skip to Main Content

Lançamento do primeiro software carbono zero do Brasil – 23 de agosto de 2007

Inicio aqui uma retrospectiva do último mês.

Com tantos projetos estou sem tempo de postar as notícias no dia – no caso nem da semana ou do mês – mas estou me redimindo, postando as atividades, mesmo com atraso.

Abaixo, algumas notícias a respeito do evento de 23 de agosto, quando a FUNVERDE entregou o certificado de software amigo do planeta à empresa PRODUTEC, que desenvolveu o software e fez o inventário e neutralizou as emissões que ocorreram durante seu desenvolvimento.

Notícias ACIM, de 22 de agosto de 2007

Evento marca o lançamento do primeiro software Zero Carbono

A FUNVERDE realiza nesta quinta-feira (23), às 7h30, no Auditório Ângelo Planas, a entrega do certificado Software Amigo do Planeta para a empresa Produtec, que está lançando o primeiro software dentro da filosofia Zero Carbono. O evento tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

Durante o evento os participantes conhecerão em detalhes como é possível neutralizar o carbono emitido pelas empresas.

Desde o ano passado a ACIM em parceria com a Funverde realiza ações de preservação do meio ambiente. Dentre as ações estão disseminação da importância do uso das sacolas oxiobiodegradáveis em supermercados e outros estabelecimento comerciais da cidade.

Outra ação recente foi a parceria com o Instituto da Árvore, do qual a ACIM passou a ser associada. A parceria pretende estimular o empresariado a fazer a manutenção da arborização da cidade por meio do projeto “Associado patrocinador”. Neste projeto as empresas poderão patrocinar não só o replantio de árvores, como também o ajardinamento de canteiros centrais das avenidas da cidade. Os empresários que investirem poderão obter benefícios fiscais, como isenção de até 2% de imposto de renda sobre o lucro operacional da empresa. Além disso, o patrocinador terá seu nome exposto em totens de 90 centímetros de altura, que serão instalados nos canteiros.

Em relação a arborização, a ACIM contribuiu com a doação de 200 árvores compromisso assumido junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) no ano passado durante a Campanha de Natal Um shopping a céu aberto.

  

Notícias ACIM, de 23 de agosto de 2007

Empresa maringaense adota programa inédito de neutralização das emissões de carbono

As emissões de carbono, que causam grande impacto ao meio ambiente, são uma preocupação mundial atualmente. Muitos programas de redução das emissões vêm sendo discutidos e pactuados pelas nações, em acordos como o Protocolo de Kiyoto. Em Maringá, uma empresa resolveu se antecipar e, por iniciativa própria, iniciou um trabalho para reduzir o impacto ambiental provocado pela sua própria atividade.

Trata-se da Produtec, empresa que produz softwares. Numa iniciativa inédita, ela realizou um inventário sobre a emissão de carbono ocorrida durante o processo de desenvolvimento do software Produtivo, que é comercializado pela empresa. A ação, além dos benefícios à natureza, propiciou que o produto recebesse o certificado de “Software Amigo da Natureza”, emitido pela ONG maringaense Funverde.

Realizando o inventário, a empresa conseguiu levantar a “quantidade” de recursos naturais utilizados e a emissão de carbono provocada durante o desenvolvimento do software e chegou à conclusão de que seria necessário o plantio de dez árvores para fazer a neutralização dessa emissão.

Depois de envolver-se com esse trabalho de compensar a natureza pelas agressões, a empresa decidiu ir além e vai plantar cem árvores, ao invés de dez. O plantio será feito em parceria com a Funverde, que realiza um importante trabalho de reflorestamento de fundos de vale no município. A ONG dará toda a orientação técnica para o plantio das mudas e acompanhará o desenvolvimento das plantas, de forma que as árvores possam ter melhores condições de sobrevivência.

A idéia de realizar a neutralização das emissões de carbono, segundo o empresário Artur Alberto Calefe, proprietário da Produtec, nasceu de um programa de TV. Ele assistiu a um documentário que falava sobre os problemas e mazelas das grandes cidades e ficou impressionado com o fato de que os produtores haviam inventariado toda a emissão de carbono provocada durante a produção do programa e realizado a neutralização por meio do plantio de árvores. Artur Calefe resolveu fazer o mesmo em sua empresa.

Além da neutralização de carbono, a empresa foi além. A embalagem do software Produtivo, bem como materiais de divulgação relacionados ao produto, são confeccionados com material reciclável e, a cada cópia comercializada, a Produtec irá plantar uma árvore.

O trabalho realizado pela empresa, em parceria com a ONG, foi apresentado hoje (quinta-feira, 23) de manhã, durante um café da manhã na ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), que apóia a iniciativa e quer estimular outras empresas a adotarem programas semelhantes. Mais de 50 pessoas compareceram ao evento.

Na abertura, o presidente da ACIM, Carlos Tavares Cardoso, ressaltou que “não há desenvolvimento se não for sustentável e isso passa pela própria sobrevivência do planeta. Dentro deste contexto, devemos estar preocupados com o efeito estufa”. Tavares lembrou que, justamente por isso, a ACIM tem apoiado ações da Funverde, citando como exemplo o incentivo à adoção de sacolas oxibiodegradáveis, projeto que tem repercussão nacional e estimulou muitas cidades a adotar ações semelhantes.

O secretário municipal de meio ambiente, Diniz Afonso, lembrou que a luta do homem para preservação da natureza lembra a batalha de Golias contra Davi. “O trabalho maior deve ser o de conscientização e isso depende do homem. Somos consumidores, vítimas e causadores do problema”, afirmou, lembrando que Maringá dá o exemplo com a iniciativa pioneira da Produtec, que “conta com todo apoio do poder público”.

O presidente da Funverde, Cláudio José Jorge ressaltou a importância das parcerias no trabalho desenvolvido pela ONG. Para ele, é fundamental que toda a sociedade se conscientize da importância de se reverter o processo de destruição da natureza que está em curso. “Queremos emitir mais certificados como este e em todos os segmentos da área empresarial. Se atingirmos este objetivo, estaremos contribuindo para a conscientização das pessoas e para a própria sobrevivência do planeta”, frisou.

Por que plantar árvores?

A concentração de gases na atmosfera é benéfica, desde que esteja em seu natural equilíbrio. Com nosso modo de produção e consumo, estamos tirando carbono do solo e jogando na atmosfera, promovendo um desequilíbrio – o efeito estufa – que provoca a retenção de mais calor, mais incidência de tempestades, secas, alteração do nível do mar, entre outros problemas.

No Brasil, os principais impactos que vêm sendo identificados são a savanização da Amazônia, perdas agrícolas no Centro-Oeste e no Sudeste e queda na vazão dos rios que produzem hidroeletricidade.

Uma das saídas é a realização, pelas empresas, de inventários da emissão de gases emitidos para criar projetos de neutralização de carbono. Este inventário nada mais é do que o levantamento de todas as fontes relevantes de emissão de carbono e do prejuízo que isso causa à natureza.

Após o inventário, a neutralização das emissões é feita com o plantio de árvores. A árvore captura o carbono emitido na atmosfera, por meio do processo de fotossíntese, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural.

Além de reduzir o impacto ambiental resultante de suas atividades, as empresas que adotam o programa de neutralização das emissões de carbono têm outra vantagem: a partir do inventário, é possível saber o quanto gastam em energia elétrica, água, combustíveis geradores de energia, etc. Com esse levantamento, a empresa pode estabelecer metas de redução de consumo, trabalhando a conscientização entre a equipe de colaboradores, o que vai refletir em economia no caixa.

Para realizar projetos de neutralização de carbono, é importante que a empresa trabalhe em parceria com ONGs, como a Funverde. As ONGs podem identificar onde é mais interessante realizar o plantio das mudas, dar as especificações técnicas para o plantio correto e acompanhar a evolução da planta, além de emitir certificados como o que a Produtec recebeu.

Serviço: Para mais informações, entrar em contato com a Produtec, pelo telefone 3033-3000, falar com Artur Albert.

  

O diario do norte do Paraná de 24 de agosto de 2007

Empresa maringaense cria software sem emissão de CO2

Por causa da iniciativa, a empresa recebeu ontem o certificado Software Amigo do Planeta, emitido pela FUNVERDE e Associação Comercial de Maringá

A Produtec Informática, uma empresa maringaense com foco na prestação de serviços nas áreas de consultoria, treinamento e desenvolvimento de sistemas de informações para  indústrias, foi a primeira empresa brasileira a produzir um software dentro da filosofia zero carbono. Esta iniciativa rendeu à Produtec o certificado Software Amigo do Planeta, entregue na manhã de ontem pela FUNVERDE e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Os discursos durante a solenidade foram voltados à responsabilidade das empresas com a redução do aquecimento global e seus reflexos. O presidente da Associação Comercial, Carlos Tavares Cardoso, disse que desde o ano passado a entidade, em conjunto com a Funverde, vem desenvolvendo ações de preservação do meio ambiente, com a colaboração do empresariado. Ele citou o caso das sacolas oxiobiodegradáveis, uma iniciativa maringaense que hoje está disseminada em todo o País. Segundo ele, ações como a da Produtec, que efetuou a neutralização do carbono lançado na atmosfera durante a produção de um software, servem de exemplo para outras empresas.

O processo de criação do software premiado envolveu boa parte dos 30 funcionários da Produtec. De acordo com o diretor da empresa, Artur Alberto Calefe, junto com a elaboração do programa foi feito um inventário prévio de todo o tipo de poluição que o trabalho causaria. Foi contada a energia elétrica gasta durante o processo, o combustível queimado pelos veículos da empresa e no deslocamento de funcionários e no consumo de papel. Com base em uma tabela internacional divulgada pelos órgãos ambientais, foi calculada a quantidade de carbono que a Produtec lançaria na atmosfera nesse período.

A emissão de gás é a principal fonte de desequilíbrio ambiental e cabe aos governos, empresas e pessoas tomarem atitudes imediatas a fim de reverter esse dano”, disse Calefe. Ele informou que a quantidade de CO2 lançada no espaço durante a produção do software Produtivo foi pequena, se considerada com operações de outros tipos de empresas, mas para neutralizá-la teria que ser feito o plantio de 10 árvores.

“Através de uma parceria com a Funverde, que desenvolve o Projeto Matas Ciliares, com a vegetação das margens de córregos, a Produtec plantou 100 mudas de árvores, ou seja, dez vezes mais do que o necessário para retirar o carbono lançado durante a criação do software Produtivo”.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top