skip to Main Content

Walmart diz que não usa sacolas plásticas. Mas usa …

Hoje – dia 08 –  recebi um release enorme do Grupo Walmart Brasil, dizendo que já “fizeram com que mais de 60 milhões de sacolas plásticas deixassem de ser consumidas desde 2007 na Região Sul – o que representa 11% a menos”.

Querem mostrar a preocupação ecológica da empresa. Muito bem. No mesmo sentido, dizem ainda – no release – que “no RS, clientes das lojas BIG, Nacional e TodoDia já adquiriram mais de 446 mil sacolas de algodão (eles não venderiam mais sacolas plásticas)”.

Comentário meu – Tomara que a rede esteja mesmo cumprindo o que sua assessoria de imprensa anuncia aos quatro ventos, como flocos de algodão. Pois em meados de dezembro do ano passado enviei a eles e-mail com uma cobrança e não responderam. Eu perguntava por que, apesar da propaganda do consumo consciente ecológica que faziam, seguiam utilizando sacolas plásticas num supermercado da rede em Pelotas. Nem um mísero e-mail de resposta me enviaram. Silêncio sepulcral. Ah, esse Walmart…

Leia abaixo a denúncia feita por um leitor e colega do Amigos, na ocasião, e que motivou o envio do meu e-mail à assessoria de imprensa do Walmart.

Leitor Fábio Castro escreve: “Recentemente adquiri no BIG (rede de supermercados) algumas sacolas retornáveis (aquelas feitas em tecido), na tentativa de contribuir para a sustentabilidade mundial. Hoje, ao voltar ao supermercado para fazer compras e exercer meu papel de “cidadão ecologicamente responsável”, tive a seguinte surpresa:

– Você não pode entrar com as sacolas retornáveis nos corredores do estabelecimento, pois as mesmas são comercializadas neste ambiente – me disse uma funcionária.

Então, ela (o supermercado) teve a brilhante ideia de embalar as minhas sacolas de pano em um SACO PLÁSTICO utilizado como Guarda Volumes”. Perguntei à moça do caixa se isto era procedimento comum e a resposta foi: SIM.

Parafraseando o Lula: “Que M !@#$% de Sustentabilidade é essa que a rede varejista apregoa, inclusive nos monitores próximos aos caixas”?!”.

Fonte –  Rubens filho para o Amigos de Pelotas de 08 de abril de 2010

Foto –  Amigos de Pelotas

Só comentando, nooossa, eles diminuiram 60 milhões de sacolas durante os 3 anos da campanha – 2007, 2008 e 2009 -., uau, lendo rapidamente até parece um número expressivo.

Acontece que eles jogam no solo do Brasil 150 milhões de sacolas por mês, isto é, em três anos de alardeado projeto, eles diminuiram o equivalente a pouco mais de 1/3 do número de sacolas que eles distribuem em um único mês. Enquanto isso, nestes mesmos três anos eles poluiram o país com bem mais de 5 bilhões de sacolas.

Cuidado com os números, pois podem parecer enormes, se não tivermos toda a equação. Isto é, eles estão fazendo de conta que são verdes e continuam poluindo do mesmo jeito. Quem quer faz e pelo visto eles não querem e ainda mentem se dizendo ecologicamente corretos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top