skip to Main Content

Bomba para poço movida a luz solar é alternativa para quem não tem acesso a energia elétrica

bomba_solar_anauger (Foto: Divulgação / Anauger)

Tecnologia traz economia e sustentabilidade ao campo

Em algumas áreas rurais do Brasil ter energia elétrica ainda é luxo. Não podendo contar com o serviço, há tecnologias para suprir as necessidades hídricas sem depender de corrente elétrica. Uma delas é a bomba para poços que utiliza energia solar, que dispensa também o uso de baterias.

A captação de água é essencial para as atividades do dia a dia na propriedade, tais como irrigação, hidratação de animais e abastecimento de caixa d’água para uso doméstico. Com a bomba solar, é possível prover isso em lugares mais afastados das regiões metropolitanas. A inovação também pode ser uma alternativa a lugares com abastecimento de água deficiente, já que retira o líquido dos lençóis freáticos.

O produtor de novilhas Carlos Alberto Zamanga tem um sítio a apenas 20 quilômetros de Campo Grande (MS) e mesmo assim sofre com a falta de energia. Para dar continuidade aos projetos no campo, procurou na internet um modelo de bomba independente. Foi assim que conheceu a tecnologia. Adquirou um modelo com vazão de até 8.600 litros/dia da Anauger, que usa placas solares desde 2011.

A única desvantagem é que em dias nublados a máquina não opera em plena capacidade, já que depende de incidência solar de 6W/m². Mas para o Gustavo Tullio Fernandes, servidor público que tem a bomba no sítio Vale das Cabras, em Campinas (SP), isso não chega a ser um grande problema.”Em dia nublados a potência diminui, mesmo assim a bomba consegue mandar água numa vazão razoável para a minha caixa que fica a 80 metros de distância e 20 metros de altura em relação ao poço”, conta.

Economia também está entre as vantagens: como a fonte de energia é renovável e grátis, uma vez investido o dinheiro na bomba, não haverá outros gastos. “O tempo de retorno do investimento em questão de economia direta é de cerca de 12 meses”, afirma Marco Aurélio Gimenez, diretor comercial da Anauger. A versão da empresa custa entre R$ 1.269 e R$ 2.149.

Fonte – Globo Rural

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top