G

GÁS NATURAL
natural gas
gaz naturel
gas natural

“Mistura de hidrocarbonetos gasosos na qual predomina o metano (CH3), que se encontra acumulada em jazidas subterrâneas porosas, associada ou não com petróleo cru” (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

GEMS/ÁGUA

Projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que diz respeito ao controle mundial da qualidade da água.

GERMOPLASMA
germoplasm
germoplasme
germoplasma

“Material hereditário que (as plantas e animais) transmitem à descendência por meio dos gametas” (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

GESTÃO AMBIENTAL
environmental management
gestion de l’environnement
gestión ambiental

O conceito original de gestão ambiental diz respeito à administração, pelo governo, do uso dos recursos ambientais, por meio de ações ou medidas econômicas, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de manter ou recuperar a qualidade do meio ambiente, assegurar a produtividade dos recursos e o desenvolvimento social. Este conceito, entretanto, tem se ampliado nos últimos anos para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas de ação desenvolvidos por empresas para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
“A condução, a direção e o controle pelo governo do uso dos recursos naturais, através de determinados instrumentos, o que inclui medidas econômicas, regulamentos e normalização, investimentos públicos e financiamento, requisitos interinstitucionais e judiciais” (Selden, 1973).
“A tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso renovável sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade” (Hurtubia, 1980).
“O controle apropriado do meio ambiente físico, para propiciar o seu uso com o mínimo abuso, de modo a manter as comunidades biológicas, para o benefício continuado do homem” (Encyclopaedia Britannica, 1978).
“Tentativa de avaliar valores limites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação bastante demorada do meio ambiente, e de manter os ecossistemas dentro de suas zonas de resiliência, de modo a maximizar a recuperação dos recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada e de longo prazo” (Interim Mekong Committee, 1982).

GOLPE DE ARÍETE
water hammer
coup de bélier
golpe de ariete

“É a sobrepressão que canalizações recebem quando a velocidade de um líquido é modificada bruscamente” (ACIESP 1980).
“Fenômeno de oscilação na pressão d’água em um conduto fechado, resultante da retenção brusca do fluxo. Um aumento momentâneo, excessivo, da pressão estática normal pode ser produzido deste modo” (Carvalho, 1981)

GRADEAMENTO
grating
degrillage
enrejado

“Remoção de sólidos relativamente grosseiros em suspensão ou flutuação, retidos por meio de grades ou telas” (ABNT, 1973).

GRADIENTE
gradient
gradient
gradiente

Mudança de valor de uma quantidade (temperatura, pressão, altitude etc.) por unidade de distância, numa direção específica. Inclinação ou razão de ascensão ou descida de uma encosta, rodovia, tubulação etc.
“É uma mudança de elevação, velocidade, pressão ou outra característica, por unidade de comprimento” (Carvalho, 1981).
“Mudança unidirecional, mais ou menos contínua, de alguma propriedade no espaço. Os gradientes referentes às propriedades ambientais se refletem freqüentemente por meio de alterações nos parâmetros biológicos” (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

GRAU DE TRATAMENTO
treatment degree
niveau de traitement
grado de tratamiento

“Medida de remoção efetuada por um processo de tratamento com referência a sólidos, matéria orgânica, bactérias ou qualquer outro parâmetro específico indicador de poluição” (ABNT, 1973).

Deixe uma resposta