skip to Main Content

A minha parte quero em gado e grãos – 24 de agosto de 2007

Fomos à uma reunião na sociedade rural de Maringá, onde estiveram presentes a o chefe regional da polícia ambiental, o chefe da polícia ambiental de Maringá Tenente Ribeiro, o promotor de meio ambiente Dr Manoel Ilecir Heckert, o chefe regional do IAP Paulino Mexia, representantes da prefeitura de Maringá e os agricultores da comarca de Maringá.

Eles foram ouvir o recado de que a polícia ambiental irá sobrevoar – graças aos novos aviões – a comarca de Maringá para ver quais agricultores ainda não replantaram a mata ciliar.

Os agricultores pediram até outubro do ano que vem para recompor a mata ciliar, a FUNVERDE ficou indignada, afinal a lei é de 1965 e nenhum agricultor pode alegar ignorância da lei, muito menos alegar que não teve tempo suficiente para recompor a mata ciliar, que afinal, é da coletividade, não pertence ao agricultor, dono da terra.

Pois não é que teve um agricultor imbecil que começou a brigar? Disse que quer a criação de uma CPMF específica para indenizar os agricultores que PERDERAM sua terra e vão ter prejuizo por perder a parte da mata ciliar em que sempre plantaram ou criaram gado.

É muita cara de pau desses fazendeiros, que se pudessem inventariam um jeito de plantar e criar gado em cima da água. Só não o fazem porque a água levaria as plantas e os animais.

Protestamos novamente, dizendo que pedir prazo para outubro de 2008 é muita malandragem e finalmente, a COCAMAR entrou em acordo conosco e os agricultores terão até abril de 2008 para replantar a mata ciliar e depois disso, obviamente, serão processados os que ainda estiverem utilizando a área de preservação permanente.

O mais interessante é a COCAMAR dizer que não tem tempo até dezembro de avisar a todos os agricultores sobre o plantio da mata ciliar, mas quando é para evento garanto que dá tempo.

A FUNVERDE não é intransigente, sempre achamos que o agricultor tem que colher a safra plantada e depois replantar a mata ciliar, mas esses fazendeiros estão brincando com a sociedade, se utilizando de uma área que não pertence a eles, mas sim, serve de proteção à água, bem tão escasso e precioso.

Daí vem minha frase, A MINHA PARTE QUERO EM GADO OU GRÃOS, porque se o fazendeiro tem a cara de pau de dizer que quer a CPMF para indenização dos fazendeiros, eu, como cidadã, quero minha parte do que eles ganharam com o plantio da mata ciliar nestes 42 anos, afinal, plantaram em terra que não é deles, é nossa, da sociedade, da coletividade, dos humanos que ainda nem nasceram, então o dinheiro que ganharam com o plantio ou criação de gado nestas décadas também não lhes pertence e isto é roubo de terra alheia.

São uns caras de pau mesmo, só no ganha ganha e a classe média sempre pagando por tudo.

Voltaremos a este assunto em abril de 2008, mas se conseguir os dados da polícia ambiental de quantas propriedades ainda estão sem mata ciliar, certamente postarei os dados.

Se até abril de 2008 eu esquecer o assunto, por favor, me lembrem, porque não podemos mais permitir esta bandalheira, em que quem tem dinheiro pode destruir o mundo, comprar o governo …

Até que foi bom esperar quase um mês para postar esta notícia, porque na época eu estava com muita raiva destes fazendeiros folgados que pensam que nunca haverá punição para eles, porque tem dinheiro para comprar todos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top