a verdadeira arte de se tocar um instrumento sem rótulos ou preconceitos.”

MARCEL POWELL nasceu em Paris em 1982 e é músico profissional desde os 9 anos de idade, seu professor foi seu pai um dos ícones da música brasileira e mestre do violão Brasileiro Baden Powell. Com o pai além das aulas em casa, teve a oportunidade de aprender seu ofício viajando, gravando, e atuando profissionalmente pelo mundo afora.

Com Baden, Marcel gravou 2 discos: Baden Powell e filhos (1994) Gravado ao vivo no Rio de Janeiro e Suite Afro consolação (1997) gravado no Japão, ambos com a participação de seu irmão Philippe Baden ao Piano; Ainda em 2005 formou o “Marcel Powell trio” que rendeu o disco “corda com bala” lançado no Brasil pelo selo “Rob Digital” e no Japão em 2013 pelo selo “Respect Records”; Hoje com 32 anos Marcel Powell tem 6 discos lançados no Brasil, Europa e Japão.

Recentemente lançou pelo selo Kuarup o cd “violão, voz e Zé Kéti” acompanhado do Cantor Carioca Augusto Martins fazendo uma bela Homenagem Ao compositor Zé Kéti. Já atuou em 16 países entre América do
Sul, Europa, e Asia. Foi consagrado pelo conceituado Crítico Musical Tárik de Souza como “jovem mestre do violão brasileiro” em 2006,vencendo no mesmo ano o Prêmio rival Petrobrás de “melhor instrumental solo” com Disco “Aperto de mão” lançado pelo selo “Rob digital”.

CUCA TEIXEIRA Filho de músicos, nascido em 19 de abril de 1972, Cuca teve contato com a música, bateria e com grandes músicos desde sua infância, principalmente com seu pai baterista, Edegar Teixeira, sua mãe Cantora, Sara Chretien, seu irmão, saxofonista, Wilson Teixeira, e com Arismar do Espírito Santo, multi-instrumentista, que o levaram naturalmente a tornar-se músico profissional aos 15 anos de idade, tocando na noite de São Paulo.

Desde então se apresenta em shows, gravações, workshops e projetos de vários artistas, tais como: Celso Pixinga, Arthur Maia, Sizão Machado, Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Bocato, Lee Konitz, George Benson, Claudio Roditti, Joe Lovano, Frank Gambale, Michael Brecker, Scott Henderson, Roberto Sion, Leo Gandelman, Pavilhão 9, Jane Duboc, Eduardo e Silvinha Araujo, Peri Ribeiro, Fábio Jr., Alejandro Sanz, Dominguinhos, Wilson Simonal, Renato Borghetti, Zerró Santos Big Band, Ulisses Rocha, Edsel Gomez, entre outros.

Em 2012, é lançada a nova tournée da Cantora Maria Rita “Redescobrir” em homenagem a Elis Regina, também registrada em CD e DVD (Universal Music) estendendo-se para o ano de 2013.

Em 2014 em comemoração aos seus 25 anos de carreira, Cuca Teixeira lança o seu primeiro CD solo, intitulado “Cuca Teixeira”. Com produção musical de Sandro Haick, o álbum apresenta em 11 faixas. Além de Cuca, cada faixa conta com uma banda diferente. Entre os músicos estão, Arismar do Espírito Santo, Edsel Gomez, Thiago Espírito Santo, Wilson Teixeira, Tomati, Daniel D’Alcanatara, entre outros. Participação especial da cantora Sara Chretien.

Cuca Teixeira é endorsee: Pratos Sabian, Baterias Gretsch, Peles Evans, Baquetas Pro-Mark e Latin Percussion.

MAKIMATRIO

Kiko Continentino

Natural de Belo Horizonte (MG), Kiko Continentino é pianista, arranjador e compositor. Cresceu no berço do jazz e também aprendeu através das harmonias de Tom Jobim. Já trabalhou com metade da MPB, toca com Milton Nascimento há 17 anos (com quem tem parcerias), conciliando sua carreira de “sideman” com a de artista solo da música instrumental – com mais de seis CDs próprios lançados.

Marcelo Maia

Marcelo Maia é brasiliense criado em Goiânia (GO). Parece trazer do cerrado uma forma diferente de tocar baixo, com técnica e respiração expansiva, emoldurada por um swing bem particular. Também compositor inspirado, divide com Continentino quatro faixas no CD. Conheceu o pianista na gravação do seu segundo CD solo (“Cores da Rua”) em Niterói, para o qual Kiko assinou os arranjos e contribuiu com duas composições.

Renato Massa “Calmon”

O carioca (RJ) Renato Massa “Calmon” trabalhou com artistas de diversas tendências. Iniciou através do rock’roll de garagem, mas logo cedo começou a trabalhar com gente grande. Descoberto por Robertinho do Recife, tocou com vários artistas nordestinos (Fagner, Elba, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, etc.), do POP rock e finalmente da área jazz-rock-soul, como Ed Motta. Atualmente trabalha com a alta nata instrumental carioca, transitando com igual facilidade na cena da bossa nova e na cena do rock; além de ser um dos raros bateristas brasileiros, de extrema versatilidade, que se aprofundou no idioma da bateria jazzística – a forma mais adequada de tocar jazz, chamada “straight ahead”.

Marcelo Martins (participação especial)

Nascido em Niterói, o saxofonista, flautista e arranjador Marcelo Martins começou seus estudos de flauta aos oito anos na Orquestra do Instituto Abel, em Niterói. Cursou Teoria Musical no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro com a professora Maria Ísis, enquanto fazia aulas particulares com o flautista/sax Renato Franco. Em 1985 iniciou seus estudos de Harmonia Funcional e Improvisação com o professor Sérgio Benevenuto, no método Berklee. Marcelo Martins já excursionou por vários países do mundo, entre eles Itália, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Espanha, Venezuela, Uruguai Argentina e Portugal, e marcou presença em eventos como o Heineken Jazz Festival, França, 1990, e JVC Grande Parade du Jazz, França, 1990.

Trabalhou como músico e arranjador em gravações e shows de diversos artistas da música brasileira, tais como: Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos Cidade Negra, Titãs, Leila Pinheiro, Roberto Carlos, Beto
Guedes, Flávio Venturini, Francis Hime, Jaques Morelembaum, Djavan, entre outros.

Fonte – Assessoria de Comunicação da VIAPAR de 30 de julho de 2014

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top