skip to Main Content

Agricultores abrem mão de plantar e usar água na Califórnia

Segundo The New York Times, acordo foi feito com autoridades por causa da forte seca que atinge a região

Um acordo entre agricultores e autoridades do estado da Califórnia vai levar a uma redução de pelo menos um quarto no volume de água utilizado na atividade agrícola na região do Delta dos rios Sacramento e San Joaquin. O principal motivo é a forte seca que assola a região, de acordo com reportagem publicada pelo jornal The New York Times.

De acordo com o jornal, a proposta foi feita pelos próprios agricultores, que admitiram até a possibilidade de deixar parte de suas terras sem nenhum plantio. A reportagem não menciona se haverá algum tipo de subsídio aos produtores rurais em troca da renúncia de áreas produtivas. O que a publicação informa que a “concessão” feita pelos agricultores deve levar a negociações semelhantes com outros segmentos da cadeia produtiva no estado.

“Desde quando o governador Jerry Brown anunciou restrições ao uso da água nas áreas urbanas, os agricultores têm sido uma espécie de bode expiatório. Moradores que cronometram seus banhos e deixam seus gramados ficarem marrons têm demonstrado insatisfação e acusam a agroindústria e não fazer o suficiente para conter o próprio uso de água”, informa a reportagem, fazendo a ressalva de que o setor agrícola tem enfrentado grandes cortes de abastecimento nos últimos dois anos.

Ainda conforme o The New York Times, o acordo firmado entre as autoridades californianas e os agricultores não deve provocar impacto significativo nos preços de alimentos ou mesmo no abastecimento de água. A medida é vista apenas como um “esforço preventivo” para evitar cortes ainda maiores no abastecimento de água.

“Para muitos agricultores, um medo de que o pior ainda está por vir convencido de que eles seria melhor desistir da água antes que eles começaram a plantar para a temporada”, diz o jornal.

Fonte – Globo Rural de 22 de maio de 2015

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top