skip to Main Content

Boletim do Instituto IDEAIS – Biodegradável de tolo

A pirita é conhecida como ouro de tolo por suas semelhanças com o ouro verdadeiro, como a mesma cor e mesmo brilho. Por este motivo, muita gente já foi enganada comprando pirita no lugar de ouro. Os antigos mordiam as moedas de ouro para conferir se eram verdadeiras. O ouro é mais maleável e as marcas dos dentes ficavam como prova que era ouro de verdade.

E os plásticos biodegradáveis de tolo? Muitos fabricantes compram insumos falsos para produzir e por consequência muitos comerciantes distribuem involuntariamente falsas sacolas biodegradáveis. Muita gente acaba comprando Polietileno comum a e pagam preços altos pensando estar comprando um aditivo oxibiodegradável ou resina hidrobiodegradável.

A única forma de testar se um plástico é ou não oxibiodegradável é testar com aparelhos XRF do tipo que o IDEAIS dispõe no Brasil.

E para ter certeza que não está comprando gato por lebre exija do fornecedor a certificação dos insumos e aditivos. A European Bioplastics é entidade internacional que certifica os plásticos hidrobiodegradáveis e compostáveis e The OxoBiodegradable Plastics (OPA) é a entidade internacional que certifica os oxibiodegradáveis.

Seu fornecedor de insumos ou embalagens tem o dever de apresentar a certificação do material e tecnologia que você está comprando para fabricação e distribuição para o consumidor.

Vejam fotos de uma sacola biodegradável legítima e uma falsa. As imagens falam por si.

Plástico Oxibiodegradável fabricado com aditivo certificado pela OPA e em conformidade com as normas ASTM D6954-04 e BS 8472

2 meses depois de descartada( degradação )

Posterior Biodegradação – Microscopia Eletrônica de Varredura

Plástico Oxibiodegradável fabricado sem aditivo certificado pela OPA e sem aprovação segundo as normas ASTM D6954-04 e BS 8472

12 meses depois de descartada ( sem sinais de degradação )

Sem sinais de biodegradação – Microscopia Eletrônica de Varredura

Fonte – Instituto IDEAIS, boletim de 17 de março de 2014

Instituto Ideais
Visite o site  www.i-ideais.org.br
Siga no Twitter twitter.com/InfoIdeais
Siga no Facebook www.facebook.com/pages/Instituto-Ideais
Entre em contato por Email info@i-ideais.org.br
Ou por telefone + 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top