skip to Main Content

Arborização urbana é tema de ciclo de estudos em Maringá

A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, promove nos dias 29 e 30 de maio o 1º Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana. O evento tem a parceria da Amusep, Cesumar e UEM, e pretende definir uma política de arborização urbana para os municípios da região.

Participam como palestrantes do evento o prefeito de Maringá, Silvio Barros; o prefeito de Sarandi, Cido Spada, presidente da Amusep; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, o professor Bruno de Angelis, da UEM e do Instituto da Árvore; o chefe regional do IAP, Paulino Heitor Mexia e o promotor de Meio Ambiente de Maringá, Manoel Ilecir Heckert.

O evento é voltado a administradores públicos, profissionais e acadêmicos da área.

Programação:
29/05/08 (quinta-feira)
– Abertura: 19:30h
– Hino Nacional
– Prefeito Municipal – Silvio Barros II
– Presidente AMUSEP; Prefeito Municipal de Sarandi – Cido Spada
– Secretário Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA), Maringá – Diniz Afonso

20:00h – “Legislação Ambiental – Atribuições dos Municípios no Manejo e Condução da Arborização Urbana” – Palestrante: Vitor Hugo Ribeiro Burko – Diretor – Presidente do Instituto Ambiental do Paraná, PR.

21:00h – “Práticas e Diretrizes de Áreas Verdes (Arborização Urbana) no Perímetro Urbano”- Palestrante: Prof. Dr. Bruno Luiz Domingos De Angelis – Diretor do Centro de Ciências Agrárias, UEM; Vice Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto da Árvore, Maringá – PR

30/05/08 (sexta-feira)
8:00h – Credenciamento:
8:30h – Minicurso *A
8:30 – 10:00h
* Tema: “PAISAGISMO APLICADO A ÁREA URBANA”. *Arq. Paisagista M.Sc. Fernanda Beatriz Marostica. CESUMAR, Maringá.

8:30h – Minicurso *B
8:30 – 10:00H
*Tema: “PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÃO”. Eng. Florestal M.Sc. André C. S. Furlaneto. CESUMAR, Maringá.

8:30h Minicurso *C
*8:30 – 10h
*Tema: “PRODUÇÃO ESPÉCIES ARBÓREAS PARA USO EM ARBORIZAÇÃO URBANA”. Eng. Agr. M.Sc. Arney Eduardo do A. Ecker. SEMAA, Maringá e Eng. Florestal Ciro Braga Farhat (SEMAA – Mgá).
10:00 – 10:30 Intervalo

10:30 – 11:30h
* Debate sobre Situação Atual da Arborização Urbana nos Municípios que Compõem a AMUSEP.
13:30 Mesa Redonda (PAINEL)
Dr. Manoel Ilecir Heckert – Promotor Meio Ambiente de Maringá.
– Prof. Dr. Bruno Luiz Domingos De Angelis, Diretor Centro de Ciências Agrárias, UEM – Maringá
– Eng. Florestal Paulino Mexia, Chefe Regional, IAP, Maringá.
– Bióloga M.Sc. Lidia Maria da Fonseca Marostica, Presidente COMDEMA, Maringá . PR.
INFORMAÇÕES: SEMAA, Maringá.
(44) 3221 1441; (44) 3221 1452
Eng. Agr. M.Sc. Arney Eduardo A. Ecker.
Coordenador Geral

* Aos Participantes haverá entrega de certificados.

Local: CESUMAR – Auditório do BLOCO 06.

Maringá, cidade do verde exuberante, da canção alegre e da beleza ímpar, vem através deste convidar V. Sa. para a realização do “I Ciclo de Estudos Sobre Arborização Urbana”, a ocorrer no período de 29 e 30 de maio, no Centro Universitário de Ensino Superior, CESUMAR, Maringá.

O meio ambiente é o principal suporte para a sobrevivência da espécie humana, e a arborização urbana desempenha papel de primordial importância neste contexto. Entre os municípios que compõe a AMUSEP está Maringá, que apresenta uma área verde de 24m2/habitante, proporcionando aos seus habitantes uma condição de destaque no cenário nacional, seja pela qualidade de vida e ambiental.

O presente evento possibilitará a profissionais da área, prefeituras e estudantes, ampliar conhecimentos referentes à arborização urbana, abrangendo técnicas, legislação, competência profissional, plano diretor de arborização, paisagismo urbano, além de propostas para o manejo e condução.

A maioria dos municípios paranaenses apresenta problemas relacionados à questão da arborização urbana, tais como: queda de árvores, problemas fitossanitários, dificuldades no processo de produção de mudas com qualidade, estresse urbano, entre outros.

O Ministério Público de Meio Ambiente recomenda aos municípios que apresentem o “Plano Diretor de Arborização”. O objetivo deste encontro é congregar profissionais afins para que haja uma interação sobre o assunto visando à capacitação para uma melhor condução da arborização urbana.

Acredita-se que esta troca de experiências enriquecerá o evento, no sentido de se adotar posturas que possam, de fato, contribuir para que a arborização urbana cumpra seu papel fundamental na melhoria da qualidade de vida nas cidades, proporcionando, ainda, uma grande beleza cênica.

Realização:
Prefeitura Municipal de Maringá – PR, AMUSEP – PR, Universidade Estadual de Maringá – PR, CESUMAR – Maringá – PR, Instituto da Árvore – Maringá – PR.

Apoio:
Instituto Ambiental do Paraná, Regional Maringá, EMATER, Maringá, FUNVERDE, Maringá.

INFORMAÇÕES: SEMAA, Maringá.
(44) 3221 1441; (44) 3221 1452
Eng. Agr. M.Sc. Arney Eduardo A. Ecker.
Coordenador Geral

Local: CESUMAR Auditório do BLOCO 06.
Inscrições Antecipadas: SEMAA
Thiago: 3221 1307; Jefferson: 3221 1245
Cristiane: 3221 1216; Eduardo: 3221 1452

This Post Has One Comment

  1. Ciclo de Estudos Sobre Arborização Urbana

    Esse evento será algo interessante, pois é necessário que estejamos todos envolvidos com o meio ambiente e a Arborização Urbana é importante.
    Também a necessidade de se haver um direcionamento correto das espécies arbóreas é fundamental e isso está atrelado a vários profissionais como Agrônomos, Florestais, Arquitetos, Técnico Ambientais (com experiência em árvores) e outros pois a união de todos nos levam a haver uma arborização mais adequada.
    Apesar de alguns problemas Maringá é um exemplo ao Brasil e exterior, sendo esta iniciativa exemplo para outros e parabenizo aqueles que realmente estão se dispondo a realizar este evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top