skip to Main Content

Wal-Mart foi convidada a se explicar para a SEMA-PR

Ficamos sabendo que na semana passada o tempo esquentou em Curitiba.

A SEMA – Secretaria de meio ambiente do estado do Paraná – recebeu quinta-feira, dia 04 de junho de 2009, pela manhã, representantes do Wal-Mart para que eles apresentem alternativas para o problema dos 150 milhões das sacolas que eles despejam mensalmente no planeta, plásticos estes que por serem convencionais ficam mais de 500 anos poluindo o planeta.

Se quisermos fazer um exercício de matemática, é bem simples de se perceber o tamanho da encrenca que o Wal-Mart está arranjando para nossos descendentes resolverem. De 2004 – quando eles desembarcaram no país – até 2009, a rede já despejou no solo de nosso país aproximadamente 10 bilhões de sacolas. Isso é uma enormidade que o cérebro humano não consegue nem visualizar. E essas sacolas nem sempre acabam em aterros, muitas vezes elas acabam em bueiros, nos rios, no estômago de aves, peixes e animais, poluindo e matando.

Por que eles foram chamados? Fomos convidados para o lançamento nacional do programa de desconto deles em Curitiba no dia 22 de maio que vocês podem ler em posts anteriores.

Primeiro que eles não estão dando o desconto de R$ 0,03 por cada 5 itens ao cliente se ele levar sua própria sacola retornável em todas as lojas da rede, apenas no Big e Mercadorama, não tendo entrado na campanha o Wal-Mart, o Extra e as outras lojas que fazem parte da rede Wal-Mart.

Se comprometeram a divulgar melhor o desconto, porque hoje ninguém que vá fazer compras no Big e Mercadorama sabe que existe este desconto, no nosso caso, quando fomos fazer compras no sábado passado tivemos que dizer “estamos trazendo nossas sacolas, queremos o desconto de 3 centavos por cada 5 itens”. Já nos explicando, é a primeira vez que fazemos compra lá desde que eles começaram a receber a multa de 70 mil diários em março do ano passado, estávamos boicotando a rede por não utilizarem sacolas oxi-biodegradáveis mas agora fomos lá porque estão dando desconto para cliente consciente, nosso caso, é óbvio.

Não existe absolutamente nada de propaganda dizendo que existe este desconto, nada no sistema de vídeo, nada no sistema de áudio, nada nos folders, nada de nada, é como se fosse um faz de conta.

Na verdade o estado não quer mais sacola na boca do caixa, mas se aceita a oxi-biodegradável até banirem as sacolas de plástico.

Outra coisa, eles tem que se explicar por laudos técnicos o porquê não utilizam as sacolas oxi-biodegradáveis, afinal, eles despejam no planeta todos os meses 150 milhões de sacolas e somente este desconto não fará diferença perceptível na quantidade de sacolas com que eles estão poluindo o planeta. Mas tem que ser laudo técnico, não blábláblá dos soldadinhos de plástico ou matéria fajuta em TV, jornal ou revista.

Isto porque ainda nem falamos dos plásticos utilizados antes do caixa – sacos de FLV para frutas, legumes e verduras, sacos de padaria, sacos e bobinas de plástico para açougue, bandejas de isopor e o plástico flexível que envolve estas bandejas, o plástico em que chegam as verduras e muito mais -, porque eles representam no mínimo 300 milhões de embalagens de plástico eterno todos os meses que ficarão por pelo menos 5 séculos atormentando os moradores deste planeta, mas este é um assunto para mais tarde, porque já existe uma solução ambientalmente correta para todo este plástico e ainda mais, para o plástico que embala produtos que de fábrica.

Ou eles apresentam laudos técnicos dizendo o porque de não utilizar sacolas oxi-biodegradáveis ou se comprometem a dar destino às 150 milhões de sacolas todos os meses, o que significa transformar estas sacolas em peso e mostrar que foi dado destinação ao correspondente em peso destas sacolas.

Na verdade, todos querem que eles deixe de distribuir as sacolas de uso único dos caixas, este é o objetivo final, mas enquanto isso, ou usam papel ou oxi-biodegradável.

Enfim, eles tem 30 dias para as respostas, quais e quantas são as lojas da rede, que todas as redes dêem o desconto, os laudos de porque não usam as sacolas oxi-biodegradáveis e o que vão fazer como alternativa para as sacolas poluidoras de plástico eterno que eles usam.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top