skip to Main Content

Aquecimento global em debate no CinUem

O Diário do Norte do Paraná de 12 de abril de 2008

O CinUem realiza, entre os dias 14 e 18 de abril, a Mostra Cinema e Aquecimento Global. Cinco documentários vão ser exibidos durante a semana (um por dia), sempre às 18h30, no Auditório da Fadec – bloco 36, no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O primeiro deles é “Trinity and Beyond” (1995), sobre a produção e testes de armas nucleares entre 1945 e 1963. Para debater a questão, vem o professor Marcos César Danhoni Neves.

Em seguida tem “O mundo nas sombras” (2005), série da BBC de Londres que trata especificamente dos problemas do aquecimento global. O professor Paulo Inada coordena a discussão.

Na quarta-feira é a vez do documentário “A última hora” (2007), narrado e produzido por Leonardo di Caprio. Com entrevistas de cientistas e líderes, o filme aborda a destruição do ecossistema (pelos próprios humanos) e indica alternativas possíveis. A presidente da FUNVERDE, Ana Domingues, foi convidada para o debate.

Na quinta tem “S.O.S Aquecimento Global” (2008), inspirado no livro “Six Degress”,do jornalista inglês Mark Lynas. O filme mostra um mapa do aquecimento global nos próximos cem anos, grau a grau, construído a partir de diversas reportagens científicas. O professor Orlando Rus Barbosa vai debater com os espectadores.

Na sexta, o mais conhecido dos filmes em cartaz: “A marcha dos pingüins” (2006), sobre a migração de milhares deles, em busca de um terreno propício para reprodução. Para o debate, os professores Luzia Marta Bellini e Erivelto Goulart. A entrada é franca.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top