skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 30 de setembro de 2006 – Sábado

Finalmente, após quatro sábados consecutivos, não choveu hoje.

Vieram 30 pessoas, entre voluntários, estagiários e estudantes do CESUMAR que vieram conhecer o projeto e colocar a mão na massa, plantando e limpando o rio. 

Nos dividimos em duas equipes. Uma foi limpar 50 metros de rio da sujeira resultante de quatro chuvas nas últimas quatro semanas.

Limpando as minas cheias de lodo.

Depois de alguns minutos de retirado o lodo, a água jorrou forte e muito limpa.

 

 Limpando o local do plantio entre as linhas das árvores.

 

Encontramos lixo hospitalar dentro do rio, do lado de uma nascente. Alguém ficou com preguiça dar a destinação correta ao lixo hospitalar, porque tem custo.

A natureza que se vire. Como sempre. As pessoas se esquecem da interdependência, de que ainda não encontramos um planeta habitável para fugirmos quando terminarmos a destruição da terra.

A outra turma ficou plantando árvores. Plantamos 100 árvores. Por falta de bambu, um grupo vai estaquear na semana que vem, enquanto outro grupo limpa mais uma parte do rio e outro grupo planta mais 100 árvores.

Estamos criando também um grupo de manutenção. Toda semana cinco pessoas irão andando entre as linhas das árvores acertando estacas, amarrando, arrancando trepadeiras e outras providências para a manutenção do plantio.

Onde o trator não consegue chegar para fazer buracos para o plantio, fazemos com cavadeira ou enxadão.

Depois de duas horas de limpeza, o rio ficou limpo, pelo menos nos 50 metros que foram limpos e enquanto não vier a próxima chuva, trazendo a sujeira que os cidadãos de Maringá jogam nas ruas e acabam dentro dos rios.

O lixo recolhido.

O grupo.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top