skip to Main Content

Atletas consagrados visitam Museu Esportivo de Maringá

O acervo conta com camisas, troféus, medalhas, flâmulas, canecas, quadros, revistas, jornais, além de outros adereços da década de 40 aos dias atuais

Grandes nomes do esporte brasileiro visitaram o Museu Esportivo de Maringá (MEM) na tarde desta segunda-feira (4). Dentre eles, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, além do ex-jogador de futebol, defensor da seleção do Japão em duas copas do mundo e que, atualmente, mantém um instituto com o seu nome em Maringá, Alex Santos.

Eles puderam ver de perto as mais de mil peças cuidadosamente guardadas num espaço de 200 metros quadrados. São camisas, troféus, medalhas, flâmulas, canecas, quadros, revistas, jornais, além de outros adereços da década de 40 aos dias atuais – objetos de equipes amadoras e profissionais – a grande maioria doada por colecionadores, esportistas ou familiares. “Sou um apaixonado por esporte e ver um local como este, que preserva a história de tudo o que acontece aqui na cidade, mostra os cuidados com os valores esportivos. Nessas fotos estão pessoas que viveram momentos diferentes, quando ainda se vestia a camisa por amor. Isso mostra de onde a gente veio e pra onde a gente vai”, parabenizou Emanuel, que defendeu as cores do Brasil em cinco Olimpíadas.

O ex-jogador de futebol, Alex Santos, também se identificou muito com o acervo, inclusive reconheceu em algumas imagens o pai “Wilsinho Capeta”, campeão paranaense pelo Grêmio Maringá em 1977. “Aqui está guardada a história do esporte de nossa cidade. Fico muito feliz pela iniciativa, inclusive me comprometi a trazer uma camisa. A história é pra ser contada, pra ser vista e não é qualquer cidade que tem uma história vitoriosa como Maringá”, enfatizou o recém-aposentado atleta, que carrega no currículo mais de 10 títulos, dentre eles a Copa da Ásia de 2004.

E as festividades continuam. Durante a noite, às 19 horas, os esportistas participam do Prêmio ACIM Esportes no Teatro Calil Haddad. “A presença de ilustres personalidades do esporte no MEM é uma grande honra para todos nós, para os amigos que tornaram possível a montagem deste espaço histórico. Um dia muito importante porque fizemos um registro histórico da presença desses atletas no Museu. Agradecemos também a ACIM pela parceria que contribui imensamente para a divulgação do Museu”, comentou o diretor do museu, Antônio Roberto de Paula, ressaltando o patrocínio da concessionária de rodovias VIAPAR.

Serviço – O museu está localizado na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, Jardim Guaporé, esquina com a avenida Carlos Borges. Ele fica aberto de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas e, no sábado, das 9 às 12 horas. Mais informações no site www.museuesportivo.com.br. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (44) 3227-9674. A entrada é gratuita.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top