skip to Main Content

A qualidade de ar em Nova Deli é tão ruim que o governo pediu para bombeiros combaterem a poluição

Bombeiros em Nova Deli, na Índia, tem uma nova atribuição: lutar contra a poluição do ar.

A capital da Índia está constantemente sofrendo com problemas na qualidade de ar, mas as coisas ficaram recentemente piores. Algumas partes da região estavam com índices de qualidade de acima de 500, que é o maior nível que a escala deveria estar. Índices acima de 300 indicam níveis de poluição tóxicos para qualquer pessoa, saudável ou não.

Em resposta, autoridades federais enviaram bombeiros para jogar um pouco de águas de grandes alturas para “reduzir a poeira e interromper incêndios de garagem”, segundo reporta a Associated Press. A atividade de empreiteiras na área também foi interrompida para que a qualidade do ar não ficasse ainda pior. Autoridades indianas ordenaram que os trabalhadores cubram os locais para evitar que a poeira se espalhasse. Além disso, veículos a diesel com mais de 10 anos de uso deverão parar de circular.

O governo está tomando ações severas porque este tipo de poluição não é brincadeira. Todas estas partículas podem entrar e danificar os pulmões quando inalados, e eventualmente chegar até o coração da pessoa. Estima-se que problema de poluição do ar da Índia reduz a vida das pessoas em média em 3,4 anos, segundo um estudo de 2016.

A visibilidade fica comprometida em dias muito poluídos em Nova Deli. Crédito: AP

A poluição vem de diversas fontes. Há construções temporárias, mas veículos contribuem bastante, assim como a indústria e as queimadas em fazendas. A geografia e o clima seco no inverno conspiram para que a poluição fique presa, cobrindo a cidade com uma espessa camada de poluição.

“A qualidade de ar de Deli, quando falamos em melhorias, cai de dias severos para dias ruins”, disse Vivek Chattopadrhyaha, gerente sênior do Centro para Ciência e Meio Ambiente de Nova Deli, para a AP. “Nenhum dos dias tem qualidade boa, satisfatória ou moderadamente poluído.”

O governo finalizou um Programa Nacional para Limpeza do Ar no início do ano parar tentar resolver esta crise de saúde. A estratégia estipulou objetivos para reduzir a poluição do ar entre 20 e 30% até 2024 comparado com os níveis de 2017. O projeto ainda estabelece mais sistemas para monitoramento de ar e fechou uma parceria entre o governo federal e estadual para desenvolver planos para melhor a qualidade de ar.

Esperemos que o governo ache uma forma de melhorar isso e que andar com tanques portáteis de oxigênio (a coisa está tão feia por lá que autoridades recomendaram o uso de tal artifício) se torne algo do passado o quanto antes.

Fonte – Yessenia Funes, Gizmodo Brasil de 30 de dezembro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top