skip to Main Content

Feira orgânica adota sacolas plásticas oxi-biodegradáveis

Curitiba, PR (30/04/2007)

Os agricultores familiares, Maria Salette e Adelmo Escher, produtores orgânicos do município de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, foram os primeiros a adotar as sacolas oxi-biodegradáveis nas feiras orgânicas do Passeio Público, da Praça do Expedicionário e do Jardim Botânico na capital paranaense. Por modificações na composição do plástico, as novas sacolas são menos agressivas ao ambiente, pois gastam menos tempo para decompor, mesmo que sejam jogadas na natureza. Enquanto uma sacola plástica tradicional leva centenas de anos para se decompor, as oxi-biodegradáveis desaparecem em, no máximo, 18 meses; são mais sensíveis à ação da luz solar, da umidade, à temperatura, estresse do filme, além de poderem ser digeridas por microorganismos, segundo informações da ONG ambientalista FUNVERDE (www.funverde.org.br).A organização ressalta, ainda, que a população do planeta vem aumentando o consumo de sacolas plásticas de forma acelerada (20 vezes mais que há 50 anos), em função dos hábitos de consumo e do baixo custo desse material. De acordo com a ONG, a população do planeta utiliza plásticos desde a década de 1930 e não chega a 5% o total desse plástico que foi incinerado. O resto encontra-se disperso no ambiente. São mais de um milhão de sacos plásticos por minuto, quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano.

No Brasil, 1 bilhão de sacos plásticos são distribuídos por mês nos supermercados. Isso significa 33 milhões por dia ou 12 bilhões por ano, o que equivale a um consumo familiar médio de 40 quilos de plásticos por ano ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês.

O casal de agricultores da feira orgânica já importou seis mil sacolas oxi-biodegradáveis de uma fábrica em Maringá. Agora, outros 25 feirantes já encomendaram 60 mil novas sacolas e irão adotar também esse produto nas feiras orgânicas do Passeio Público e do Jardim Botânico (aos sábados) e da Praça do Expedicionário (nas quartas-feiras). (Jornal do Estado)

 

Este Post tem 22 Comentários

  1. eu queria algumas dessas sacolas para seren destribuidas em um lugar q vou apresentar meu trabalho de ciecias que se referi ao aqueçimento do brasil entao queria colocar dicas e tambem algo que possa ajudar o meio ambiente gostaria de ajuda de voces obrigado

  2. Gostaria de adotar sacolas biodegradáveis na farmácia mas não tenho nome de empresas que possam me fornecer. Se puderem me ajudar, agradeço.

  3. Boa noite!

    Vocês mencionam a adoção das sacolas biodegradáveis pelas feirantes de Curitiba mas não dizem onde adquirí-las e a que preço.

    Agradeço as informações

    Carlos.

  4. Sou coordenadora de eventos do Intituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, muito do trabalho de vocês e gostaria de maiores informações sobre as sacolas biodegradaveis e preço

  5. sou aluna tecnica ambiental, estou fazendo um trabalho sobre sacolas boidegradáveis, e gostaria de obter maiores informações sobre o assunto. obrigado.

  6. Bom dia .
    Estou enteressado com essa ideia ,e afim de saber como se faz a sacola ox-biodegradável?
    E gostaria de obter mais informações sobre o assunto. Obrigado.

  7. Oi, quero fazer um projeto para poder diminuir o uso de sacolas plásticas em um ambiente pequeno de compras. Estou interessada em informações sobre essas sacolas oxi-biodegradaveis, será que eu poderia receber algumas informações sobre elas, como onde consegui-las? Obrigada desde já.

  8. Bom dia, sou representante de sacolas plasticas e gostaria de saber quais as industrias que fabricam as sacolas biodegradaveis.

  9. Olá, meu nome é Romero e sou ambientalista em Viconde do Rio Branco MG e quero junto com comerciantes da cidade substituir as sacolas de plástico por bio-degradáveis. Só nao sei onde comprá-las. Poderiam nos ajudar? Agradeço!!!

  10. Oi queria saber a respeito das sacolas plasticas melhor eu estou fazendo curso tecnico de meio ambiente e meu professor pediu pra fazer um trab sobre um bom pojeto e queria saber se tem como vc mim ajudar com alguma ideia…………….Aguardo sua resposta ta ai meu E-mail

  11. Boa tarde,

    Moro em Campo Grande/MS e trabalho para a Fazenda Haras Cachoeira, por se tratar de uma fazenda orgânica e nossa preocupação com o cuidado com o solo e a natureza estamos trabalha com turismo rural e produção de Doces Orgânicos, nossas fazenda vem buscando o certificado de orgânico, e me interessei pelas sacolas oxi-biodegradavéis, gostaria de saber quem fabrica, valor e se entrega em MS e mais informações.

  12. ótima idéia da sacolas plásticas oxibiodegradáveis, necessitamos saber como adquiri-las, preço, favor nos enviar endereço de compra desta alternativa

  13. Oi queria saber a respeito das sacolas plasticas melhor eu estou fazendo curso tecnico de meio ambiente e meu professor pediu pra fazer um trab sobre um bom pojeto e queria saber se tem como vc mim ajudar com alguma ideia…………….Aguardo sua resposta ta ai meu E-mail

    1. gostaria se possivel voces confecionar as sacolas para a feira que vou participar dia 30-5-09 de produtosorganicos ou me tele para dar telef para contato .Meu telef

  14. Boa tarde
    Como vi, muita gente quer saber onde adquire as sacolas
    biodegradaveis nomes de fabricas, telefones, sites inclusive eu. Que tal se voces colocassem neste site
    seria uma super ajuda ao meio ambiente. Grata Ângela

  15. BOA TARDE.

    ESTOU VENDENDO SAQUINHOS OXI-BIODEGRADÁVEIS PARA PET-SHOP.

    NOSSO PROJETO É VENDER PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E OUTROS.

    QUEM QUISER, ME PROCURE..

  16. as sacolas oxi-biodegradáveis uma caixa com mil sacolas de tamanho médio dessas de mercado custa R$40,00 reais …sou feirante de curitiba do passeio publico.

    vou ver se consigo o n° do vendedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top