skip to Main Content

Primeira rede do Brasil inicia o uso da sacola de plástico oxi-biodegradável

Após um ano e um mês do início do PROJETO SACOLAS ECOLÓGICAS, incontáveis reuniões com a ACIM – associação comercial e industrial de Maringá, APRAS – associação paranaense de supermercados,  SEMAA – secretaria de meio ambiente de Maringá, finalmente a primeira rede de supermercados inicia o uso das sacolas oxibiodegradáveis.

As sacolas oxibiodegradáveis, ao invés de ficarem poluindo o planeta por centenas de anos – dizem alguns que por mais de quinhentos anos – iniciam sua degradação em seis meses e em dezoito meses desaparecem.

A idéia do projeto apareceu durante o PROJETO MATA CILIAR, porque desde 2004 a FUNVERDE vem plantando os fundos de vale de Maringá. Não só plantando como também limpando os rios. Adivinhe o tipo de lixo mais comum – uns 90% – que se encontra nas margens, dentro do rio, pendurado nas árvores. Claro que é a sacola de mercado, que muitas vezes vem recheada com 1 chocolate, o cidadão joga a sacola na rua, joga a embalagem do chocolate e come até chegar à esquina. Incivilidade pura.

Alguns números para você. Uma família de classe média com 4 pessoas utiliza mais de 1.000 sacos plásticos por mês, incluindo aí o saquinho que se coloca a verdura no mercado – inclusive 1 cabeça de alho – açougue, videolocadora, feira, farmácia e pode pensar em quantos mais lugares que estou me esquecendo agora.

Esses plásticos, se tivermos sorte, vão para o lixão.

 

Mas normalmente acabam jogadas nas ruas e depois das chuvas dentro dos rios.

Desde 2004 fazemos limpezas regulares nos rios que estamos revegetando.

Mas vimos que isso não adiantava nada, pois a cada chuva as malditas sacolas retornavam.

Foi neste momento que decidimos que não adiantava limpar as sacolas do ambiente e sim mudar o comportamento do consumidor.

O ideal  é o uso das sacolas retornáveis, os embornais – que você pode adquirir no site da FUNVERDE – mas enquanto não chegamos à solução definitiva, vamos melhorar o que podemos.

Esses plásticos são uma herança egoista e maldita para nossos descendentes, que pode ser evitada. Compre no comércio que se preocupa com o planeta.

 

 Ou adquira uma sacola retornável, que você pode usar indefinidamente com a consciência limpa. Você pode encontrá-las no site da FUNVERDE.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top