skip to Main Content

O homem e o meio ambiente

Não há como falar em meio ambiente sem discutir a questão da sustentabilidade, pressupondo que sustentabilidade está intrinsicamente relacionada ao meio, às pessoas, às relações, usos, necessidades, sistemas produtivos. Portanto, sustentabilidade envolve todos os atos e relações do homem em sociedade e de sua interação com o meio em que vive.

Os eventos que vêm se apresentando atualmente, decorrentes das mudanças climáticas, parecem não ter efeito na compreensão da realidade por parte de toda a sociedade, manifestando-se em práticas, atitudes e modos de produção que de fato comprometem a proteção ao meio ambiente e a redução de danos ocasionados pela ação do homem.

Derretimento das calotas polares, destruição das florestas, destruição de ecossistemas, contaminação química, contaminação de solos, poluição de rios e oceanos, poluição atmosférica, parecem ser assuntos alheios à realidade cotidiana das pessoas, entretanto, tais eventos impactam diretamente o futuro da humanidade.
A escola, a academia, a imprensa, os poderes públicos nas esferas federal, estadual e municipal precisam discutir amplamente com toda a sociedade e estabelecer pactos realmente significativos de compromisso com a sustentabilidade ambiental.

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O dia de hoje é uma oportunidade de reflexão para a mudança de atitudes do homem frente ao meio ambiente. Se não for assim, o futuro será realmente trágico. É necessário praticar a máxima do ambientalismo – pensar globalmente e agir localmente; reformular atitudes e hábitos diários em relação ao uso de água, energia elétrica, combustíveis, destino dos resíduos domésticos, embalagens, dentre outros. Só assim, com a participação de todos, criam-se atitudes concretas para a proteção do meio ambiente.

Saint-Clair Honorato Santos é procurador de Justiça do MP-PR, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente.

Fonte – MP PR de 05 de junho de 2014

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top