skip to Main Content

A França proibirá a comercialização de alguns tipos de plásticos de uso único ​​a partir de 1 de janeiro de 2020

Por FRANÇA 24 – AFP

A partir de 1º de janeiro, três produtos feitos de plásticos descartáveis ​​serão proibidos na França: pratos, copos e cotonetes. Mais outros produtos serão proibidos no próximo ano, marcando os primeiros passos em direção à meta do governo de eliminar gradualmente todos os plásticos de uso único no país até 2040.

Eles são usados ​​apenas uma vez, mas permanecem no ambiente por centenas de anos. Agora, a França está dando os primeiros passos no sentido de banir o plástico descartável, começando com três produtos: pratos, copos e cotonetes. Canudos e talheres de plástico seguirão em 1º de janeiro de 2021.

A França começará a eliminar gradualmente os produtos plásticos a partir de 2020, de acordo com os regulamentos da UE.

A França começará a eliminar gradualmente os produtos plásticos a partir de 2020, de acordo com os regulamentos da UE. FRANÇA estúdio gráfico 24

A proibição foi emitida em um decreto do governo , publicado em 27 de dezembro, para colocar a França em conformidade com as diretrizes da União Européia. Ele define os plásticos de uso único como aqueles que não foram projetados para serem reutilizados.

As lojas que vendem os produtos proibidos poderão continuar a vendê-los por mais seis meses após o dia 1º de janeiro, desde que tenham sido produzidas ou importadas com antecedência.

O decreto inclui uma isenção temporária para produtos compostáveis ​​que contenham pelo menos 50% de materiais orgânicos, bem como para talheres usados ​​em instalações sanitárias e de correção e em transportes como trens e aviões. As isenções expiram em julho de 2021.

Isso ocorre quando os legisladores franceses continuam a debater os detalhes de uma lei anti-desperdício de maior alcance de produtos. Uma primeira versão da lei , que visa promover a “economia circular”, foi aprovada pelo parlamento no início deste mês. Estabeleceria uma meta até 2040 a fim de eliminar progressivamente todos os plásticos de uso único, com o objetivo de reciclar 100% dos plásticos até 2025. Produtos plásticos específicos seriam eliminados ano após ano, e as diretrizes de reciclagem seriam padronizadas em toda a França o mais tardar até o final de 2022.

A partir de 2018, apenas 25% das embalagens de plástico na França eram recicladas, enquanto o restante era incinerado ou colocado em aterros sanitários. Isso coloca a França atrás da média européia que é de 30%. Os céticos dizem que será impossível para o país atingir uma taxa de reciclagem de 100% até 2025.

No outono passado, um estudo da revista on-line Quartz descobriu que a reciclagem é de no máximo 9% do plástico produzido em todo o mundo. Enquanto isso, a produção global de plásticos continua a subir rapidamente, segundo o estudo.

Nos últimos 15 anos, produzimos mais plásticos do que todo o plástico que havia sido produzido desde a sua invenção, e a a tendencia da produção de plástico é de triplicar até 2050.

Original em francês

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top