skip to Main Content

As abelhas estão morrendo e a falta de mel será o menor dos males

Vinte anos depois de se detectar a misteriosa morte das abelhas não há ainda explicação para o fenómeno que põe em perigo a humanidade. Novo estudo, porém, diz que o problema poderá estar num caldeirão de pesticidas e fungicidas

Passaram-se 20 anos desde que um grupo de apicultores franceses alertou para o misterioso desaparecimento das abelhas das suas colmeias. Foi o ponto de partida da descoberta de um fenómeno com escala global, que põe em perigo a produção alimentar de todo o planeta. E desde então os cientistas procuram respostas mas ainda não chegaram a uma conclusão concreta. Vírus? Bactérias? Fungos? Pesticidas? Vespas assassinas? Aquecimento global? As teorias e as dúvidas multiplicam-se, assim como as tentativas dos governos europeus e americano para salvar as abelhas. Que é o mesmo que dizer para salvar a humanidade.

A União Europeia suspendeu o ano passado o uso de três pesticidas e a administração de Barack Obama aprovou este ano uma verba de 50 milhões de dólares para proteger as abelhas, criando ainda um grupo especial de investigadores com a missão exclusiva de descobrir o que está a matar as abelhas.

O Ocidente demorou a reagir, e o perigo torna-se cada vez maior, com alertas de cientistas de todos os cantos do planeta. O mistério ainda permanece, mas um estudo publicado este mês na revista “PLoS ONE” vem agora abrir um novo caminho na investigação ao mostrar que uma das causas prováveis poderá estar dentro de um caldeirão de pesticidas e fungicidas que está a contaminar o pólen transportado pelas abelhas até às colmeias.

Os resultados da investigação da Universidade de Maryland e do Departamento de Agricultura dos EUA mostram contudo que evitar o apocalipse das abelhas poderá ser muito mais difícil do que se julgava. Os insectos mostraram uma baixa resistência à infecção causada pelo parasita Nosema ceranae. As amostras recolhidas revelaram que o pólen foi contaminado em média por nove pesticidas e fungicidas diferentes.

Houve casos em que os cientistas detectaram 21 agrotóxicos numa única amostra, sendo oito deles associados ao maior risco de infecção das abelhas pelo parasita. Até agora, dizem os investigadores, pensava-se que estes fungicidas fossem inofensivos, já que foram especificamente concebidos para matar fungos e não insectos em culturas como a maçã. “Há indícios cada vez mais fortes de que os fungicidas podem estar a prejudicar directamente as abelhas e penso que se torna também evidente a urgência de reavaliar a forma como se rotula esses produtos químicos agrícolas”, alertou Dennis van Engelsdorp, coordenador da investigação.

O estudo permitiu ainda chegar a mais uma conclusão inquietante: as abelhas americanas, que são descendentes de abelhas europeias, recolhem também o pólen de ervas daninhas e flores silvestres próximas. Pólen este que também estava contaminado, embora as plantas não tivessem sido pulverizados: “O nosso estudo ainda é não conclusivo quanto ao eventual perigo de os pesticidas se dispersarem, mas é preciso ter um novo olhar sobre as práticas de pulverização agrícola.”

Os mais desatentos poderão perguntar porquê tanto alarido à volta das abelhas. A resposta está no ritmo assustador do seu desaparecimento, respondem os especialistas. O número de colónias de abelhas caiu na última década 10% a 30% na Europa, cerca de 30% nos Estados Unidos e mais de 85% no Médio Oriente, segundo o mais recente relatório das Nações Unidas. Um estudo publicado também este mês pela Universidade de Reading, no Reino Unido, mostra que a Europa só tem dois terços das abelhas de que precisa, apresentando um défice superior a 13,4 milhões de colónias, o que corresponde a cerca de 7 mil milhões de abelhas. Os investigadores britânicos compararam o número de abelhas domésticas em 41 países europeus com a necessidade de polinização entre 2005 e 2010. Em 22 países, as abelhas foram incapazes de responder às necessidades, o que forçou os agricultores a recorrerem a vespas e a outros insectos selvagens.

Esta dependência crescente é preocupante, dadas as flutuações nas populações de insectos selvagens e a sua vulnerabilidade à agricultura intensiva e caracterizada pela monocultura, alerta-se no estudo. “Enfrentamos uma catástrofe no futuro, a não ser que se tomem medidas imediatamente”, avisou o investigador que liderou a equipa, Simon Potts.

A misteriosa morte das abelhas está longe de ser um assunto menor, avisam os cientistas. Basta recordar que estes insectos são responsáveis pela polinização de 70% das cem espécies das culturas que alimentam 90% da população mundial. Nas palavras de Albert Einstein, “quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida”. Os investigadores não conseguem precisar este prazo, mas avisam que a ameaça é para levar muito a sério. Se salvar o planeta não for motivo suficiente para despertar as consciências, o comissário europeu da Saúde, Tonio Borg, recorda as consequências para a economia da Europa: “Estima-se que a contribuição das abelhas para a agricultura europeia seja de 22 mil milhões de euros por ano.”

Fonte – Kátia Catulo, Jornal I de 19 de agosto de 2014

Imagem – bazylek100

Leia mais na Plos One.

Pesticide Residues and Bees – A Risk Assessment

Impact of Chronic Neonicotinoid Exposure on Honeybee Colony Performance and Queen Supersedure

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top