skip to Main Content

Braskem contra o plástico oxi-biodegradável, o dinheiro contra a natureza

Recebemos neste final de semana uma mensagem preocupante de um fabricante de plástico que está sendo coagido pela braskem – a maior petroquímica da américa do sul, para que não fabrique plástico oxi-biodegradável.

Ele pediu para não divulgar o nome dele ou da empresa porque teme ter que fechar a fábrica, pois se a braskem deixar de fornecer plástico, como ele irá trabalhar?

O que mais me intriga é o que há atrás desta briga, afinal a braskem irá deixar de vender apenas 1% de plástico – que é quando o aditivo tira de lucro das petroquímicas – porque os outros 99% da composição das sacolas ainda é plástico.

Devemos ser muito simplórios, porque não entendemos como o planeta, os humanos podem perder tanto por causa da ganância sem limites da maior empresa petroquímica da américa do sul.

Nós confiamos que o plástico oxi-biodegradável já está tornando o mundo um lugar melhor para viver.

Nós já vimos isto antes com a monsanto, que, por causa da ganância sem limites, prometendo grandes vantagens aos produtores, enchendo o bolso dos políticos para mudar leis, muda todo um processo de produção de alimentos convencionais para transgênicos, sem ao menos saber as consequências – na verdade sabem, tem as pesquisas engavetadas e sabem que seu produto faz mal – que irão provocar nas plantas e animais.

Mesmo agora que já ficou provado que o transgênico a partir do terceiro ano não é mais viável financeiramente – e olhe que nem estamos falando dos efeitos sobre a biodiversidade, vide o desaparecimento das abelhas e as alergias desconhecidas que estão se alastrando ao mesmo ritmo que cresce o consumo de transgênico – ainda continuam enganando, comprando políticos – sempre os políticos – enfiando sua semente do mal e destruindo para sempre a biodiversidade no país onde entram.

Tudo para vender mais sementes, mais veneno para as pragas que se tornam resistentes, criando um círculo vicioso.

Mas vamos voltar ao assunto.

Enquanto esses empresários gananciosos continuam enchendo seus bolsos de dinheiro, nossos rios continuam cheios de plástico, nossos lixões sendo impermeabilizados, nossos animais morrendo no campo por ingerir plástico e mais um monte de malefícios que o plástico causa, mas claro, o importante é o dinheiro e a verdade acaba sendo escondida pois as petroquímicas tem bilhões para gastar em mídia para esconder a verdade.

Enquanto isso as petroquímicas insistem na educação ambiental.

Claro que é necessário educação ambiental, reciclagem, mas enquanto o povo não for educado – e pelo que vemos isso ainda vai demorar um tempão -, temos que fazer alguma coisa para limpar a sujeira que as petroquímicas produzem, não podemos esperar tanto tempo para todos deixarem de jogar lixo nas ruas, que acabam chegando aos rios e mares.

Somos Davi e as petroquímicas são Golias, trabalhamos por um ideal e eles por lucro.

Se você prestar atenção, os veículos de comunicação estão dando muita ênfase ao lado das petroquímicas, que diz que o oxi não é bom para a natureza, mas não nos chamam para debater. Será que eles tem medo ou será que estão sendo pagos para dar espaço na mídia para as petroquímicas?

Ainda bem que estamos vendo vereadores, deputados estaduais e federais se movimentando para criar leis de obrigatoriedade de uso do oxi para o primeiro e segundo setor.

Ainda bem também que mais e mais empresários, mesmo sem a obrigatoriedade da lei já estão utilizando o oxi.

As feiras orgânicas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também já estão utilizando porque viram que não adianta produzir um produto sem veneno e mandar para casa em uma sacola que irá poluir o planeta por até 500 anos.

Agora a mensagem.

Senhores,Tenho acompanhado o trabalho de vocês sobre as sacolas ecológicas oxi-biodegradáveis, e achei importante informar a vocês sobre esse comunicado que circulou hoje na minha empresa. Trabalho em uma pequena empresa plástica em XXXXX e não queria aparecer e nem prejudicar o meu trabalho.Parece que é uma ameaça, não é?

Eles estão enviando este comunicado das pequenas até as grandes fábricas de plástico, não entendem que o consumidor, o comprador do plástico quer utilizá-lo e as fábricas tem que atender ao seu cliente.

A Braskem, que é o grupo Odebrecht, é uma S.A. e é a maior petroquímica da América do Sul. Eles praticamente detêm o monopólio neste segmento no Brasil e por isto fazem o que querem, afinal julgam-se poderosos.

Os fabricantes de embalagens plásticas dependem da matéria prima deles.

Felizmente não é a Braskem quem determina o que é consumido, e sim o mercado e a sociedade.

Portanto, se a sociedade exige oxi-biodegradável, o fabricante vai produzir independente desta ameaça da braskem.

Ou o fabricante vai deixar de atender o desejo do mercado e ficar excluído da competição entre as empresas só por que a Braskem emitiu tal comunicado?

A braskem é fundadora da Plastivida, que congrega petroquímicas, que fabricam e fornecem matéria prima para a indústria transformadora de embalagens, por isso a plastivida posa de ong independente mas atende aos desejos da as petroquímicas.

Não sei se a Braskem tem direito a retirar garantia de seus produtos. Pode até ser que tenha. Mas não pode usar isto para ameaçar a indústria como vem fazendo com o intuito único e claro de destruir a reputação dos plásticos oxi-biodegradáveis.

Entendemos que é uma forma de combater os projetos de lei. Se não podem ameaçar os legisladores e autoridades, ameaçam a indústria.

Como se acham poderosos, ameaçando a indústria pensa em atingir o projeto.

Já sabíamos que eles tem feito isto há mais de dois meses, mas até agora, apesar da emeaça, nenhuma indústria licenciada deixou de utilizar aditivos oxi-biodegradáveis.

Isto porque a FUNVERDE tem uma lista de fábricas de oxi-biodegradáveis por setor, por exemplo, as que fabricam sacolas de mercado, ou lixo, ou sacolas especiais, as que fabricam só mais de 1 milhão, as que fabricam só até 100 mil e utiliza esta lista para encaminhar às centenas de pessoas que enviam mensagens semanalmente para nós pedindo fornecedores para que sua empresa se torne menos agressivas ao ambiente e entrem no projeto e nenhuma fábrica até agora pediu para deixar esta lista.

Se eu fosse petroquímica concorrente da Braskem iria adorar saber disto e usar para promover minha matéria prima.

Iria dizer que não retirava a garantia coisa nenhuma.

Iria vender mais, pois o mercado está a procura de plásticos oxi-biodegradáveis.

Tem gente que atira no próprio pé.

É sempre assim, os que se julgam donos do mercado sempre usam a truculência.

Ah sim, quanto à resolução 105/99 é sobre embalagens que têm contato direto com alimentos e sacola de mercado é considerada embalagem secundária, que não tem contato direto com alimentos, apesar de laudos do FDA americano e vários paises europeus que permitem contato com o alimento do plástico oxi-biodegradável.

Então, nenhuma sacola de mercado, oxi ou convencional pode ter contato direto com alimentos.

Como eles distorcem a realidade, isto deixa qualquer um chocado com a falta de responsabilidade ao jogar informações falsas, esperando que ninguém procure informações, isto é, contam com o comodismo da população em aceitar tudo que é dito, sem questionar nada.

Eles se esquecem que nem todos são assim, está crescendo o número de pessoas querendo fazer alguma coisa pelo planeta, que irá lutar para melhorar o mundo.

Sinceramente, é desgastante ter um ideal neste país, com tantos bandidos tentando destruir tudo, sem se preocupar com o futuro, às vezes cansa, mas só às vezes.

clique na imagem para ver em tamanho maior.

Este Post tem 11 Comentários

  1. Olá

    Estou viabilizando um empreendimento para a fabricaçao de sacolas plasticas, porém exclusivamente sacolas oxi-biodegradáveis, gostaria de maiores informações como: bobinas de filmes plastico oxi-biodegradáveis (já com o aditivo), alguma empresa ja comercializa? Caso contrário, quais sao as maquinas para a fabricaçao das bobinas?

    Excelente iniciativa! Viva as sacolas oxi-biodegradáveis!

    Abraço
    Leandro

  2. Estou no Rio de Janeiro, e gostaria de saber como faço para substituir as sacolas de plástico norrmal pelas biodegradáveis. Onde posso comprar estas sacolas ?

  3. Otima iniciativa esta de substituir as sacolas de plástico, que tanto agridem o meio ambiente, por sacolas oxi-biodegradáveis, gostaria de maiores informaçoes de onde adquirir esta materia prima para fabricação da referida sacola, temos que fazer alguma coisa senão daqui a alguns anos iremos andar pisando em lixo neste planeta.

  4. Estamos fazendo uma pesquisa no Colégio Barão de Mauá,nós queriamos saber mas da sacola BIODEGRADAVEL.
    Você pode nos ajudar ?
    Agradecemos.

  5. ola
    tenho uma fabrica de bobinas para sacolas vendo para todo brasil e estamos sendo afetados com esse material oxi-biodegradavel , a venda caiu por causa das inumeras sacolas de pano e a ação contra as sacolas plasticas , gostaria de fazer duas ´perguntas a vcs.
    primeiro onde posso encontrar esse aditivo ?
    onde ficarão tantos desempregados que vivem do plastico ? desde a reciclagem das ruas a , extrusão e venda final da sacola?
    vamos sim ter conciencia para o uso da sacola , claro não cada vez que for ao supermercado comprar 5 itens e trazer 5 sacolas , vamos usar com conciencia e não acabar vedar de uma vez A SACOLA .
    lembre-se a inumeras familias que vivem delas.
    ass
    cris
    empresaria

  6. Tenho que montar uma empresa p trabalho da faculdade. vamos montar uma empresa de produção de sacolas plásticas biodegradáveis. Não estou encontrando matéria prima. E quais são as máquinas apropriadas.

    Obrigada

    Espero resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top