skip to Main Content

X Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

X CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Lendo o prospecto do congresso, não tinha muito a ver com o PROJETO MATA CILIAR, por se tratar de arborização URBANA.

Fomos porque somos membros fundadores do Instituto da Árvore e estamos em pleno desenvolvimento do novo plano diretor de arborização de Maringá – o anterior foi elaborado em 1953 e não está sendo cumprido – , mas quando chegamos e começamos a assistir as palestras, vimos que está tudo muito interligado.

Algumas palestras muito interessantes,

ARBORIZAÇÃO URBANA E SUSTENTABILIDADE – DR MIGUEL ALOYSIO SATTLER

Gostei especialmente dos condomínios sustentáveis que estão surgindo no mundo, em que se tem 25% da área destinada a hortas e pomares e a arborização com frutíferas – espero que não usem jaca.

ARBORIZAÇÃO URBANA EM PROJETOS PAISAGÍSTICOS – DR SILVIO SOARES MACEDO

O EMPREGO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE PLANTAS NA ARBORIZAÇÃO URBANA – DRA ATELENE NORMAN KAMPF

Nunca tinha pensado a respeito do deslocamento de terra para plantio de pinus ou eucalipto, porque cada vez que se coloca terra em um saquinho para plantar uma muda você estará deslocando esta terra para muito longe do local e desperdiçando terra fértil que demora muitos anos para se reconstituir.

Tenho que reencontrar os dados de quantos cm de terra fértil tem o Paraná, quantos anos o planeta demora para construir 1 centímetro de terra fértil …

Enfim, a utilização de resíduo de poda, casca de pinus e eucalipto para substrato de plantio é uma forma de economizar os recursos do planeta – poupança.

Outro item interessantíssimo é o ecotelhado, http://www.ecotelhado.com.br usado para agricultura urbana e conforto térmico.

Alguns mini-cursos interessantíssimos,

NOÇÕES DE DENDROLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES USADAS NA ARBORIZAÇÃO URBANA NO SUL DO BRASIL – ANDRÉ SAMPAIO

Seis horas de curso para quem não entende nada de árvores conseguir pelas folhas, raizes, tronco, flores … conseguir olhar uma árvore do sul e saber do que se trata.

 

MANEJO DO SUBSTRATO NO CULTIVO DE PLANTAS PARA ARBORIZAÇÃO URBANA – DRA ATELENE NORMAN KAMPF

Aula prática de substrato.

Enfim o Eduardo Ecker – Diretor de Arborização da SEMAA – Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá está de parabéns pelos temas e palestrantes escolhidos.

Parabéns para os organizadores pelo magnífico evento.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top