skip to Main Content

Bolsas ecológicas

Comuniweb de 24 de novembro de 2007

Consumidores já não se preocupam apenas com estética, design, funcionalidade ou preço, mas também com a responsabilidade ecológica que o produto assume tanto em sua confecção quanto em seu uso. A moda ecologicamente correta, pelo jeito, veio para ficar

BEATRIZ DE OLIVEIRA

A indústria têxtil se preocupa com o desenvolvimento de novas fibras naturais e sintéticas, que diminuam a agressão ao meio ambiente sem perder outras características, como o conforto. Algumas marcas já trabalham com o algodão orgânico, aquele produzido sem o uso de agrotóxicos. Outras investem no fio feito a partir da reciclagem de garrafas pet.

Entretanto, a verdade é que os produtos ecologicamente corretos ainda custam muito caro ao bolso do consumidor e exigem grandes investimentos dos produtores. Até que o mercado se adapte completamente a essa tendência, levará um bom tempo. Até mesmo porque ninguém quer parecer um “ecochato”.
 
As roupas precisam ter estilo, além de ser sustentáveis.
Por enquanto, a única peça que é unanimidade no mundo da moda e que aparece para fazer um grande bem ao planeta, são as ecobolsas. Não que todas elas já sejam produzidas da forma mais correta, mas o fato de substituírem o uso de centenas de saquinhos plásticos não-biodegradáveis já torna a causa justa.

A idéia é recuperar aquele antigo costume de ir à feira, padaria e supermercado com sua própria sacola. E como vivemos na era do consumismo, a ecobolsa também deve ser levada para os shoppings. A maior parte dos modelos é dobrável e cabe dentro de sua bolsa. Fez compras? Mostre que está na moda e use a sua própria ecobolsa, evitando o uso das tão frágeis sacolinhas de plástico ou papel.

Primeira ecobolsa

A designer responsável por tornar a bolsa ecológica um produto tão cobiçado foi a inglesa Anya Hindmarch, conhecida por suas bolsas de milhares de dólares.

A estilista usou a forte influência e apelo que sua marca tem para mostrar que não está na moda usar sacos plásticos. Este ano, ela lançou sua proposta de ecobolsa, que vinha com a escrita I’m not a plastic bag; em tradução livre, Eu não sou uma sacola de plástico. Depois que algumas celebridades como Reese Witherspoon e Jessica Biel foram flagradas com as suas, logo o estoque da edição limitada esgotou.

Em São Paulo

Aqui no Brasil, uma das iniciativas mais interessantes partiu da prefeitura da cidade de São Paulo, que, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, lançou a campanha Eu não sou de plástico!. Projeto que tem como objetivo reeducar a população e incentivar o uso de sacolas biodegradáveis e de uso prolongado, ao invés de sacos plásticos descartáveis.

A iniciativa usa o apelo fashion para ganhar adeptos. O ponto forte da campanha é a exposição de bolsas ecológicas com a curadoria da jornalista e consultora de moda Lilian Pacce. Participam mais de 100 estilistas brasileiros, que criaram bolsas exclusivas para a mostra itinerante na capital paulista.

No início do mês, Lilian Pacce veio a Brasília ministrar uma palestra sobre moda ecológica e, na ocasião, foi questionada sobre a vinda da exposição para a capital da República. Ela comentou que ainda não havia recebido nenhum convite, mas que seria uma ótima idéia. Enquanto nenhum empresário traz a exposição para terras brasilienses, um shopping da cidade faz sua própria mostra.

Brasília Shopping

O Brasília Shopping lançou a campanha Natal com atitude, um projeto que, além do interesse econômico, tem forte cunho social, cultural e motivador. “O consumidor é muito exigente e, para atendê-lo, buscamos uma forma de unir moda e arte com um apelo diferente, no caso, o socioambiental, em função da tendência mundial acerca do tema”, diz Anapaula Cunha, gerente de marketing do shopping.

Criaram bolsas para a exposição os estilistas André Kallagri, Andréa Monteiro, Fernanda Ferrugem, Kátia Ferreira, Léo Alves, Luciana Barbo, Márcio Santos, Nágela Maria, Priscila Bosquê, Romilda Gomes, Romildo Nascimento, Sandra Maria e Sônia Reis. Em mostra paralela, os lojistas do shopping também criaram suas próprias ecobolsas e a surpresa fica por conta dos modelos criados pelas áreas de serviço, como alimentação. Vale conferir.

Os clientes do shopping que fizerem compras acima de R$ 100 podem desembolsar mais R$ 20 e levar para casa a bolsa ecológica desenvolvida pela designer Rosanna Tarcitano, para o Brasília Shopping.

Capital consciente

Ortiga e Dot Paper foram as precursoras da ecobag na cidade, ao distribuírem os mimos durante o último Capital Fashion Week. A proposta fashion e educativa continua sendo o maior sucesso e até inspiraram outras marcas a aderirem à iniciativa.

“Voltei de uma viagem a Nova Iorque com isso na cabeça. Lá, todo mundo estava usando. Mas os brasilienses também estão muito ligados nas tendências globais e, logo que lancei, a aceitação foi excelente. As primeiras 100 esgotaram rapidamente e já está sendo produzida uma nova série, desta vez em detalhes dourados. A idéia é que as pessoas também presenteiem no Natal com uma ecobolsa, um presente educativo, muito moderno e com ótimo preço”, afirma Janaína Ortiga.

Fabiani Barbosa mostra como uma papelaria também pode estar engajada e dar um bom exemplo. Lá, as clientes ganham a bolsa quando efetuam compras em valores acima de R$ 200. “Queria há muito tempo ter a ecobolsa e já comecei com duas mil sacolas. Gostaria de dá-las para todo mundo, até porque a proposta é bem educativa. Mas, por enquanto, ganha quem comprar na loja. Estou muito feliz de ver as pessoas usando, já encontrei várias delas no supermercado Pão de Açúcar, do Lago Sul”.

Kátia Ferreira, da Apoena, associação responsável pela produção das bolsas do Brasília Shopping, também se posiciona de forma muito positiva no mercado da moda ecológica. “A ecobolsa é apenas uma das ações da Apoena. A empresa pensa em trabalhos sustentáveis de forma mais abrangente. Desenvolvemos até paetês de garrafas pet e latinhas”.

A gerente da Patachou do ParkShopping, Cibele Andrade, mostra que a marca também percebeu a importância de investir no setor. “A ecobag é um fenômeno que mostra como as grifes do mundo todo estão preocupadas e pensando ecologicamente. Na Patachou não poderia ser diferente e as nossas clientes estão aderindo à idéia”.

A Pão Dourado mostra que a moda da ecobolsa não tem limites. É a própria Apoena que desenvolveu a peça-piloto para a rede de padarias, reutilizando sacos de farinha. “A gente não sabia o que fazer com os sacos de 50kg de farinha, que tinham uma vida útil muito pequena. Queríamos usar o material de uma forma mais inteligente e assim surgiu a idéia. A Pão Dourado se preocupa em atuar ecologicamente e socialmente, já que essa ação gera emprego para várias costureiras”, observa Sérvulo Tito Lívio, da comissão de meio ambiente da rede.

Lazarini, Santa Lolla, Paula Ferber, Lorenzo Merlino e várias outras marcas também apostam nas ecobolsas. E você, já escolheu a sua? Caso prefira, faça e customize a sua própria bolsa ecológica. O chique é que a bolsa seja simples, prática, útil e, claro, com conceito de moda.

Mudança de hábito

A servidora pública Isabella Brito confessa que ainda está aprendendo a usar a novidade. “Fui ao lançamento da bolsa da Patachou, achei a idéia inovadora e comprei a minha. Já ouvia muito sobre isso no exterior e agora temos aqui. Mas ainda estou aprendendo a me reeducar, para mudar o hábito de ir ao supermercado ou feira e sair com várias sacolinhas. E como o modelo é bem bonito, uso a minha até para passear ou ir ao clube”, destaca.

Já Marlete Sabino, proprietária de salão de beleza que leva o seu nome, aderiu à campanha rapidamente. “Já tinha uma ecobolsa, comprada durante uma viagem. Logo depois, a Ortiga lançou e amei o modelo. Achei muito mais prático para ir ao supermercado e fazer outras compras; já vou com o bolsão e não preciso sair com sacolinhas. E como a bolsa é bonita, também uso para passear”, encerra.

Este Post tem 4 Comentários

  1. Gostei muito da materia e do conteudo polemico que ela expoem .A consciencia ambiental já se tornou um dever para as pessoas que querem sobreviver neste mundo.

    obrigado e se vcs tiverem + imformaçoes por favor repacem para mim tambem sou desiger . grata!

  2. Prezados Senhores,
    Fabricamos e comercializamos lonas em algodão e também em pet reciclado.
    Preços, qualidade e condições excelentes.
    Queiram contatar-nos caso haja interesse para envio de maiores informações(diversas gramaturas)
    Ficamos no aguardo de V.manifestações.
    Atenciosamente.
    Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top