skip to Main Content

Aquecimento global mudará os padrões das chuvas de verão no leste da China

Inundações em Anren, Província de Hunan, China, 7 th junho 2018 (Imagem por DUAN Xinping).Inundações em Anren, Província de Hunan, China, 7 th junho 2018 (Imagem por DUAN Xinping).

O aquecimento global está mudando o clima da Terra. Ondas de calor, chuvas fortes, secas e inundações ocorrem com freqüência em diferentes partes do mundo. Nestas circunstâncias, a forma como as mudanças regionais de precipitação são de grande preocupação.

Para o leste da China, uma característica importante de suas chuvas de verão é a estrutura meridionalmente ligada, flutuando em escalas de tempo interanuais e interdecadais. Além das tendências de longo prazo, a forma como esses padrões podem mudar sob o aquecimento global tem implicações importantes para o planejamento agrícola e a gestão de recursos hídricos sobre essa área densamente povoada.

Recentemente, pesquisadores do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências e do Centro Met Office Hadley do Reino Unido colaboraram nesta questão usando o mais recente modelo climático do Hadley Center, o HadGEM3-GC2. “Uma descoberta interessante do nosso estudo é a grande diferença nas respostas dos modos de precipitação para aumentar o forçamento de CO 2 em diferentes escalas de tempo”, diz o Dr. DUAN Yawen, o primeiro autor deste estudo.

Ao comparar os principais modos de precipitação entre uma simulação de CO 2 instantaneamente quadruplicada (4 × CO 2 ) e a simulação de controle pré-industrial do modelo, o estudo mostra que, embora os modos de chuva nas escalas interanual e interdecadal sejam similares na variabilidade interna deste modelo, eles respondem de maneira muito diferente sob força de 4 × CO 2 . Em escalas de tempo interanuais, o aumento do forçamento de CO 2 não altera a distribuição espacial dos modos dominantes, mas afeta principalmente sua freqüência. Especificamente, no 4 × CO 2experimento, o modo dipolo se torna mais dominante. Isto pode ser devido a uma relação melhorada entre o modo de dipolo e os eventos ENSO no inverno anterior e através de um aumento do papel do Oceano Índico sob o forçamento de CO2.

Em escalas de tempo interdecadais, o forçamento de CO 2 desempenha um papel maior. Sob 4 × CO 2 , o primeiro EOF parece muito diferente da simulação de controle, mostrando um modo de dipolo de mais contraste leste-oeste com maior influência de altas latitudes.

Referência

Duan, Y. W., P. L. Wu, X. L. Chen, and Z. G. Ma, 2018: Assessing global warming induced changes in summer rainfall variability over eastern China using the latest Hadley Centre climate model HadGEM3-GC2. Adv. Atmos. Sci., 35(8), 1077–1093. DOI https://doi.org/10.1007/s00376-018-7264-x. https://link.springer.com/article/10.1007/s00376-018-7264-x

Fontes – Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences / tradução e edição Henrique Cortez, EcoDebate de 02 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top