skip to Main Content

Itatiba alerta a população para evitar o uso de sacolas plásticas

Portal novidade de 31 de dezembro de 2007

O Governo do Estado iniciou no último final de semana um mutirão ambiental para conscientizar as pessoas a não usarem sacolas plásticas ao fazerem suas compras. E a Prefeitura de Itatiba apóia essa campanha com a distribuição de folhetos em pontos estratégicos, como lojas, supermercados e escolas, e com um trabalho efetivo de conscientização.

O Mutirão Ambiental tem o objetivo de reduzir o impacto que 66 milhões de sacolas plásticas, consumidas todo mês no Estado de São Paulo, produzem no meio ambiente. Essas sacolinhas ocupam de 15 a 20% do volume de lixo, embora correspondam a apenas 4% de sua massa.

Para avaliar o dano ambiental que esses produtos causam basta lembrar que o plástico leva de 100 a 300 anos para se decompor. E quando lançadas nas ruas, campos ou corpos d’água, essas sacolinhas são a causa de morte de milhares de animais que as ingerem junto com a comida.

A diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Solange Vicentini Tavares Moessenboeck, sugere como alternativa ao uso de sacolas plásticas, que as pessoas levem ao supermercado, por exemplo, uma sacola retornável, como faziam antigamente. “Não podemos mais viver em cima de tanto lixo. A conscientização e a educação têm que partir de cada um. A utilização de sacolas plásticas é um comodismo, e essa alternativa ajudaria a solucionar o problema”, diz.

Além da utilização de sacolas retornáveis, outras dicas para evitar ouso das sacolas plásticas é exigir dos comércios embalagens recicláveis; solicitar aos comerciantes e lojistas que promovam o uso de sacolas reutilizáveis; reduzir o volume do lixo; participar do Programa de Coleta Seletiva, separando o lixo reciclável; e sobretudo incentivar às outras pessoas essas práticas.

Este Post tem 2 Comentários

  1. Boa noite !!

    Sou estudante do último ano de marketing no Inst. Mauá de Tecnologia (S.C.Sul) e nosso TCC está focado no uso consciente da sacola plástica .
    Já apresentamos nosso projeto em supermercados e na própria faculdade; pois temos o maior interesse em divulgar este nosso trabalho em prol à toda a população , despertando a consicência no uso da sacola plástica.

    Caso queiram mais informações liguem-nos

    até breve.

    Claudio Ambrosio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top