skip to Main Content

Brasil é um dos que mais gasta água em bens de consumo. Saiba onde

Muito se fala sobre o desperdício de água, mas o precioso líquido transparente não é gasto apenas na sua forma original, afinal, é necessário para a produção de quase todos os bens de consumo do planeta, desde o tijolo da sua casa até a carne que vai para a mesa da família.

O Brasil está entre os que mais gastam água para produzir bens de consumo, segundo um estudo norte-americano publicado nesta semana na revista da Academia Nacional de ciências dos Estados Unidos (PNAS). A publicação coloca o Brasil em 4º lugar entre os países que mais usam água na produção agrícola e de bens de consumo, segundo dados do CicloVivo.

Conforme divulgado no estudo, as nações que lideram o ranking de maior uso de recursos hídricos são: China, Índia e Estados Unidos. Somados ao Brasil, estes quatro países gastam o equivalente a 38% de todo o uso de água na produção de bens do mundo.

Outro ponto analisado pelos pesquisadores foi o impacto que a exportação de produtos agrícolas tem na pegada hídrica local e global, o que eles chamaram de exportação hídrica virtual. Assim, foi possível avaliar como a dependência de produtos importados pode impactar outros países, que não o local em que serão consumidos. Nesta categoria, de exportador de água virtual, o Brasil volta a ocupar a quarta posição, atrás das mesmas três potências econômicas. Em relação à pegada hídrica individual, os brasileiros ocupam hoje a 21ª posição, com gasto médio diário de 5,5 mil litros por dia. O número ainda é acima da média internacional, de 3,8 mil litros, mas está aquém dos gastos efetuados pelos norte-americanos, de 7,8 mil litros diários.

Saiba quanto você gasta com alguns dos produtos mais consumidos no cotidiano, segundo informações do site Water Footprint:

Açúcar – um quilo de açúcar é produzido com 1.500 litros de água.

Algodão – a indústria de algodão consome anualmente 210 bilhões de metros cúbicos de água. Uma camiseta de algodão é responsável por 2.700 litros dessa quantia.

Arroz – 3.400 litros de água são gastos com a produção de um quilograma de arroz.

Batata – um quilo de flocos de batata consome 900 litros de água. Um pacote de 200g de batata chips precisa de 185 litros até seu resultado final.

Café – dentro da sua xícara de café há, na verdade, 140 litros de água.

Carne bovina – a média global é de 15.500 litros por quilo de carne bovina produzida. O animal consome cerca de 1,3 toneladas de grãos e 7,2 toneladas de ração, além de 24 metros cúbicos de água para beber e sete metros cúbicos de água para outras finalidades. Portanto, o volume de água usado pelo animal chega a uma média de 15.300 litros.

Carne suína – um quilo de carne de porco custa às bacias hidrográficas 4.800 litros. Um porco consome 385 kg de grãos e 11 metros cúbicos de água, para tudo isso são necessários 453 metros cúbicos de água.

Coco – o coco, fonte de um líquido muito apreciado pelos brasileiros, requer 2.500 litros do líquido mais precioso do planeta para um quilo da fruta.

Cerveja – A loira gelada preferida dos brasileiros demanda 75 litros de água por copo de 250 ml, a maior parte disso por causa da produção de cevada, que leva 1.300 litros por quilo produzido.

Couro – para a produção de um quilo de couro é usada a quantidade de água equivalente a 16.600 litros.

Frango – a carne das aves é processada com o uso de 3.900 litros de água por quilograma. Um frango consome 3,3 quilos de grãos e cerca de 30 litros de água para beber e outros fins. Isso significa que a produção de um quilo de frango gasta também dois quilos de grãos e 20 litros de água.

Indústria – produtos industriais em geral, como carros, gastam 80 litros por dólar gasto na fabricação.

Laranja – produzir uma laranja gasta 50 litros de água. Um copo de 200 ml de suco de laranja usa 170 litros.

Leite – um litro de leite requer o gasto de 1.000 litros de água, portanto, em um copo de 200ml há também 200 litros de água.

Maçã – uma simples maçã custa para a natureza 70 litros de água. Um copo de 200 ml de suco de maçã gastaria, na realidade, 190 litros.

Milho – 900 litros de água são utilizados na produção de um quilo de milho. Sua pipoca custa mais do que você imagina.

Ovos – são necessários 200 litros de água por um ovo de galinha de cerca de 60 gramas, 3.300 metros cúbicos por tonelada.

Pão – 40 litros de água são necessário para a produção de uma fatia de pão branco. Já que se gastam 1.300 litros para produzir um quilo de trigo.

Papel – uma folha A4 utiliza 10 litros de água.

Queijo – para produzir um quilo de queijo são necessários 5.000 litros de água, decorrentes do processamento e da produção de leite.

Soja – para que um quilo de soja seja transformado em grãos, óleo ou farinha, são necessários 1.800 litros de água.

Fonte – Consumidor Moderno de 22 de março de 2013

Este Post tem 2 Comentários

  1. Muito interesante este conteudo.
    Sou estudante de Ciências Ambientais y gostaria de saber qual bibliografia foi utilizada para conseguir esses dados sobre o consumo de agua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top