skip to Main Content

Audiência pública sobre incineração de resíduos sólidos urbanos no Paraná

O lixo do Paraná deve ser incinerado?

Bancada ambientalista da assembléia legislativa do Paraná convoca audiência pública para discutir incineração de resíduos sólidos

O tratamento dos resíduos sólidos é um dos principais desafios das administrações municipais. Embora a Política Nacional de Recursos Sólidos dê prazo para os municípios implantarem aterros sanitários até 2014, 45% das cidades paranaenses ainda possuem lixões a céu aberto. Neste cenário, surgiu mais uma tecnologia: a incineração do lixo. Para discutir se essa é uma boa saída, a Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Luiz Eduardo Cheida, promoverá uma audiência pública na manhã do dia 26 de abril, em Maringá. O pedido foi apresentado em parceria com a deputada Luciana Rafagnim. Maringá está entre as cidades que têm projeto para a instalação de um incinerador de resíduos sólidos.

O evento deve contar com a presença de deputados e vereadores, além de representantes do Crea, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, prefeitura, universidades e entidades locais. “É um tema emergencial, que precisa ser discutido antes que surjam problemas maiores, já que o estado não possui marcos legais nesta área”, justifica Cheida. Segundo o deputado, neste primeiro momento a ideia é fazer um levantamento sobre as pretensões que as prefeituras apresentam para tratar a política de resíduos sólidos e o destino final da incineração. “Maringá será o ponto de partida para um mapeamento que queremos fazer em todo o estado. Depois de ouvir os prós e contras, a Assembleia Legislativa se posicionará sobre o assunto, inclusive com a elaboração de um projeto de lei para a regulamentação da atividade”.

Rio+20

A audiência pública sobre incineração de lixo faz parte da programação que o mandato do deputado Cheida organizou para discutir propostas que serão levadas à Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho no Rio de Janeiro. Ao todo estão previstas seis audiência públicas, além de uma série de reuniões em colégios da rede pública de ensino. Cheida é o representante da Assembleia Legislativa na Rio+20.

Audiência Pública sobre Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos no Paraná
Data – 26 de abril de 2012
Horário – 8h30 às 13h30
Local – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná – Crea
Endereço – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139. Maringá – PR.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top