skip to Main Content

As 10 marcas que mais geram lixo plástico no mundo

Por Débora Spitzcovsky 24 out 2019 – Greenpeace

Ele demora centenas de anos para se decompor, lota lixões, polui oceanos, chega a matar animais… O plástico é, indiscutivelmente, um dos maiores pesadelos dos ambientalistas nos dias de hoje. O grande problema está no consumo desenfreado, seguido pelo descarte irresponsável desse tipo de material no meio ambiente.

Por isso mesmo, todos os anos, o movimento global Break Free From Plastic faz questão de lançar o relatório Branded, que aponta quais são as marcas que mais geram lixo plástico no mundo.

A ideia é conscientizar a todos! Por meio do documento, a organização busca provocar as marcas que aparecem no ranking a fazer algo para contribuir para o problema ambiental que, direta ou indiretamente, estão gerando – e, claro, conta com o apoio (e consciência!) dos consumidores para isso.

Em sua segunda edição, a pesquisa contou com o apoio de mais de 72 mil voluntários, de 51 diferentes países, que em um único dia – não por acaso 21 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza – se espalharam pelas praias, rios e ruas do seu entorno para coletar lixo.

O trabalho resultou em quase 476,5 mil resíduos plásticos coletados – e enviados para reciclagem. 57% do montante já estava em decomposição, sendo impossível identificar a qual marca pertencia. Foi, portanto, em cima dos 43% de resíduos identificáveis que o ranking se baseou.

No topo da lista, como líder absoluta, uma marca pra lá de conhecida de todos: a Coca-Cola. É o segundo ano consecutivo que ela aparece em primeiro lugar na relação. Nessa edição, no entanto, surpreendeu (negativamente): foram 11.732 resíduos plásticos coletados com sua marca. O montante é maior do que o do 2º, 3º e 4º lugar juntos! Ou seja, a situação está grave…

Confira, abaixo, a relação das 10 marcas que mais geram lixo plástico no mundo.

1. Coca-Cola
2. Nestle
3. Pepsi-co
4. Mondelez
5. Unilever
6. Mars
7. Procter & Gamble
8. Colgate-Palmolive
9. Philip Morris International
10. Perfetti van Melle

Estudo aponta as 10 marcas que mais geram lixo plástico no mundo

Fica a dica para repensarmos nossos hábitos na hora de consumir e descartar…

Foto: Reprodução/Branded

Original

Nota da FUNVERDE

As empresas sabem que estão gerando muito resíduo sólidos e que ficarão por centenas de anos poluindo terras, rios e mares. É inteligente colocar um tempo menor de vida útil para estas embalagens. Deveriam ser aditivadas com D2W para não ficarem eternamente poluindo o meio ambiente.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top