skip to Main Content

Agro Uningá Consultoria parabeniza o jovem Emerson Willian de Souza

Na última semana o acadêmico Emerson Willian de Souza concluiu seu Trabalho de Conclusão de Curso.

O respectivo trabalho objetivou avaliar efeitos de substratos na germinação e desenvolvimento de plantas de Lactuca sativa. Entre os meses de maio a julho o experimento foi conduzido em ambiente protegido no Centro Universitário Ingá, onde quatro tratamentos foram avaliados: T1 (substrato comercial TN Gold); T2 (substrato comercial Mecplant); T3 (substrato comercial Carolina Soil) e T4 (substrato de Poda de Árvore) no desenvolvimento de plântulas da cultivar Milena.

O delineamento experimental utilizado foi blocos completos com tratamentos ao acaso, com sete repetições de cada tratamento e a semeadura foi realizada em bandejas de poliestireno expansível com 128 células. Foram considerados para a avaliação às 25 plântulas centrais da parcela e os parâmetros agronômicos avaliados foram: porcentagem de germinação (%G), massa fresca da raiz (MFR), massa fresca da parte aérea (MFPA), número de folhas verdadeiras (NFV) e altura de plantas (AP).

Constatou-se melhor performance ao substrato Carolina Soil por ser mais eficiente na produção de mudas de alface com melhor qualidade quando submetidos ao teste de médias Tukey a um nível de 5% de probabilidade de erro, em uma visão geral.

Vale ressaltar quanto ao parâmetro germinação não ocorreram diferenças significativas entre os tratamentos utilizados, reforçando assim que, o uso de Resíduos de Poda de árvores como substratos favoreceram de forma positiva, sendo um aliado importante na produção de mudas de Lactuca sativa cv. Milena.

O uso de resíduos de poda de árvores poderá ser levado em consideração, quanto a destinação do produto e uso de forma ambientalmente correta.

Tabela: Médias estimadas da variável resposta Germinação (%), em diferentes substratos, no experimento conduzido no Centro Universitário Ingá – Uningá. Maringá, PR. 2018.

Tratamentos Germinação (%)
T 1 96,87 A
T 2 97,32 A
T 3 97,09 A
T 4 96,65 A

Médias seguidas da mesma letra maiúscula na coluna não diferem entre si pelo teste de média de Tukey a 5% de probabilidade.

Desta forma, a Agro Uningá Consultoria parabeniza o Jovem Emerson Willian Souza, docentes responsáveis na condução e orientação, colegas de classe, parceiros envolvidos, em especial a Prefeitura Municipal de Maringá na doação dos Resíduos de Podas de Árvores, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos, SEMUSP.

Destacamos que o presente trabalho será apresentado em evento internacional, nos próximos dias.

Certamente este trabalho e outros em andamento com o uso de Resíduos de Podas de Árvores irão auxiliar na orientação o uso destes produtos, assim, contribuir junto ao Equipe de Profissionais envolvidas na Elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana de Maringá, com resultados promissores, em especial para uso em viveiros.

Muito há de se fazer, mas com o envolvimento de todos, certamente vamos melhorar nosso ambiente.

Parabéns a todos os envolvidos.

Observação – Maiores informações, entrar em contato com Equipe AUC/2018.

Fonte – Agro Uningá Consultoria de 14 de setembro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top