skip to Main Content

Boston bane distribuição de sacolas plásticas

Resultado de imagem para Boston bane distribuição de sacolas plásticas

Um estudo da fundação da navegadora Ellen MacArthur já afirmou que os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050. Apesar de catastrófico, o resultado é bem crível…basta entender como o uso de plásticos em seus diversos formatos têm crescido nos últimos anos. Mas, se depender do estado de Massachusetts, essa situação pode ser revertida. Isso porque Boston já é a 60ª cidade do estado norte-americano a anunciar a proibição de sacolas plásticas.

O banimento vale para os plásticos de uso único, ou seja, aquele sacos que normalmente pegamos no mercado e usamos uma só vez. Pense em quantos sacos transparentes você já desperdiçou apenas para pesar as frutas e legumes -, que depois não tiveram nenhuma serventia.

Segundo o “conselheiro” Matt O’Malley, principal político por trás desta medida, 20 toneladas de sacolas de plástico são lançadas no sistema de reciclagem em Boston todos os meses. E este tipo de material é conduzido junto a outros, como papel e metais, sem que haja uma prévia separação. Daí cabe aos trabalhadores passarem horas retirando os plásticos do equipamento.

Isso não significa nada sobre o impacto ambiental de sacos plásticos. O’Malley disse ao Metro: “Os sacos de plástico são usados apenas por uma média de 12 minutos, mas seu impacto nas ruas e drenos da cidade é permanente. Eles terminam em ruas, calhas, árvores e emaranhados em nosso ecossistema de vida selvagem e marinho”, afirmou O’Malley ao Metro.

Anunciada pelo prefeito Martin Walsh, quando a medida entrar em vigor a população terá que pagar cinco centavos por sacos de papel, sacolas plásticas mais espessas e compostáveis ou usar sacolas reutilizáveis – a opção que será incentivada pela gestão.

Fonte – Marcia Sousa, CicloVivo de 03 de janeiro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top