skip to Main Content

A bituca de cigarro não é biodegradável! Pense bem antes de jogá-la fora de forma incorreta

Imagem: Sara Kurfeß on Unsplash

Basta caminhar pelas ruas de qualquer cidade brasileira para ver uma bituca de cigarro em cada canto. Muitos fumantes ainda jogam suas bitucas em qualquer lugar depois que o cigarro acaba, esquecendo ou sem conhecer o risco ambiental que esse descarte incorreto representa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente.

A preocupação em relação aos números é grande porque um dos “esportes” mais praticados pelos fumantes é o “lançamento de bitucas”, que se familiarizou nas ruas de muitas cidades por todo o mundo, trazendo o terrível inconveniente das pequenas montanhas de bituca de cigarro em frente a bares e outros locais de grande circulação, o que prejudica a cidade e o meio ambiente. No Estado de São Paulo, a lei antifumo, de 2009, agravou ainda mais esse problema, já que não é permitido fumar em ambientes fechados – e muitos estabelecimentos não disponibilizam cinzeiros ou lixeiras apropriadas para a coleta das bitucas. No Paraná, por outro lado, foram criadas leis para multar quem for pego jogando bitucas no chão e para instalar coletores de bitucas em pontos estratégicos.

E em relação aos outros tipos de lixo, a bituca de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas. O estrago que esse pequeno objeto causa, no entanto, é muito maior do que muita gente imagina.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca de cigarrodescartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos. Essa relativa demora na decomposição se deve ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, de difícil degradação.

Segundo informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo, entre as estações secas, a bituca de cigarro é uma das principais causadoras de incêndios. Essas queimadas, provocadas pelo contato da bituca com a vegetação, provocam danos ambientais e ainda reduzem a segurança em locais próximos de pistas, por conta da fumaça que impede uma melhor visibilidade dos motoristas.

O problema de fumar

Tudo isso sem contar o mal à saúde que o cigarro faz. Com mais de 4,7 mil substâncias químicas consideradas tóxicas presentes em sua fumaça, o cigarroagrava doenças respiratórias, aumenta o risco de câncer de pulmão e diminui a vontade de praticar exercícios físicos.

Segundo o site do Ministério da Saúde, 23 pessoas morrem por hora em consequência de doenças ligadas ao tabagismo e, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vítimas do uso do tabaco chegam a cinco milhões por ano. O cultivo de tabaco também promove o desmatamento, já que para secar as folhas de tabaco é necessário utilizar fornos a lenha. E, claro, há a dependência química que o cigarro provoca, sendo considerado um dos vícios mais difíceis de serem abandonados, e o gasto público com saúde devido a doenças relacionadas ao tabagismo.

Por isso, a opção de parar de fumar é a que mais soluciona os problemas. A pessoa que não gera nenhuma bituca de cigarro, obviamente, não as joga no chão. Mas, para quem tem dificuldade em parar, esforce-se pelo menos para jogar a bituca no lixo. Segure a sua bituca de cigarro até encontrar uma lixeira ou “bituqueira”. Outra opção é apagar a bituca e guardá-la de volta no maço de cigarros até que você encontre uma lixeira. Isso vai influenciar na quantidade de dinheiro público que é gasto para limpar as vias públicas os e para o tratamento da água contaminada, além de diminuir a quantidade de lixo nas ruas da sua cidade.

Reciclagem

reciclagem de bitucas é possível, mas o serviço ainda não é tão difundido Brasil afora, embora muitas cidades tenham ganhado lixeiras específicas para a coleta de bitucas após a provação da lei antifumo nacional, em vigor desde 2014. Já existem diferentes processos de retirada de elementos químicos das bitucas para transformá-las em matéria-prima para indústrias siderúrgicacimenteirade plástico, de papel, de adubo e até de fibras naturais.

Fonte – Caetano Penna, eCycle

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top